Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: ELABORANDO PROBLEMAS COM EXCESSO DE DADOS
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução e Elaboração de Problemas.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.
Objetivos específicos
- Interpretar situações-problema com excesso de dados e apontar algumas características desse tipo de problema.
- Elaborar um problema com excesso de dados.
- Discutir sobre a elaboração de problema com excesso de dados e compartilhar estratégias particulares de resolução.
Conceito-chave
Elaboração de problemas com excesso de dados
Recursos necessários
- Lápis,
- Papel,
- Borracha
- Materiais impressos
- Tesoura e cola (opcionais)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Interpretar situações-problema com excesso de dados e apontar algumas características desse tipo de problema.
- Elaborar um problema com excesso de dados.
- Discutir sobre a elaboração de problema com excesso de dados e compartilhar estratégias particulares de resolução.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o problema para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Discuta com a Turma:
- Por que será que a Ana se confundiu quando Júlio falou elaboração e ela achou que fosse resolução?
- No balão de Júlio a palavra elaboração foi destacada. Você sabe explicar por que?
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Discuta com a Turma:
- Por que será que Ana ficou com tantas dúvidas?
- Você já ouviu falar em problemas com excesso de dados?
- O que você imagina que seja problema com excesso de dados?
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Discuta com a Turma:
- Como você acha que deve ter sido essa aula?
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Discuta com a turma?
- O que você entende por linguagem?
- O que você acha que significa a expressão linguagem matemática, que Júlio menciona?
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Antes de propormos atividades de elaboração de problemas com excesso de dados, projete esses slides com o diálogo, de forma a apresentar algumas ideias relacionadas a linguagem matemática que podem ser utilizadas na elaboração dos problemas e nas estratégias de resolução. Apresente um exemplo de problema com dados em excesso e uma estratégia de resolução.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos. Antes de apresentar os próximos slides, sugira que os alunos realizem a resolução do problema, para que possam ir comparando suas resoluções uns com os outros e com o que está sendo compartilhado na aula, familiarizando o aluno com esse tipo de problema.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Discuta com a turma:
- Ao fazer a leitura deste problema, você consegue identificar por que ele é chamado de problema com excesso de dados?
- O que você identifica de diferente neste problema quando comparado com outro ?
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Discuta com a turma:
- Ao fazer a leitura deste problema, você consegue identificar por que ele é chamado de problema com excesso de dados?
- O que você identifica de diferente neste problema quando comparado com outro?
Aquecimento
Tempo Sugerido: 20 minutos (Slides 3 ao 15)
Orientação: Projete ou leia essa atividade para os alunos.
Propósito: Apresentar as ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Discuta com a turma:
- A ideia que você tinha lá no começo da aula sobre problemas com excesso de dados estava correta?
- O que era igual? O que é diferente?
- Ao ler um problema, que estratégia você utilizaria para reconhecer se ele possui excesso de dados?
Atividade principal
Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 16 e 17)
Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.
Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.
Discuta com a turma:
- O que você entende por elaborar um problema?
- Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
- Como você pensa em começar a elaborar este problema?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 16 e 17)
Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.
Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.
Discuta com a turma:
- O que você entende por elaborar um problema?
- Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
- Como você pensa em começar a elaborar este problema?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Leitura complementar - ARAUJO, N. K. S. Análise das dificuldades na resolução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5174/1/NATALIA_KELI_SANTOS_ARAUJO.pdf
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)
Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)
Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)
Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como você procedeu para iniciar sua resolução?
- Você considera importante destacar os dados antes de iniciar a resolução? Por que?
- O que foi mais trabalhoso: elaborar o problema ou propor a resolução? Por que?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)
Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como você procedeu para iniciar sua resolução?
- Você considera importante destacar os dados antes de iniciar a resolução? Por que?
- O que foi mais trabalhoso: elaborar o problema ou propor a resolução? Por que?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 25 minutos (Slides 18 ao 22)
Orientação: Destine este momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como você procedeu para iniciar sua resolução?
- Você considera importante destacar os dados antes de iniciar a resolução? Por que?
- O que foi mais trabalhoso: elaborar o problema ou propor a resolução? Por que?
Sistematização do conceito
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos algumas ideias relacionadas a problemas com excesso de dados.
Propósito: Compreender sobre problemas com excesso de dados destacando algumas características.
Encerramento
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientação: Escreva no quadro “problemas com excesso de dados” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema e as escreva ao redor. Depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas e coloque também escreva no quadro essas opniões.
Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com excesso de dados.
Raio x
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução a sua resolução e que criem suas estratégias para isso.
Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.
Discuta com a turma:
- Na aula de hoje você já elaborou problemas com excesso de dados. Tem alguma diferença elaborar esse plano com o primeiro que elaborou? Por que?
- Quais seriam essas diferenças?
- Qual sua estratégia para iniciar a elaboração de um problema? O que você analisa primeiro?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_26RDP09
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e discuta com os alunos as reflexões apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas reflexões, questionamentos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo explicando e refletindo as estratégias apresentadas e os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano de aula e solicite que elaborem um problema a partir dos dados apresentados. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WeUap4fagwSn4eDG3rVhUNQ5tjXzcynaykunyFEkyCtFSAGnhnXYh3bcXrug/ativaula-mat5-26rdp09.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas criações/resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas criações/resoluções em formato de texto.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia deixar a interpretação da “Discussão das soluções” para os alunos. Portanto, caso considere viável compartilhar com os estudantes os slides considere realizar a explicação de cada etapa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando o exemplo criado e nele apresente os slides. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos visto que os eles criarão diferentes problemas. Você pode criar uma dinâmica de troca de problemas e solicitar que um aluno resolva o problema criado por outro colega.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos respondam a pergunta “O que são problemas com excesso de dados?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou texto. Caso considere viável compartilhe com a turma o slide presente nestas etapas do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre problemas com excesso de dados. Sugira que os alunos criem, juntamente com seus familiares, um problema (contendo excesso de dados) que aborde a temática coronavírus.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.
Objetivos específicos
- Interpretar situações-problema com excesso de dados e apontar algumas características desse tipo de problema.
- Elaborar um problema com excesso de dados.
- Discutir sobre a elaboração de problema com excesso de dados e compartilhar estratégias particulares de resolução.
Conceito-chave
Elaboração de problemas com excesso de dados
Recursos necessários
- Lápis,
- Papel,
- Borracha
- Materiais impressos
- Tesoura e cola (opcionais)