Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Investigando números e solucionando problemas!
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução e Elaboração de Problemas.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade BNCC
Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.
Objetivos específicos
- Expandir a capacidade e a criatividade dos alunos, através da resolução de problemas que supõem investigação numérica.
- Desenvolver diferentes hipóteses e conjecturas , a partir de um mesmo problema de investigação numérica.
- Discutir sobre as diversas situações que podem ser questionadas no mesmo problema e as diferentes maneiras de buscar as soluções de problemas com investigação matemática, mas que conduzem a única generalização do problema proposto.
Conceito-chave
resolução de problemas por meio de investigação numérica
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula:
investigação numérica, formular diferentes hipóteses e conjecturas, generalização.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Expandir a capacidade e a criatividade dos alunos, através da resolução de problemas que supõem investigação numérica.
- Desenvolver diferentes hipóteses e conjecturas , a partir de um mesmo problema de investigação numérica.
- Discutir sobre as diversas situações que podem ser questionadas no mesmo problema e as diferentes maneiras de buscar as soluções de problemas com investigação matemática, mas que conduzem a única generalização do problema proposto.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientação: Apresentar a investigação numérica como ferramenta utilizada na resolução de problemas que apresentam diferentes situações baseadas em um mesmo problema.
Propósito: Apresentar para a turma o objetivo da aula.