Plano de Aula

Plano de aula: Rompimento de barragens e impactos ambientais

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundando a conscicentização socioambiental local

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.

As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva, papel metro, cola, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

VÍDEO para ser exibido durante a CONTEXTUALIZAÇÃO:

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Reportagem extra a ser apresentada para os estudantes antes da aula:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos:

Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.

Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Peça que os estudantes leiam antes da aula a reportagem a fim de compreenderem melhor o processo de poluição dos rios ocorrido com o rompimento da barragem em Brumadinho/MG:

Entenda o que é minério de ferro, rejeito e barragem. G1. Disponível no site: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/30/entenda-o-que-e-minerio-de-ferro-rejeito-e-barragem.ghtml>. Acesso em: 28 fev 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro.

Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha ocorrido rompimento de barragem e poluição de rios por rejeito de minérios em seu local de vivência ou próximo, utilize a situação como ponto de partida para a análise.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.

O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS