Plano de Aula

Plano de aula: Funções da cidade onde vivo

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não houver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Papel metro, cola, tesoura sem ponta, hidrocor, fita adesiva são materiais necessários para os estudantes.

Material complementar:

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BuYyCVHUvxHQwKu2h7MMsSVf4FB9TQsThUhZFWKJr4GmF4gfxAdex2wXWDHy/geo5-3und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Ficha 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U4By5859JFec9Dm5eTHnUmc3kQVGrv5ZAQwdXYwwTgdU7UhYMxXuHmCw9w38/geo5-3und05-acao-propositiva-atividade-1.pdf

Para você saber mais:

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Contextos prévios:

Todas as cidades são constituídas pelo trabalho do homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política (além de outras), é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm Acesso em 24 de novembro de 2018.

As cidades podem ser classificadas quanto à função(ões) mais significativa(s) que possue(m), podendo-se citar:

  • Cidades Comerciais
  • Cidades Industriais
  • Cidades Administrativas
  • Cidades Portuárias
  • Cidades Históricas
  • Cidades Universitárias
  • Cidades Religiosas
  • Cidades Turísticas

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte aos alunos o que eles entendem que a palavra atividade quer dizer. Reforce que a cidade compõe o município juntamente com a área rural.

No dicionário, a definição se refere “ocupação a que se dedica uma pessoa”.

Converse sobre as diversas atividades que uma pessoa possa realizar, como, por exemplo: atendente de balcão na padaria, garçom e entregador. É possivel, uma pessoa que trabalhe de atendente de balcão na padaria das 05h da manhã até as 11h, depois servir as mesas e ainda a noite entregar pizzas? Qual dessas seria sua atividade principal?

Precisaríamos saber o horário de dedicação das outras atividades. É possível que essa pessoa entregue pizzas só aos finais de semana e o trabalho de garçom acabou fazendo apenas para ficar no lugar do amigo que faltou.

Dessa maneira, sua atividade principal, por tempo de dedicação seria a de atendente.

Em seguida, pergunte se é possível uma cidade possa ter uma atividade principal.

Faça-os perceber a comparação da atividade principal que uma pessoa possa se dedicar com uma atividade principal que uma cidade pode desenvolver, que são as funções predominantes.

Caso, a escola não se localizar em área urbana, faça esse questionamento sobre as atividades do campo.

Como adequar à sua realidade: Busque reportagens e informações sobre a cidade em que vivem, a fim de adequar a aula à realidade da turma.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

http://www.reportermt.com.br/geral/77-tem-satisfacao-por-poder-morar-na-cidade-aponta-pesquisa-vetor/44601

https://diarionline.com.br/?s=noticia&id=87887

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA