Plano de Aula

Plano de aula: Migrações: áreas de repulsão populacional

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa e mapeamento da migração na unidade da federação.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Papel metro ou cartolina, lápis, lápis de cor e hidrocor são materiais necessários para os estudantes fazerem os registros das atividades.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Quadro 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/46kBZTU6Ng8e36EhsYZgYR4JyQsJWjMfAEDJwV48jUmfXfTNTfDm66fjmMEv/geo5-01und05-acao-propositiva-quadro-1.pdf

História em quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vcEAnpuXFSfTRJJj3dvpEGbQvrTMYBK2T2THf9AKPSYh7qKXVUeDabcPSwz/geo5-01und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes situações, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto. Indique que os estudantes consultem o livro didático da turma para fazerem consultas sobre o tema.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS