Plano de Aula

Plano de aula: A lógica espacial no mundo geométrico

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução e Elaboração de Problemas.

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Desenvolver aptidão para criar representações mentais a partir da figura ou da planificação de um sólido geométrico;

  • Ampliar a capacidade de visualizar e raciocinar considerando imagens em três dimensões.

  • Aprimorar o raciocínio espacial e reconhecer sua presença em ações cotidianas.




Conceito-chave

pensamento matemático espacial

Recursos necessários

  • Lápis.
  • papel.
  • Cola.
  • Tesoura
  • Borracha.
  • Materiais impressos.
  • Material para confecção dos sólidos geométricos.

Vocabulário que será aprendido nesta aula:

raciocínio espacial, pensamento matemático espacial.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver aptidão para criar representações mentais a partir da figura ou da planificação de um sólido geométrico;

  • Ampliar a capacidade de visualizar e raciocinar considerando imagens em três dimensões.

  • Aprimorar o raciocínio espacial e reconhecer sua presença em ações cotidianas.




Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresente o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com a turma do objetivo.