Plano de aula: Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Materiais necessários: Texto impresso com as lacunas a serem preenchidas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento sobre o sujeito e o verbo.

Referências sobre o assunto:

MUNIZ, Flávia. Recado de fantasma. Contos para crianças e adolescentes (edição especial), São Paulo, vol. 1, p 12 e 13. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3173/recado-de-fantasma. Acesso em 23 de setembro de 2018, às 20:35 hs.

JUNIOR, Celso Ferrarezi. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.

BORTONI-RICARDO (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente o tema e a finalidade da aula.
  • Promova a relação entre o tema e a finalidade.

Espera-se que os alunos possam relacionar a concordância verbal e as palavras a que o verbo se refere, promovendo assim, uma ligação de sentidos. Como também poderá surgir a intenção de revisar para estabelecer “combinações”.