Plano de Aula

Plano de aula: Transformações na cidade

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas se desejar, é possível encadear as aula de maneira que os planos complementam-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNtZbcQGqkXC3nMEbsKJSZnpqJjY5KzqUUKXGZJ4wpb3XbYUkbanbq72bdv2/geo5-3und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Vídeo “ANIVERSÁRIO DE SALVADOR - 469 ANOS” (Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=gXp4tPoL-vI) que mostra de forma breve aspectos sobre o crescimento, a história e a cultura da Cidade de Salvador para embasar a aula com o tema “mudanças na cidade”. Se possível, exiba o vídeo para os estudantes antes do desenvolvimento da aula.

http://domtotal.com/periscopio/60/2008/08/brasil-como-enfrentar-o-crescimento-urbano/

http://varelanoticias.com.br/antes-e-depois-fotos-mostram-mudancas-de-salvador-ao-longo-dos-anos-veja/

https://www.youtube.com/watch?v=gXp4tPoL-vI

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema “A PAISAGEM DA CIDADE E SUAS TRANSFORMAÇÕES” convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro. É interessante disponibilizar durante a aula imagens diferentes (cidade onde a escola está localizada, onde os estudantes vivem e do entorno), como forma de estimular a observação e análise com base na realidade dos mesmos.

Embora a proposta inicial preveja a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, utilize imagens impressas (da cidade onde a escola está localizada e de cidades do entorno). Caso ainda seja difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais como revistas, jornais, encartes, livros usados, etc. Outra possibilidade é que solicite, previamente, que os estudantes levem imagens de espaços da cidade na qual a escola está localizada, bem como de cidades do entorno.

Como adequar à sua realidade:

Utilize exemplos de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).

Partindo do local (cidades localizadas em sua macrorregião) é possível ir avançando para chegar em realidades mais distantes da que os discentes vivenciam.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS