
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Para você saber mais:
Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado), a área onde existe concentração de habitantes, serviços e atividades.
Uma cidade tem um estilo de vida particular, marcada, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte, pela desenvolvimento de atividades econômicas).
Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.
Tempo sugerido: 3 minutos
Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.
Orientações:
Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro.
Peça que os estudantes identifiquem as características das cidades a partir do usos de imagens diferentes (cidade onde a escola está localizada, onde os estudantes vivem e do entorno), como forma de estimular a observação e análise com base na realidade dos mesmos.
Embora a proposta inicial preveja a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, utilize imagens impressas (da cidade onde a escola está localizada e de cidades do entorno). Caso ainda seja difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais como revistas, jornais, encartes, livros usados, etc. Outra possibilidade é que solicite, previamente, que os estudantes levem imagens de espaços da cidade na qual a escola está localizada, bem como de cidades do entorno.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que pode buscar exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Contextos prévios:
Vale ressaltar que o conceito de CIDADE é articulado no 4º ano de escolarização, através das habilidades EF04GE04 e EF04GE07, por isso, nesta aula, o objetivo não é construir o conceito e sim retomá-lo e ampliá-lo.
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro.
Instigue a turma para a análise do tema Nossa cidade, nosso espaço de vivência a partir da apresentação de imagens de diferentes cidades, inclusive a cidade na qual a escola está situada, indicando que observem as suas características. Vá explorando os detalhes e fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos. Assim, será possível partir dos conhecimentos prévios deles ir fazendo novas construções.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que busque exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Orientações:
Instigue a turma para a análise do tema Nossa cidade, nosso espaço de vivência a partir da apresentação de imagens de diferentes cidades, inclusive a cidade na qual a escola está situada, indicando que observem as suas características. Vá explorando os detalhes e fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos. Assim, será possível partir dos conhecimentos prévios deles ir fazendo novas construções.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que busque exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Orientações:
Instigue a turma para a análise do tema Nossa cidade, nosso espaço de vivência a partir da apresentação de imagens de diferentes cidades, inclusive a cidade na qual a escola está situada, indicando que observem as suas características. Vá explorando os detalhes e fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos. Assim, será possível partir dos conhecimentos prévios deles ir fazendo novas construções.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que busque exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Orientações:
Instigue a turma para a análise do tema Nossa cidade, nosso espaço de vivência a partir da apresentação de imagens de diferentes cidades, inclusive a cidade na qual a escola está situada, indicando que observem as suas características. Vá explorando os detalhes e fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos. Assim, será possível partir dos conhecimentos prévios deles ir fazendo novas construções.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que busque exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tome por base as imagens de cidades apresentadas à turma e solicite aos alunos que destaquem alguns elementos urbanos. É importante registrar no quadro as informações e curiosidades que forem surgindo ao longo da aula
Compartilhe exemplos próximos à realidade dos estudantes, afinal neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Explore os detalhes e faça o registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos.
Utilize, se possível, reportagens de jornais ou algum outro material com características da cidade em que a escola está situada ou de cidades vizinhas, pois este é um bom momento para apresentar e comentar sobre as mesmas, (re)significando especificidades sobre o espaço de vivência.
Para você saber mais:
Acesse o site http://www.cidades.com.br/ e encontre sugestões acerca do termo cidade e seu significado.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Registre, a partir da discussão realizada, as principais características da cidade na qual a escola está localizada, de cidades onde os alunos vivem, bem como de cidades do entorno, tendo por base as imagens apresentadas..
Peça que eles busquem acessar as suas vivências lembrando, por exemplo, do caminho que fazem diariamente de casa para a escola (e vice-versa), bem como na cidade em que vivem e em seu entorno.
Faça o registro no quadro com base nas inferências apresentadas pela turma.
Utilize, se necessário, reportagens de jornais ou algum outro material com características da cidade em que a escola está situada ou de cidades vizinhas, pois este é um bom momento para apresentar e comentar sobre as mesmas, (re)significando especificidades sobre o espaço de vivência.
Peça que os discentes registrem essas informações no caderno deles.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Informe a turma que será feito uma atividade sobre o tema trabalhado, a partir das discussões realizadas em sala de aula.
Peça que eles desenhem uma cidade mesclando elementos comuns vistos nas imagens mostradas à eles e da cidade em que vivem.
Peça, ao término da atividade, que alguns estudantes compartilhem objetivamente as suas reflexões.
Registre palavras-chave das informações compartilhadas pelos estudantes, a fim de ressignificar uma ideia geral após as apresentações feitas.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- WhatsApp; e-mail e Google Desenhos.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos o seguinte vídeo:
- Fiz uma supercidade de brinquedo com muitos carrinhos, bonecas e carros!, disponível aqui.
Solicite que os alunos identifiquem quais peças do brinquedo fazem parte de uma cidade.
Contextualização
De maneira sincrônica ou assincrônica, retome o vídeo e questione os alunos se a cidade que conhecem tem os mesmos elementos presentes na cidade de brinquedo.
Como sugerido nas orientações do plano original, faça perguntas como:
- A sua cidade (ou a cidade que conhece) tem muitos prédios e outras construções?
- Como são feitas as construções?
- Possuem muitos serviços?
- Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer?
Problematização
Esta etapa pode ser realizada de maneira sincrônica ou assincrônica.
Encaminhe, por e-mail ou WhatsApp, ou apresente as imagens previstas no plano original (Rio de Janeiro/RJ; Salvador/BA e Feira de Santana/BA), e questione os alunos se é possível identificar elementos urbanos comuns a cidades diferentes.
Ação propositiva
Nesta etapa, o professor deve apresentar o slide da Ação propositiva, conforme o plano original, e solicitar aos alunos que respondam: que características essas imagens têm em comum com a nossa cidade?
Em seguida, peça aos alunos que utilizem o Google Desenhos para fazer um registro dos elementos comuns, vistos nas imagens mostradas na Problematização e presentes na cidade onde vivem.
Lembre-se que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
Nesta etapa, o professor deve socializar com a sala toda, em um encontro virtual, os desenhos encaminhados anteriormente, e pedir para a turma fazer uma lista das características que apareceram em todos os desenhos encaminhados.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
- As 35 maiores cidades de São Paulo - disponível aqui;
- As melhores cidades para viver em cada estado do Brasil - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Você sabe quais são as maiores cidades do Brasil? - disponível aqui;
- 29 cidades mais bonitas do Brasil - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isabela Albuquerque
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Discutir o conceito de cidade, a partir da troca de experiências.
Habilidade (s) da Base: (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: