Plano de Aula

Plano de aula: Investigando números e solucionando problemas!

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução e Elaboração de Problemas.

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Expandir a capacidade e a criatividade dos alunos, através da resolução de problemas que supõem investigação numérica.
  • Desenvolver diferentes hipóteses e conjecturas , a partir de um mesmo problema de investigação numérica.
  • Discutir sobre as diversas situações que podem ser questionadas no mesmo problema e as diferentes  maneiras de buscar as soluções de problemas com investigação matemática, mas que conduzem a única generalização do problema proposto.



Conceito-chave

resolução de problemas por meio de investigação numérica

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula:

investigação numérica, formular diferentes hipóteses e conjecturas, generalização.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Expandir a capacidade e a criatividade dos alunos, através da resolução de problemas que supõem investigação numérica.
  • Desenvolver diferentes hipóteses e conjecturas , a partir de um mesmo problema de investigação numérica.
  • Discutir sobre as diversas situações que podem ser questionadas no mesmo problema e as diferentes  maneiras de buscar as soluções de problemas com investigação matemática, mas que conduzem a única generalização do problema proposto.



Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Apresentar a investigação numérica como ferramenta utilizada na resolução de problemas que apresentam diferentes situações baseadas em um mesmo problema.

Propósito: Apresentar para a turma o objetivo da aula.

Conteúdos relacionados