Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Números, lógica e argumentação matemática: tudo junto e misturado!
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução e Elaboração de Problemas.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
A definir
Objetivos específicos
- Ampliar a resolução de problemas de lógica dedutiva e lógica matemática com atributos numéricos.
- Utilizar argumentação matemática para propor a resolução dos problemas propostos.
Conceito-chave
Resolução de problemas de raciocínio lógico com até quatro atributos.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula
Raciocínio lógico, lógica dedutiva, lógica matemática
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Ampliar a resolução de problemas de lógica dedutiva e lógica matemática com atributos numéricos.
- Utilizar argumentação matemática para propor a resolução dos problemas propostos.
Números, lógica e argumentação matemática: tudo junto e misturado!
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Mostrar à turma o que se espera alcançar ao fim desta aula.
Orientação: Apresentar para a turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Discuta com a turma:
- Quando você vai resolver um problema, e verifica que tal problema necessita de lógica para ser resolvido, como você organiza seu pensamento para iniciar a resolução?
- E quando o problema apresenta mais informações para serem identificadas, isso torna o processo de resolução mais complicado?
- Em que esses tipos de problema podem ajudar na sua forma de pensar, também fora da matemática.
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.
Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.
Propósito: Propor soluções para a situação problema.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.
Propósito: Propor soluções para a situação problema.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.
Propósito: Propor soluções para a situação problema.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )
Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a sua estratégia para resolver este problema?
- Você se recorda de algum problema semelhante a esse, que possa te ajudar a resolver esta situação?
- Que dica você daria a João que possa ajudar ele a chegar na solução do problema?
- Você teve dificuldades no processo de resolução do problema até chegar a resposta final? Quais foram essas dificuldades?
- Quando você realiza a leitura de um problema como este, cheio de informações que precisam ser analisadas uma a uma, que tipo de pensamento você tem quanto ao processo de resolução?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )
Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte ), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )
Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )
Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )
Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )
Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )
Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )
Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Discuta com a turma: Há infinitas possibilidades de trabalhar com os alunos, afirmativas sobre a ocupação das demais barracas. Abaixo segue algumas sugestões de perguntas que podem ser utilizadas neste momento.
- Como poderíamos definir a ocupação de outras barracas, a partir da barraca do Pedro?
- De que outra forma você poderia propor a ocupação da barraca de Cláudia?
- Que afirmativa,diferente da apresentada no problema, você poderia propor entre as barracas de Dora e Pedro?
- Que afirmação você poderia propor entre a barraca 5 e a barraca 25?
- Como você pode propor uma afirmativa entre Cláudia e Pedro?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Orientação: Encerre a aula destacando a importância de se resolver problemas de lógica, que fazem uso de deduções e do raciocínio matemática. Tal importância ocorre pois a resolução deste tipo de problema exige de nós uma estruturação de ideias e de pensamentos, muitas vezes não utilizada na resolução de problemas convencionais da matemática.
Propósito: Discutir com os alunos sobre os problemas de lógica dedutiva e matemática, e as estratégias utilizadas na resolução das atividades propostas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Apresente este problema aos alunos e peça que pensem nas maneiras que podem obter a resolução. Este problema pode ser apresentado no quadro, por meio da projeção ou pode providenciar cópias para os alunos. Esta atividade de Raio X servirá para avaliar as aprendizagens dos alunos e verificar se compreenderam a maneira de resolver problemas de lógica dedutiva e lógica matemática e quais estratégias utilizam para determinar as resoluções, bem como o pensar lógico utilizado na resolução deste tipo de problema. É de fundamental importância a sua atenção neste momento, para que possa fazer suas intervenções.
Propósito: Analisar a aprendizagem dos alunos, na resolução de problema de lógica dedutiva e lógica matemática.
Discuta com a turma:
- Com relação às atividades que realizamos hoje, o que podemos destacar sobre a resolução de problemas de matemática?
- Em que se aproxima e em que se distancia de um problema que não utiliza raciocínio lógico na sua resolução?
- O que você entende por lógica? E por pensamento lógico?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_26RDP04
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e discuta com os alunos as reflexões apresentadas para solução do problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões, questionamentos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo explicando e refletindo as estratégias apresentadas e os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa do plano de aula e solicite que tentem resolver o problema. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n2PaRSaJF7KBjK4Nufgk2bUnWeUp4Sdb3ZtK7hVJ7uVAGurmTyxpANSHpZgT/ativprinc-mat5-26rdp04.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia deixar a interpretação da “Discussão das soluções” para os alunos. Portanto, caso considere viável compartilhar os slides com os estudantes, considere realizar a explicação de cada etapa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos visto que eles podem ter utilizado diferentes estratégias. Você pode pedir que os alunos gravem vídeos explicando uma suas soluções. Para instigar a resolução de problemas de lógica você pode sugerir que os alunos visitem o site Racha Cuca e joguem problemas que trabalhem o raciocínio lógico, segue o link: https://rachacuca.com.br/logica/problemas/ -
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos respondam à pergunta “Quais estratégias podem ser utilizadas para resolver problemas de lógica?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou texto. Caso considere viável compartilhe com a turma o slide presente nestas etapas do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre problemas de lógica. Sugira que os alunos mostrem a seus familiares o problema proposto na Atividade principal e que eles compartilhem suas estratégias para resolvê-lo. Você pode sugerir que os estudantes apresentem os problemas presentes em https://www.mundosimples.com.br/quiz-exercicios-logica-matematica-volume1.htm aos seus familiares e que eles tentem refletir e resolvê-los juntos ou então jogarem algum dos jogos de https://rachacuca.com.br/logica/problemas/.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
A definir
Objetivos específicos
- Ampliar a resolução de problemas de lógica dedutiva e lógica matemática com atributos numéricos.
- Utilizar argumentação matemática para propor a resolução dos problemas propostos.
Conceito-chave
Resolução de problemas de raciocínio lógico com até quatro atributos.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula
Raciocínio lógico, lógica dedutiva, lógica matemática