Plano de Aula

Plano de aula: Formação, localização e usos de aquíferos no Brasil: representações em blocos diagrama

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Aqui trabalharemos o conceito, aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Concomitantemente, será trabalhado a forma de representação bloco diagrama como possibilidade de representação de um fenômeno invisível ou parcialmente visível.

Materiais necessários: projetor de slides, papel sulfite, lápis preto, lápis de cor, réguas e borracha.

Materiais complementares:

Atividades da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWn29Fmu5hmQaTdkEqwtwUQZbmD3cWgaJJkDJKbDEye7HsqDayy9EPm6GcxH/geo6-09und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Atividade boas práticas da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85WBmuG8fsfbJNM8C9GpRZBAtrBRdpM8gpf9wFHAMvXsaAPE4aeJ8XzZBwB5/geo6-09und03-acao-propositiva-boas-praticas.pdf

Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NupfT4XvswckGteWuQbMtGPRXYf4YtCWtFnAPyWfKaeqQEjhxK79pDnEwRH8/geo6-09und03-sistematizacao-atividade.pdf

Fontes:

1 - Afloramento de água. Aquífero. Mundo da Educação de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm . Acesso dia 18 de fevereiro de 2019.

2 - Águas Subterrâneas.Vídeo. ANA. Agência Nacional de Águas. https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

3 - Educação. ABAS. Associação Brasileira de águas Subterrâneas. Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

4 - Hidrogeologia. Água Subterrânea. Conhecer para Proteger e Preservar. disponível em: https://docplayer.com.br/86952-Hidrogeologia-agua-subterranea-conhecer-para-proteger-e-preservar.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

Cenário e bloco diagrama: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.html

Mapas:

1 - Aquíferos do Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

2 - Mapa 22. Representação esquemática dos Principais Aquíferos do Brasil. MMA, 2003. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que nessa aula irão estudar sobre os aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Ao final da aula eles deverão construir um bloco diagrama representando sua região onde se vê práticas para preservar os aquíferos do lugar onde vivem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO