Plano de Aula

Plano de aula: Identificando formas através da relação de faces, vértices e arestas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos Geométricos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira




Habilidade da BNCC

EF05MA16 - Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.



Objetivos específicos

  • Retomar  a relação estabelecida entre os elementos que compõem um poliedro.
  • Construir poliedros estabelecendo relações entre faces, vértices e arestas.
  • Aplicar a relação de Euler para determinar o número de faces, vértices e arestas de um poliedro.



Conceito-chave

Identificação de poliedros através da relação existente entre os elementos que o compõem.

Recursos necessários

  • Cola;
  • Tesoura;
  • Atividade impressa;
  • Lápis;
  • Caderno.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar  a relação estabelecida entre os elementos que compõem um poliedro.
  • Construir poliedros estabelecendo relações entre faces, vértices e arestas.
  • Aplicar a relação de Euler para determinar o número de faces, vértices e arestas de um poliedro.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.