Plano de Aula
Plano de aula: Poluição dos oceanos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundando a conscicentização socioambiental local
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
Disponibilize imagens projetadas ou impressas sobre a temática para os estudantes.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar: Indique o vídeo abaixo para os estudantes assistirem antes da aula em casa ou passe o vídeo em uma aula anterior.
Microplásticos e a poluição nos oceanos. 2016 (02min53seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=adc0cOqE4qs>. Acesso em 21 fev 2019.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
BARBOSA, Vanessa. Poluentes tóxicos são achados no lugar mais profundo dos oceanos. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ciencia/poluentes-toxicos-sao-achados-no-lugar-mais-profundo-dos-oceanos/>. Acesso em 21 fev 2019.
FREITAS, Eduardo de. Poluição das águas oceânicas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas-oceanicas.htm>. Acesso em 21 fev 2019.
Poluição dos Oceanos. Grupo Escolar. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/poluicao-dos-oceanos.html>. Acesso em 21 fev 2019.
SCHIAVON, Fabiana. Poluição dos mares já é grave, mas todos podem fazer a sua parte; saiba como você pode ajudar. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://f5.folha.uol.com.br/viva-bem/2018/07/poluicao-nos-mares-ja-e-grave-mas-todos-podem-fazer-sua-parte-saiba-como-voce-pode-ajudar.shtml>. Acesso em 21 fev 2019.
Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha algum exemplo próximo à realidade de vocês, traga-o para a aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Peça que a turma organize-se em grupo com no máximo 5 estudantes.
Apresente o tema da aula “CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS” para a turma, trazendo curiosidades sobre o mesmo.
Peça que os estudantes tragam os principais elementos da imagem, ou seja, o que estão vendo.
Ouça as ideias trazidas pelos estudantes e faça registros no quadro, sendo o(a) escriba.
Contextualização
Orientações: Peça que a turma organize-se em grupo com no máximo 5 estudantes.
Apresente o tema da aula “CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS” para a turma, trazendo curiosidades sobre o mesmo.
Peça que os estudantes tragam os principais elementos da imagem, ou seja, o que estão vendo.
Ouça as ideias trazidas pelos estudantes e faça registros no quadro, sendo o(a) escriba.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos, com no máximo 5 integrantes.
Relembre aos estudantes questões-chave trabalhadas na CONTEXTUALIZAÇÃO.
Se preciso, direcione a pergunta da Problematização: QUAIS AS CAUSAS DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS?
Lance o questionamento para a turma e faça o registro das respostas no quadro.
Ação propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem a atividade da Ação Propositiva. Imprima cópias das imagens apresentadas nesta fase e disponibilize para os estudantes.
Cada grupo deve escolher uma imagem para iniciar a atividade.
Peça que os grupos observem a imagem selecionada e depois de 3 minutos, ao comando do(a) professor(a) passe para outro grupo. Assim, aos poucos, os grupos terão acesso às 3 imagens da atividade.
Os grupos devem conversar sobre o conteúdo das imagens e fazerem registros em seus cadernos, ou seja, devem registrar quais são os principais agentes poluentes encontrados nas imagens.
Ação propositiva
Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem a atividade da Ação Propositiva. Imprima cópias das imagens apresentadas nesta fase e disponibilize para os estudantes.
Cada grupo deve escolher uma imagem para iniciar a atividade.
Peça que os grupos observem a imagem selecionada e depois de 3 minutos, ao comando do(a) professor(a) passe para outro grupo. Assim, aos poucos, os grupos terão acesso às 3 imagens da atividade.
Os grupos devem conversar sobre o conteúdo das imagens e fazerem registros em seus cadernos, ou seja, devem registrar quais são os principais agentes poluentes encontrados nas imagens.
Ação propositiva
Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem a atividade da Ação Propositiva. Imprima cópias das imagens apresentadas nesta fase e disponibilize para os estudantes.
Cada grupo deve escolher uma imagem para iniciar a atividade.
Peça que os grupos observem a imagem selecionada e depois de 3 minutos, ao comando do(a) professor(a) passe para outro grupo. Assim, aos poucos, os grupos terão acesso às 3 imagens da atividade.
Os grupos devem conversar sobre o conteúdo das imagens e fazerem registros em seus cadernos, ou seja, devem registrar quais são os principais agentes poluentes encontrados nas imagens.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Após a observação das três imagens disponibilizadas na fase anterior, entregue uma folha de papel ofício para cada grupo possa dar continuidade à atividade.
Peça que seja escrito, pelo menos, um parágrafo demonstrando a compreensão construída na AÇÃO PROPOSITIVA e que aqui será SISTEMATIZADA.
Lembre aos estudantes que devem utilizar as informações disponibilizadas durante as outras fases.
Leia em voz alta para a turma o parágrafo construído por cada grupo.
Faça uma breve discussão com os grupos, a fim de garantir que o objetivo da aula tenha sido construído por todos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e gravador de áudio.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema projetando o slide para os alunos,no encontro virtual com a turma, ou apenas exponha-o oralmente e dê seguimento a esta etapa como sugerido no plano original.
Contextualização
Para subsidiar este momento da aula, disponibilize anteriormente o vídeo disponível aqui, sugerido no plano original.
No encontro virtual, resgate as observações sobre o vídeo, questionando-os sobre o que trata o conteúdo.
Apresente os slides desta etapa da aula aos alunos, leia o trecho da notícia destacado no primeiro slide e converse com eles sobre a relação entre o vídeo e a manchete da ONU.
Problematização
Ainda em um encontro virtual, o professor deve apresentar ou ler a problematização proposta no plano original, e dar seguimento a esta etapa coletando de todos os alunos, oralmente, suas reflexões sobre o questionamento colocado.
O único ponto diferente do plano original é que, remotamente, o professor deve dialogar com os alunos para coletar seus apontamentos individuais.
Ação propositiva
Explique a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. Trata-se de uma adaptação da proposta original.
Disponibilize as imagens dos slides disponíveis no plano original para esta etapa. Peça que escrevam quais são os principais agentes poluentes encontrados nas fotografias. Solicite que gravem um áudio de, no máximo, um minuto de duração sobre os agentes que poluem oceanos e as ações que poderiam minimizar ou combater esse fenômeno. O áudio deve ser compartilhado com o professor.
Sistematização
Retome a temática da aula. Selecione previamente um dos áudios enviados pelos alunos e compartilhe-o com a turma toda.
Convite às famílias
Convide os famíliares para ouvirem junto com as crianças os podcasts:
- "O lixo nos oceanos! #SlowNews | Canal do Slow", disponível aqui;
- "Lixo no mar é ponta do iceberg de problema nos oceanos", disponível aqui.
Solicite que leiam juntos:
- "Ministério lança no litoral paulista Plano de Combate ao Lixo no Mar", disponível aqui;
- "Acesse o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar", disponível aqui.
E assistam ao vídeo:
- "Lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isabela Albuquerque
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar algumas causas e consequências da poluição dos oceanos.
Habilidade (s) da Base: (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).