GEO6_09UND03 - Ação Propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Formação, localização e usos de aquíferos no Brasil: representações em blocos diagrama
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Aqui trabalharemos o conceito, aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Concomitantemente, será trabalhado a forma de representação bloco diagrama como possibilidade de representação de um fenômeno invisível ou parcialmente visível.
Materiais necessários: projetor de slides, papel sulfite, lápis preto, lápis de cor, réguas e borracha.
Materiais complementares:
Atividades da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWn29Fmu5hmQaTdkEqwtwUQZbmD3cWgaJJkDJKbDEye7HsqDayy9EPm6GcxH/geo6-09und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Atividade boas práticas da ação propositiva:
Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NupfT4XvswckGteWuQbMtGPRXYf4YtCWtFnAPyWfKaeqQEjhxK79pDnEwRH8/geo6-09und03-sistematizacao-atividade.pdf
Fontes:
1 - Afloramento de água. Aquífero. Mundo da Educação de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm . Acesso dia 18 de fevereiro de 2019.
2 - Águas Subterrâneas.Vídeo. ANA. Agência Nacional de Águas. https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
3 - Educação. ABAS. Associação Brasileira de águas Subterrâneas. Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
4 - Hidrogeologia. Água Subterrânea. Conhecer para Proteger e Preservar. disponível em: https://docplayer.com.br/86952-Hidrogeologia-agua-subterranea-conhecer-para-proteger-e-preservar.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
Cenário e bloco diagrama: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.html
Mapas:
1 - Aquíferos do Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
2 - Mapa 22. Representação esquemática dos Principais Aquíferos do Brasil. MMA, 2003. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que nessa aula irão estudar sobre os aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Ao final da aula eles deverão construir um bloco diagrama representando sua região onde se vê práticas para preservar os aquíferos do lugar onde vivem.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesse slide vê-se água jorrando da terra vindo de um aquífero. Pergunte se eles já sabem o que é um aquífero ou se ouviram falar na rua, na escola, em casa ou viram na internet. Se sim, peça que falem por eles mesmos o que acham que seja. Partindo do que eles já sabem, defina de forma coletiva, auxiliando-os, o conceito de aquífero:
“Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aqüífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de repositório e de transmissor da água aí armazenada”? (ABAS) O aquífero é fenômeno invisível, detectado por aparelhos e técnicas específicas por profissionais capacitados, engenheiros e hidrólogos, por exemplo.
Peça que escrevam no caderno.
No slide 4 os alunos verão dois mapas temáticos do Brasil tratando do tema Aquíferos: o primeiro mapa trata da localização dos Principais Aquíferos do Brasil, é importante salientar que existem muitos; o segundo mapa, trata da localização dos dois maiores aquíferos brasileiros - o Alter do chão no Amazonas e o Guarani no sudoeste, se espalhando para o Uruguai, Paraguai e Argentina.
Comece a leitura e peça que alguns alunos se revezem na leitura do slide, dos temas dos mapas, dos dados e das legendas, salientando a localização do fenômeno, isso será de grande valia para a prática da leitura de mapas e aumentaria o envolvimento e compreensão deles.
Como adequar à sua realidade: Sempre que puder substitua imagens e mapas pelos da sua região, estado ou município. Porém, procure sempre fazer um link com as escalas nacional e mundial.
Fontes das Imagens:
1 - Afloramento de água. Aquífero. Mundo da Educação de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm . Acesso dia 18 de fevereiro de 2019.
2 - Aquíferos do Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
3 - Mapa 22. Representação esquemática dos Principais Aquíferos do Brasil. MMA, 2003. Disponível em : https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2019
Contextualização
Orientações: Nesse slide vê-se água jorrando da terra vindo de um aquífero. Pergunte se eles já sabem o que é um aquífero ou se ouviram falar na rua, na escola, em casa ou viram na internet. Se sim, peça que falem por eles mesmos o que acham que seja. Partindo do que eles já sabem, defina de forma coletiva, auxiliando-os, o conceito de aquífero:
“Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aqüífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de repositório e de transmissor da água aí armazenada”? (ABAS) O aquífero é fenômeno invisível, detectado por aparelhos e técnicas específicas por profissionais capacitados, engenheiros e hidrólogos, por exemplo.
Peça que escrevam no caderno.
No slide 4 os alunos verão dois mapas temáticos do Brasil tratando do tema Aquíferos: o primeiro mapa trata da localização dos Principais Aquíferos do Brasil, é importante salientar que existem muitos; o segundo mapa, trata da localização dos dois maiores aquíferos brasileiros - o Alter do chão no Amazonas e o Guarani no sudoeste, se espalhando para o Uruguai, Paraguai e Argentina.
Comece a leitura e peça que alguns alunos se revezem na leitura do slide, dos temas dos mapas, dos dados e das legendas, salientando a localização do fenômeno, isso será de grande valia para a prática da leitura de mapas e aumentaria o envolvimento e compreensão deles.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Neste momento será exibido um vídeo da ANA - Agência Nacional de Águas, sobre a formação, usos e localização desses aquíferos brasileiros disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Em seguida peça que digam quais pontos chamaram mais atenção e questione quais são os riscos que os aquíferos correm.
