Plano de Aula

Plano de aula: Formação, localização e usos de aquíferos no Brasil: representações em blocos diagrama

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.

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Habilidades BNCC:

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Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Aqui trabalharemos o conceito, aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Concomitantemente, será trabalhado a forma de representação bloco diagrama como possibilidade de representação de um fenômeno invisível ou parcialmente visível.

Materiais necessários: projetor de slides, papel sulfite, lápis preto, lápis de cor, réguas e borracha.

Materiais complementares:

Atividades da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWn29Fmu5hmQaTdkEqwtwUQZbmD3cWgaJJkDJKbDEye7HsqDayy9EPm6GcxH/geo6-09und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Atividade boas práticas da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85WBmuG8fsfbJNM8C9GpRZBAtrBRdpM8gpf9wFHAMvXsaAPE4aeJ8XzZBwB5/geo6-09und03-acao-propositiva-boas-praticas.pdf

Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NupfT4XvswckGteWuQbMtGPRXYf4YtCWtFnAPyWfKaeqQEjhxK79pDnEwRH8/geo6-09und03-sistematizacao-atividade.pdf

Fontes:

1 - Afloramento de água. Aquífero. Mundo da Educação de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm . Acesso dia 18 de fevereiro de 2019.

2 - Águas Subterrâneas.Vídeo. ANA. Agência Nacional de Águas. https://www.youtube.com/watch?v=8LvS62bmWNE. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

3 - Educação. ABAS. Associação Brasileira de águas Subterrâneas. Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

4 - Hidrogeologia. Água Subterrânea. Conhecer para Proteger e Preservar. disponível em: https://docplayer.com.br/86952-Hidrogeologia-agua-subterranea-conhecer-para-proteger-e-preservar.html. Acesso em 16 de fevereiro de 2019.

Cenário e bloco diagrama: https://www.blogmorroazul.com.br/2010/06/sao-sebastiao-porque-tantas-nascentes.html

Mapas:

1 - Aquíferos do Brasil. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

2 - Mapa 22. Representação esquemática dos Principais Aquíferos do Brasil. MMA, 2003. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aquifero.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que nessa aula irão estudar sobre os aquíferos brasileiros: sua formação, localização, seus principais usos e vulnerabilidades. Ao final da aula eles deverão construir um bloco diagrama representando sua região onde se vê práticas para preservar os aquíferos do lugar onde vivem.

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