Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Raciocínio espacial em situações do cotidiano.
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução e Elaboração de Problemas.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.
Objetivos específicos
- Relacionar o raciocínio espacial a ações em ambientes do cotidiano.
- Realizar projeções de movimentos a partir do ponto de vista sob diferentes ângulos.
Conceito-chave
Raciocínio espacial, movimentação e localização
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
- Tesoura e cola (opcionais)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo proposto.
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação: Peça aos alunos, se possível, que escrevam suas respostas no caderno para depois compartilhar com os demais colegas. Caso os alunos apresentem respostas utilizando referências, como “do lado”, proponha a utilização de termos como “e a sua direita”, “e a sua esquerda”, mas depois que os alunos apresentarem suas respostas.
Propósito: Descrever sua posição e a posição de objetos no espaço, dando informações sobre pontos de referência, direção e sentido.
Discuta com a turma:
- Qual a importância de localização na vida de todas as pessoas?
- Por que é de extrema importância fornecer as informações corretas sobre a localização das pessoas, das casas, empresas, escolas e tanto outros lugares?
- Você conhece algum serviço que necessita da localização para ser realizado? Você já imaginou se não houvesse os nomes de ruas e avenidas, como seria para realizar esses serviços?
- A movimentação das pessoas está atribuída à localização? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de localizar o local onde deve ser a casa de João e de seus pais.
Propósito: Propor uma atividade de movimentação e localização.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de localizar o local onde deve ser a casa de João e de seus pais.
Propósito: Propor uma atividade de movimentação e localização.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual sua opinião sobre o questionamento do pai de João?
- E sobre o questionamento da mãe de João, qual seria a sua resposta?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- A ideia apresentada por João, pode ser uma boa ideia?
- Você utilizaria esta ideia para resolver este problema?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- João está com dúvida sobre como continuar. De que maneira você ajudaria João?
- E quanto a ideia apresentada pelo pai de João, você concorda?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como você ajudaria o João?
- Que estratégia você utilizaria para solucionar esta dúvida?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Você acha a ideia proposta pela mãe de João adequada?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a sua resposta para a pergunta de João?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 18)
Orientação: Durante as discussões sobre a atividade proposta é importante faça apontamentos sobre as localizações dos locais de trabalho dos pais de João e da sua escola (revisando assim habilidades trabalhadas em anos anteriores EF03MA12 - Representação de objetos segundo sua localização espacial). Destaque que escola, embora esteja posicionada entre dois quarteirões, tem o tamanho de um quarteirão inteiro, ao contrário dos locais de serviço dos pais.
Propósito: Discutir sobre a resolução do problema proposto, destacando as estratégias apresentadas pelos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientação: Finalize este momento destacando algumas características deste tipo de problema. Faça uma pergunta para a turma com essa finalidade, para verificar qual ou quais características serão apresentadas pelos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão dos alunos quanto a problemas que abordam o raciocínio espacial.
Raio x
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 20 e 21)
Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em problemas que envolvem movimentação e localização em mapas.
Discuta com a turma:
- O que permite a movimentação das pessoas em locais desconhecidos?
- De que maneira podemos achar a localização de um determinado lugar em um lugar desconhecido?
- Qual as estratégias que vocês utilizaram para determinar o caminho de Carlos?
- Você já esteve em algum lugar que não conhecia? E se não houvesse a localização você conseguiria achar algum lugar?
Materiais complementares:
Raio x
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 20 e 21)
Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em problemas que envolvem movimentação e localização em mapas.
Discuta com a turma:
- O que permite a movimentação das pessoas em locais desconhecidos?
- De que maneira podemos achar a localização de um determinado lugar em um lugar desconhecido?
- Qual as estratégias que vocês utilizaram para determinar o caminho de Carlos?
- Você já esteve em algum lugar que não conhecia? E se não houvesse a localização você conseguiria achar algum lugar?
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_26RDP08
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções
Retomada
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e discuta com os alunos as respostas por eles apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões, questionamentos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano de aula e solicite que tentem responder o problema. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YjDXhGNsWxNghYfr4rQWFz9VAnxBtH2qDvAESBERar8VZecNrAFtDXvvMAgk/ativaula-mat5-26rdp08.pdf. Os alunos podem reproduzir as “grades” da imagem ou então salvar a imagem em um smartphone e usar a opção de desenhar sobre a imagem. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio juntamente com uma imagem.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia deixar a interpretação da “Discussão das soluções” para os alunos. Portanto, caso considere viável compartilhar os slides com os estudantes, realizar a explicação de cada etapa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos visto que eles podem ter utilizado diferentes estratégias. Você pode pedir que os alunos gravem vídeos explicando uma suas soluções.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Os alunos não precisam reproduzir a imagem, podem salvar e, com o auxílio do “editar imagens” em um smartphone, desenhar o trajeto.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre raciocínio espacial. Sugira que os alunos criem um mapa, juntamente com seus familiares, de suas casas até um local que costumam frequentar. Sugira que eles desenhem os diferentes caminhos possível e indiquem o mais viável, justificando.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.
Objetivos específicos
- Relacionar o raciocínio espacial a ações em ambientes do cotidiano.
- Realizar projeções de movimentos a partir do ponto de vista sob diferentes ângulos.
Conceito-chave
Raciocínio espacial, movimentação e localização
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
- Tesoura e cola (opcionais)