Plano de aula: Tempos verbais

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Tempos verbais

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.

Materiais necessários: Folhas com o conto impresso e numerado.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento dos tempos verbais presente, passado e futuro.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

COSTA, Maria Luiza Monteiro Sales. O tempo nos verbos do português. São Paulo: Parábola editorial, 2005.

ROCHA, Ruth. Sobrou pra mim. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3229/sobrou-pra-mim. Acesso em 08 de dezembro de 2018, às 21:50

Tema da aula

Orientações:

• Compartilhe com os alunos os objetivos da aula.
  • Investigue o conhecimento dos alunos acerca do verbo e os tempos verbais presente, pretérito perfeito e futuro do modo indicativo.