Plano de aula: Ensinar migração e o deslocamento de pessoas nos lugares

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa e mapeamento da migração na unidade da federação.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes. Materiais recicláveis (palitos de picolé, tampinhas de garrafa Pet, etc). Folhas de papel quadriculado para elaboração de gráfico de barras.

Materiais complementares:

Ficha 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Maj9ZZbbAJZ6hSwXSSJnapf7yQPagqmWJtExFjTNSx7U3MJDe9fkFd5JaxmH/geo5-01und01-problematizacao-ficha-1.pdf

É imprescindível para a realização desta aula que, em momento anterior, seja apresentada e orientada a pesquisa para preenchimento da Ficha 1.

A aplicação prévia da Ficha 1 com funcionários da escola (amostragem) garantirá que os estudantes investiguem a temática da aula à luz de uma realidade próxima.

Verifique o total de alunos presentes para poder distribuir entre eles a Ficha 1 para a investigação proposta.

Peça que os estudantes organizem-se em duplas para procederem a aplicação da Ficha 1.

Ressalte que a amostragem (participantes da pesquisa) será composta por funcionários da escola.

Os alunos podem aplicar a Ficha 1 entre funcionários da escola, inclusive com o(a) professor(a) deles, dos anos anteriores.

Limite a quantidade de questionários a ser aplicada, um por dupla de aluno.

Marque uma data para recolhimento da Ficha preenchida.

Para você saber mais: O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade.

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

Contextos prévios: Habilidades conexas: EF04GE01, EF04GE02, EF04GE06, EF05GE08, EF06GE01, EF06GE02.

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro; A proposta inicial prevê a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, busque imagens impressas. Se ainda for difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais diversos ou ainda solicite previamente que os estudantes tragam imagens de casa. Tais ações devem ser seguidas como forma de chegar ao tema deslocamentos populacionais.

Contextos prévios:

A ideia central é trabalhar e consolidar a noção sobre MIGRAÇÃO, refletindo sobre as possíveis motivações para que tal processo ocorra. Então, caso utilize outros exemplos, sugere-se que ainda sejam mais genéricos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA