Plano de Aula
Plano de aula: Cidades brasileiras
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Para você saber mais:
Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado), a área onde existe concentração de habitantes, serviços e atividades.
Uma cidade tem um estilo de vida particular, marcada, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte, pela desenvolvimento de atividades econômicas).
Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.
Orientações:
Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro.
Peça que os estudantes identifiquem as características das cidades a partir do usos de imagens diferentes (cidade onde a escola está localizada, onde os estudantes vivem e do entorno), como forma de estimular a observação e análise com base na realidade dos mesmos.
Embora a proposta inicial preveja a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, utilize imagens impressas (da cidade onde a escola está localizada e de cidades do entorno). Caso ainda seja difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais como revistas, jornais, encartes, livros usados, etc. Outra possibilidade é que solicite, previamente, que os estudantes levem imagens de espaços da cidade na qual a escola está localizada, bem como de cidades do entorno.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que pode buscar exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Contextos prévios:
Vale ressaltar que o conceito de CIDADE é articulado no 4º ano de escolarização, através das habilidades EF04GE04 e EF04GE07, por isso, nesta aula, o objetivo não é construir o conceito e sim retomá-lo e ampliá-lo.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS