GEO5_3UND05 - Ação propositiva - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Funções da cidade onde vivo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não houver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Papel metro, cola, tesoura sem ponta, hidrocor, fita adesiva são materiais necessários para os estudantes.
Material complementar:
Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BuYyCVHUvxHQwKu2h7MMsSVf4FB9TQsThUhZFWKJr4GmF4gfxAdex2wXWDHy/geo5-3und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Para você saber mais:
Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm
Contextos prévios:
Todas as cidades são constituídas pelo trabalho do homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política (além de outras), é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm Acesso em 24 de novembro de 2018.
As cidades podem ser classificadas quanto à função(ões) mais significativa(s) que possue(m), podendo-se citar:
- Cidades Comerciais
- Cidades Industriais
- Cidades Administrativas
- Cidades Portuárias
- Cidades Históricas
- Cidades Universitárias
- Cidades Religiosas
- Cidades Turísticas
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte aos alunos o que eles entendem que a palavra atividade quer dizer. Reforce que a cidade compõe o município juntamente com a área rural.
No dicionário, a definição se refere “ocupação a que se dedica uma pessoa”.
Converse sobre as diversas atividades que uma pessoa possa realizar, como, por exemplo: atendente de balcão na padaria, garçom e entregador. É possivel, uma pessoa que trabalhe de atendente de balcão na padaria das 05h da manhã até as 11h, depois servir as mesas e ainda a noite entregar pizzas? Qual dessas seria sua atividade principal?
Precisaríamos saber o horário de dedicação das outras atividades. É possível que essa pessoa entregue pizzas só aos finais de semana e o trabalho de garçom acabou fazendo apenas para ficar no lugar do amigo que faltou.
Dessa maneira, sua atividade principal, por tempo de dedicação seria a de atendente.
Em seguida, pergunte se é possível uma cidade possa ter uma atividade principal.
Faça-os perceber a comparação da atividade principal que uma pessoa possa se dedicar com uma atividade principal que uma cidade pode desenvolver, que são as funções predominantes.
Caso, a escola não se localizar em área urbana, faça esse questionamento sobre as atividades do campo.
Como adequar à sua realidade: Busque reportagens e informações sobre a cidade em que vivem, a fim de adequar a aula à realidade da turma.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://diarionline.com.br/?s=noticia&id=87887
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Apresente o slide aos alunos e pergunte: O que estão vendo?
Este momento é utilizado para que os alunos se aproximem da temática da aula e observe as diferenças entre as imagens. Veja que a primeira imagem retrata área urbana do município de Salvador/BA e a segunda do município de Camaçari/BA.
É importante, que os alunos percebam que as imagens representam aspectos relacionados as atividades dessas cidades.
Retome as discussões sobre as atividades principais das pessoas (slide 2) e trace um paralelo com os alunos sobre as características das cidades. Faça perguntas como: Será que todas as cidades apresentam as mesmas características? Será que possuem algo em comum?
Espera-se que nessa discussão os alunos percebam que as cidades possuem atividades diferentes que vão configurar diferentes funções para as mesmas. Por exemplo, nas imagens apresentadas, Salvador/BA pode ser vista como cidade turística, embora existam outras funções, como: histórica, residencial; portuária, etc. Já a cidade de Camaçari/BA possui predominantemente a Função Industrial, mas também coexiste a função residencial.
Dessa maneira, os alunos entenderão que as cidades podem ter várias funções.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens com atividades/funções da cidade em que vivem.
Contextualização
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro: Funções de minha cidade.
Este momento é utilizado para que os alunos se aproximem da temática da aula e observe as diferenças entre as imagens. Veja que a primeira imagem retrata a o município de Salvador e a segunda, parque industrial no município de Camaçari. É importante, que os alunos percebam que as imagens representam aspectos relacionados às características dessas cidades.
Lance o seguinte questionamento aos estudantes: O que estão vendo?
Retome as discussões sobre as atividades principais das pessoais articuladas no slide 2 e trace um paralelo com os alunos sobre as atividades (funções) das cidades.
Faça novas perguntas, como: Será que todas as cidades apresentam as mesmas atividades, funções? Será que possuem algo em comum?
Espera-se que nessa discussão os alunos percebam que as cidades possuem atividades diferentes que vão configurar diferentes funções para as mesmas. Por exemplo, nas imagens apresentadas, Salvador/BA pode ser vista como cidade turística, embora existam outras funções, como: histórica, residencial; portuária, etc. Já a cidade de Camaçari/BA possui predominantemente a Função Industrial, mas também coexiste a função residencial.
