Plano de Aula
Plano de aula: Rompimento de barragens e impactos ambientais
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundando a conscicentização socioambiental local
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.
As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva, papel metro, cola, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar:
VÍDEO para ser exibido durante a CONTEXTUALIZAÇÃO:
Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 28 jan. 2019.
Reportagem extra a ser apresentada para os estudantes antes da aula:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos:
Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.
Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.
Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.
Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.
Peça que os estudantes leiam antes da aula a reportagem a fim de compreenderem melhor o processo de poluição dos rios ocorrido com o rompimento da barragem em Brumadinho/MG:
Entenda o que é minério de ferro, rejeito e barragem. G1. Disponível no site: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/30/entenda-o-que-e-minerio-de-ferro-rejeito-e-barragem.ghtml>. Acesso em: 28 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro.
Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha ocorrido rompimento de barragem e poluição de rios por rejeito de minérios em seu local de vivência ou próximo, utilize a situação como ponto de partida para a análise.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.
Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em
O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).
Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os alunos oralmente coloquem os principais elementos do vídeo apresentado na aula (e, se possível, da reportagem extra que deve ser apresentada antes desta aula):
- Onde se passam as notícias?
- Do que tratam as notícias?
Questione aos estudantes se já souberam de outro acontecimento semelhante que tenha ocorrido próximos à eles.
Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.
Vídeo disponível em:
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos, com no máximo 5 integrantes.
Relembre aos estudantes questões-chave trabalhadas na CONTEXTUALIZAÇÃO.
Se preciso, direcione a pergunta da Problematização: Quais as consequências da poluição dos rios pelo rompimento de barragens de rejeitos de minérios?
Lance o questionamento para a turma e faça o registro das respostas no quadro.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos grupos formados na etapa anterior.
Lembre à turma que as ações desenvolvidas nas fases anteriores (Contextualização e Problematização) ajudarão na fase em questão (Ação Propositiva).
Disponibilize imagens diversas de situações que resultam de um desastre ambiental conforme ocorrido em Mariana e em Brumadinho/MG para a turma. Imagens podem ser encontradas nos seguintes links (acesso em 22 de Abril, 2019)
Peça que os estudantes levem imagens sobre a temática da aula para ajudar na ilustração da atividade desta fase.
Disponibilize notícias para que os estudantes recortem as manchetes para enriquecer a atividade.
Coloque todas as imagens e manchetes de reportagens em uma mesa e solicite que um representante de cada grupo escolha algumas delas.
Oriente os estudantes a relacionarem as imagens e notícias selecionadas às consequências da poluição ocorrida dos rios ocorrida por rejeito de minérios: morte de animais, comprometimento do abastecimento de água e de energia, perda de plantações, dentre outros.
Peça que os grupos dialoguem sobre as imagens e manchetes selecionadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Prenda algumas folhas de papel metro em uma das paredes na sala de aula de modo a formar um grande mural.
Oriente cada grupo a colar no mural coletivo as imagens e manchetes selecionadas na fase anterior.
Oriente os estudantes a relacionarem as imagens e notícias selecionadas às consequências da poluição ocorrida dos rios ocorrida por rejeito de minérios: morte de animais, comprometimento do abastecimento de água e de energia, perda de plantações, dentre outros.
Lembre aos estudantes que devem utilizar as informações disponibilizadas durante as outras fases para a realização desta nova ATIVIDADE.
Após a construção feita por toda a turma, faça um resgate do que foi aprendido durante a aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Word.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema projetando o slide no encontro virtual com a turma, ou apenas exponha-o oralmente e dê seguimento a esta etapa como sugerido no plano original.
Contextualização
Para subsidiar este momento da aula, encaminhe à turma anteriormente o vídeo disponível aqui. Faça a contextualização como sugerido no plano original.
A atividade proposta nesta etapa da aula baseia-se em um vídeo que compõe uma reportagem, ou seja, pertencente à esfera jornalística, que é muito importante para o ensino da Geografia. Por isso, resgate com os alunos, no encontro virtual, as observações sobre o vídeo, questionando-os:
- Do que trata a notícia?
- Qual a localização geográfica do fato apresentado?
Problematização
Ainda em encontro virtual, apresente a problematização como na proposta original e prossiga coletando de todos os alunos, oralmente, suas reflexões sobre os questionamentos colocados.
Ação propositiva
Explique a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. Trata-se de uma adaptação do plano original.
Disponibilize alguns links (presentes no plano original), mas também deixe livre a pesquisa dos alunos. A ideia é que eles reflitam sobre que tipo de poluição os desastres ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho (MG) podem ocasionar às águas dos rios.
Com o auxílio dos familiares, os alunos devem elaborar um mapa mental, no papel ou no Word, sobre a poluição dos rios provocada pelo rompimento das barragens. Para a construção do mapa mental, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
- “Mapa mental: um método criativo de estudo”, disponível aqui;
- “Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes”, disponível aqui.
Peça que tirem foto do mapa mental elaborado e a compartilhem por WhatsApp, e-mail ou na página ou grupo virtual da classe.
Sistematização
Socialize com a turma toda, em um encontro virtual, os mapas mentais encaminhados anteriormente.
Convite às famílias
Peça que acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
- “Os cinco maiores desastres com barragens no mundo - Internet Show com Leandro Lima”, disponível aqui;
- ”Os 10 rompimentos de água mais poderosos”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isabela Albuquerque
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar a poluição de rios tendo como exemplo o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.
Habilidade (s) da Base: (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).