Destaque, principalmente, a questão dos usos e a ameaça de contaminação das águas e esgotamento dos aquíferos por excesso de exploração. Que ainda falta uma política com leis bem definidas que regulamente os usos e garanta sua proteção.
É importante destacar o papel da ANA e outros órgãos governamentais que cuidam das águas e ressaltar o papel dos cidadãos na fiscalização e cobrança da autoridades e da sociedade civil.
Pergunte sobre a forma como os aquíferos e os problemas que enfrentam estão representados na explicação do vídeo, se eles perceberam que são blocos diagrama. Explique que é uma boa forma de mostrar um fenômeno invisível ou parcialmente visível como é o caso dos aquíferos.
Como adequar à sua realidade: Sempre que puder substitua imagens e mapas pelos da sua região, estado ou município. Porém, procure sempre fazer um link com as escalas nacional e mundial.
Fontes das Imagens:
1 - Águas Subterrâneas.Vídeo. ANA. Agência Nacional de Águas. https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
2 - Educação. ABAS. Associação Brasileira de águas Subterrâneas. Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
3 - Hidrogeologia. Água Subterrânea. Conhecer para Proteger e Preservar. disponível em: https://docplayer.com.br/86952-Hidrogeologia-agua-subterranea-conhecer-para-proteger-e-preservar.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientações: Em duplas, os alunos deverão observar as práticas danosas na imagem e indicar se no lugar em que vivem essas ações também são praticadas. A atividade deverá ser feita com a imagem do link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWn29Fmu5hmQaTdkEqwtwUQZbmD3cWgaJJkDJKbDEye7HsqDayy9EPm6GcxH/geo6-09und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Em seguida, os alunos, ainda em duplas, deverão discutir com o colega as boas práticas descritas abaixo que contribuem com a preservação de aquíferos e escrever três delas no caderno.
Sugestão de boas práticas ambientais:
- Separar e reciclar o lixo;
- Evitar o uso do concreto e do asfalto para calçar ruas e praças;
- Evitar queimadas;
- Exigir tratamento de águas e esgotos;
- Organizar hortas, jardins e pomares comunitários no campo e na cidade;
- Preservar e recuperar nascentes;
- Manter ruas e quintais limpos - jogar lixo no lixo;
- Cuidar dos rios, mantê-los limpos e não enterrá-los;
- Outras que vocês conhecem.
As boas práticas podem ser encontradas no link:
Como adaptar à sua realidade: Se houver projetos ou movimentos de preservação das águas na sua comunidade ou região, cite-os ou mostre-os como boas práticas.
Fonte da imagem: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.html .
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Individualmente, os alunos deverão representar num bloco diagrama, cuja base está disponível para cópia ou impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NupfT4XvswckGteWuQbMtGPRXYf4YtCWtFnAPyWfKaeqQEjhxK79pDnEwRH8/geo6-09und03-sistematizacao-atividade.pdf práticas (ou pessoas praticando) de ações para proteção e conservação dos aquíferos.
Fontes das imagen: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.htm.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_09UND03
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de elaborar blocos diagramas a partir da compreensão dos aquíferos. Para a apresentação do tema do aula, pode ser enviado ao estudante uma fotografia que evidencie o afloramento de um aquífero, como a imagem que está no slide de contextualização.
Contextualização
Para ampliar e contextualizar o tema dos aquíferos, envie aos estudantes o material imagético que está disponível nos planos de aula (2 imagens e um vídeo), assim como o texto que está disponível no slide de contextualização. Peça, como originalmente presente nas orientações de contextualização, que o estudante registre no caderno de Geografia o parágrafo que está entre aspas.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente indicada pelo plano com a organização de duplas ou trios. A comunicação dos estudantes pode ser feita por email, whatsapp ou chamada de vídeo em sistemas de webconferência como o Zoom. Os estudante devem realizar a atividade proposta e enviar ao professor por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Dê um feedback para cada atividade, usando a mesma ferramenta escolhida para a turma, reconhecendo o trabalho desenvolvido e apontando ampliação da análise dos estudantes.
Sistematização
A sistematização será a construção de um bloco diagrama, como no plano original. Envie por email a orientação e peça que os familiares supervisionem e enviem uma foto do bloco diagrama final.
Convite às famílias
No Brasil temos o maior aquífero do mundo que é o Aquífero Amazônico e o Aquífero Gurarani. Para apresentar essa importante questão ambiental, recomendem que assistam a vídeo Agencia Nacional da Água, que apresenta os aquíferos, disponível aqui e sobre Alter do Chão, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Catarina D. Pereira
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar práticas danosas aos aquíferos e representar práticas de preservação por meio de blocos diagrama
Habilidade (s) da Base: (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.