Dessa maneira, ao longo do desenvolvimento da aula, os alunos entenderão que as cidades podem ter várias funções. Considerando que as cidades podem ter várias funções, o foco desta aula também será trabalhar com as funções de sua cidade.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens com atividades/funções da cidade em que vivem.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupo, com no máximo, 5 componentes.
Retome as discussões sobre as características dos colegas, levante com eles alguma característica, como por exemplo o tamanho do cabelo. Todos os alunos tem cabelo? É possível um aluno ter cabelo maior que o outro?
Solicite aos alunos que reflitam e respondam ao questionamento apresentado: É possível as cidades terem atividades que predominam em comparação com as outras? Por quê?
Registe as respostas no quadro.
Ação propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Neste momento, há duas actividades a serem realizadas que se complementam.
Primeiro, distribua as imagens do material complementar aos grupos de alunos e eles identificam quais seriam os tipos de atividades representadas. O banco de imagens é um material de apoio a ser utilizado para a realização da primeira parte da atividade. Caso seja necessário faça acréscimos de imagens ou substituições. O ideal é que você construa um banco com as imagens da cidade em que vivem para disponibilizar aos estudantes.
Em seguida, os alunos selecionam um ou mais imagens anteriores para preencherem a FICHA 1 sobre sua cidade.
Caso, o aluno não ache uma imagem que represente a foto de sua cidade ou não more em área urbana, peça que faça a representação das funções da cidade por meio de desenho.
Ao final da atividade é preciso que fique claro aos alunos que algumas cidades podem apresentar características específicas, ou seja, apresentar funções específicas, como por exemplo, apresentar características, atividades, que a define como uma cidade história, cidade industrial, cidade portuária etc, mas isso não é uma regra. Trabalhar com o tema função das cidades requer cautela no sentido de estabelecer uma reflexão com os estudantes de que as funções não se configuram em algo engessado, pois a maioria das cidades não tem uma função rígida. Afinal, diferentes atividades são desenvolvidas nos diferentes setores da economia (primário, secundário, terciário, nos âmbitos formal e informal). Então, não dá para pensar nas funções das cidades como uma característica inerente a cada área urbana. As funções vão se mesclando e diferenciando ao longo da história da própria cidade.
Lembre-se que as características das cidades, ou seja, sua função será evidenciada pelo tipo de atividade desenvolvida.
Material complementar:
Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BuYyCVHUvxHQwKu2h7MMsSVf4FB9TQsThUhZFWKJr4GmF4gfxAdex2wXWDHy/geo5-3und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça a cada grupo de alunos para responderem a pergunta projetada no quadro, nos seus cadernos, explicando sobre o que define as funções da cidade onde moram.
Em seguida, cada grupo apresenta para a sala sua resposta, possibilitando a retomada das discussões anteriores e a socialização das escritas realizadas.
É importante que na comparação entre as respostas, você retome que as cidades podem ter várias funções, devido atividades diferentes desenvolvidas pelas cidades. Caso seja necessário reapresente os exemplos das imagens iniciais: Salvador/BA e Camaçari/BA e até as imagens da Ação Propositiva.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Word.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, solicite aos alunos que pesquisem, um dia antes da aula, o significado da palavra ATIVIDADE.
Contextualização
Esta etapa da aula pode ser realizada de maneira sincrônica ou assincrônica.
Para prosseguir de maneira assincrônica, encaminhe as imagens previstas no slide (Salvador/BA e Camaçari/BA) por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola para comunicação com a turma, e peça que as observem.
Problematização
Apresente a problematização aos alunos conforme o plano original. Entretanto, os registros das respostas devem ser realizados individualmente, no caderno ou em bloco de notas.
Ação propositiva
Nesta etapa, o professor explica a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. A ideia é que, em uma aula virtual, o professor realize com os alunos a atividade proposta no plano original, mostrando as imagens que estão no material complementar (anteriormente indicadas para impressão) e dialogando sobre elas no sentido de destacar as características específicas das cidades, e que podem defini-la como cidade histórica, industrial, portuária etc.
Em seguida, apresente o modelo de tabela abaixo e peça para os alunos fazerem uma semelhante, com as imagens encaminhadas por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.
Peça que tirem foto tabela elaborada e a compartilhem com você e os outros alunos.
Sistematização
Nesta etapa, o professor socializa com a turma as tabelas de todos os alunos.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
- As cidades: definição, organização e funções - Extensivo Geografia | Descomplica - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isabela Albuquerque
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Diagnosticar algumas funções das cidades, focando a cidade em que vive.
Habilidade (s) da Base: (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.