Plano de Aula

Plano de aula: Funções da cidade onde vivo

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não houver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Papel metro, cola, tesoura sem ponta, hidrocor, fita adesiva são materiais necessários para os estudantes.

Material complementar:

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BuYyCVHUvxHQwKu2h7MMsSVf4FB9TQsThUhZFWKJr4GmF4gfxAdex2wXWDHy/geo5-3und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Ficha 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U4By5859JFec9Dm5eTHnUmc3kQVGrv5ZAQwdXYwwTgdU7UhYMxXuHmCw9w38/geo5-3und05-acao-propositiva-atividade-1.pdf

Para você saber mais:

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Contextos prévios:

Todas as cidades são constituídas pelo trabalho do homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política (além de outras), é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm Acesso em 24 de novembro de 2018.

As cidades podem ser classificadas quanto à função(ões) mais significativa(s) que possue(m), podendo-se citar:

  • Cidades Comerciais
  • Cidades Industriais
  • Cidades Administrativas
  • Cidades Portuárias
  • Cidades Históricas
  • Cidades Universitárias
  • Cidades Religiosas
  • Cidades Turísticas

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte aos alunos o que eles entendem que a palavra atividade quer dizer. Reforce que a cidade compõe o município juntamente com a área rural.

No dicionário, a definição se refere “ocupação a que se dedica uma pessoa”.

Converse sobre as diversas atividades que uma pessoa possa realizar, como, por exemplo: atendente de balcão na padaria, garçom e entregador. É possivel, uma pessoa que trabalhe de atendente de balcão na padaria das 05h da manhã até as 11h, depois servir as mesas e ainda a noite entregar pizzas? Qual dessas seria sua atividade principal?

Precisaríamos saber o horário de dedicação das outras atividades. É possível que essa pessoa entregue pizzas só aos finais de semana e o trabalho de garçom acabou fazendo apenas para ficar no lugar do amigo que faltou.

Dessa maneira, sua atividade principal, por tempo de dedicação seria a de atendente.

Em seguida, pergunte se é possível uma cidade possa ter uma atividade principal.

Faça-os perceber a comparação da atividade principal que uma pessoa possa se dedicar com uma atividade principal que uma cidade pode desenvolver, que são as funções predominantes.

Caso, a escola não se localizar em área urbana, faça esse questionamento sobre as atividades do campo.

Como adequar à sua realidade: Busque reportagens e informações sobre a cidade em que vivem, a fim de adequar a aula à realidade da turma.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

http://www.reportermt.com.br/geral/77-tem-satisfacao-por-poder-morar-na-cidade-aponta-pesquisa-vetor/44601

https://diarionline.com.br/?s=noticia&id=87887

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS