Plano de Aula

Plano de aula: Migrações: áreas de repulsão populacional

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa e mapeamento da migração na unidade da federação.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Papel metro ou cartolina, lápis, lápis de cor e hidrocor são materiais necessários para os estudantes fazerem os registros das atividades.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Quadro 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/46kBZTU6Ng8e36EhsYZgYR4JyQsJWjMfAEDJwV48jUmfXfTNTfDm66fjmMEv/geo5-01und05-acao-propositiva-quadro-1.pdf

História em quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vcEAnpuXFSfTRJJj3dvpEGbQvrTMYBK2T2THf9AKPSYh7qKXVUeDabcPSwz/geo5-01und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes situações, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto. Indique que os estudantes consultem o livro didático da turma para fazerem consultas sobre o tema.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA