Plano de Aula

Plano de aula: Rompimento de barragens e impactos ambientais

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundando a conscicentização socioambiental local

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.

As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva, papel metro, cola, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

VÍDEO para ser exibido durante a CONTEXTUALIZAÇÃO:

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Reportagem extra a ser apresentada para os estudantes antes da aula:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos:

Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.

Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Peça que os estudantes leiam antes da aula a reportagem a fim de compreenderem melhor o processo de poluição dos rios ocorrido com o rompimento da barragem em Brumadinho/MG:

Entenda o que é minério de ferro, rejeito e barragem. G1. Disponível no site: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/30/entenda-o-que-e-minerio-de-ferro-rejeito-e-barragem.ghtml>. Acesso em: 28 fev 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro.

Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha ocorrido rompimento de barragem e poluição de rios por rejeito de minérios em seu local de vivência ou próximo, utilize a situação como ponto de partida para a análise.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.

O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS