Plano de Aula

Plano de aula: Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Materiais necessários: Texto impresso com as lacunas a serem preenchidas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento sobre o sujeito e o verbo.

Referências sobre o assunto:

MUNIZ, Flávia. Recado de fantasma. Contos para crianças e adolescentes (edição especial), São Paulo, vol. 1, p 12 e 13. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3173/recado-de-fantasma. Acesso em 23 de setembro de 2018, às 20:35 hs.

JUNIOR, Celso Ferrarezi. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.

BORTONI-RICARDO (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema e a finalidade da aula.
  • Promova a relação entre o tema e a finalidade.

Espera-se que os alunos possam relacionar a concordância verbal e as palavras a que o verbo se refere, promovendo assim, uma ligação de sentidos. Como também poderá surgir a intenção de revisar para estabelecer “combinações”.