Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
07 de Março de 2018 Imprimir
5 4 3 2 1

Aprendizagem Criativa: crie histórias em Stop Motion no Instagram

Por: Débora Garofalo
Foto: Reprodução/YouTube

Estamos vivenciando um novo momento na Educação, através das aprendizagens criativas, que visam experimentação, criatividade e mão na massa. Ao fazer uso de novos meios e ferramentas digitais que estão em constante evolução, conseguimos inovar no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

LEIA MAIS   Como usar o Twitter na sala de aula

Algo que sempre acrescento ao meu planejamento são animações em Stop Motion. É uma técnica quadro a quadro, em que é possível fotografar pequenos movimentos a cada imagem para criar uma ideia de continuidade e ação – com recursos de máquina fotográfica, celular, tablet ou computador. Juntando todos os quadros, isto é, todas as imagens captadas, temos uma cena completa para um vídeo.

Nessa técnica, podemos usar modelos e cenas reais, produzir animações com brinquedos ou mesmo massa de modelar. O importante é deixar a inventividade e criatividade tomarem conta desse momento na sala de aula, para que os estudantes possam explorar as possibilidades. Para os professores, é um recurso a mais no processo educacional, permitindo que trabalhem com as diferentes áreas do conhecimento – enfatizando o currículo de Matemática, Ciências, Língua portuguesa, as possibilidades são imensas.

Geralmente, eu realizo as animações com os alunos e para fazer a edição usamos o software Movie Maker, que apresenta suporte de trilha sonora, filtros e efeitos de transição para criar filmes.

A novidade é que o Instagram, rede social de fotos, disponibilizou há pouco tempo uma nova função no Stories, que permite produzir vídeos em Stop motion, que funciona da mesma maneira, mas de forma simples e intuitiva.

Com o Stop motion é possível trabalhar os mais diferentes assuntos estudados nas aulas. Tiramos o aluno da passividade, despertando o protagonismo e trazendo-o para o centro da aprendizagem, ao trabalhar com resoluções de problemas e usando uma linguagem digital que lhe é familiar. Ao fazer uso de tecnologias existentes no cotidiano, como o celular em sala de aula, esses momentos se transformam em construção de conhecimento para professores e estudantes, servindo de grande motivador para a transformação na Educação. 

 

Como criar uma sequência em Stop Motion

Na sala de aula, explique como será feita a atividade. Prepare os alunos com uma discussão sobre as ideias e possibilidades para sua animação. Deixe claro que o vídeo precisa ter um roteiro – uma história que será contada em imagens. Os roteiros podem ser realizados individualmente, em grupos ou de forma coletivas, com assuntos relevantes para a aula.

Baixe o Instagram no celular. Abra o Instagram e toque no ícone Histórias, localizado no canto superior esquerdo da tela. Na sequência, no canto inferior, role as opções da câmera até Stop Motion e faça a primeira foto.

Após a primeira foto, o próprio software permite que você continue criando uma sequência, ao fazer pequenos movimentos com um personagem, criando a ideia de um movimento contínuo. Quando finalizar, clique no botão Concluir, localizado no topo da tela.

O próprio aplicativo mostrará como ficou o vídeo. Para incrementar a apresentação, você pode adicionar filtros, stickers, desenhos e até frases. Ao final, após salvar o trabalhar, ainda é possível compartilhar o vídeo em outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook.

Dica: a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, através da Maria Alice Gonzales, disponibilizou a documentação para criação de um suporte para realização do Stop Motion. Na parte inferior do documento, você encontra o material e na parte superior um encaixe para a lente do celular. Acesse aqui para os documentos. Tive acesso ao suporte na I Feira de Criatividade e Inventividade da POLI USP de 2017.

Aproveite para explorar a criatividade e inventividade! Vale reproduzir cenários e criar personagens com os mais diferentes materiais, massa de modelar, brinquedos, materiais de sucata recicláveis, entre outros.

Envolva outras séries, compartilhe com a comunidade escolar e incentive a integração de atividades. Como sugestão, que tal criar um festival de curtas-metragens e ainda escrever o trabalho no Festival do Minuto, que visa incentivar a produção audiovisual.

O trabalho com animação propicia aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências no aprendizado, desde o ciclo de Alfabetização ao Ensino Médio. Já imaginou recriar momentos da história do mundo ou o teorema de Pitágoras, tudo isso acrescido de leitura e escrita?

São sugestões que você, querido professor, pode utilizar em suas aulas. Experimente usar esses recursos com seus alunos e depois venha me contar aqui nos comentários qual foi o resultado.

 

Um grande abraço

 

Débora Denise Dias Garofalo é formada em Letras e Pedagogia e está cursando mestrado em Educação. Ela atua como professora na rede de ensino público em São Paulo.

Alunos do 7o. ano durante aula que utilizou recursos de Stop Motion do Instagram   Foto: Arquivo pessoal

.

Para assinaturas da revista impressa