Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugere-se a adaptação por sequência, uma vez que os cinco planos de aula apresentam similaridades no que se refere ao estudo das dinâmicas populacionais.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Word; Google ou outra ferramenta de pesquisa.
Valores trabalhados
Direitos humanos e solidariedade
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, a seguinte imagem:

Peça aos alunos que registrem o que acham que essa charge representa. Esta imagem é indicada originalmente em um dos planos da sequência.
Contextualização
De maneira assincrônica, peça que os alunos assistam ao seguinte vídeo:
- Criando juntos: A imigração – disponível aqui.
Solicite que registrem:
- Quem são os personagens que aparecem no vídeo;
- Por que eles se mudaram para o Brasil;
- Quais eram os trabalhos dos pais;
- Quem cuidava das crianças;
- Como foi a vida das crianças logo que chegaram.
Os registros podem ser feitos no caderno e compartilhados com o professor por meio de uma foto.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, apresente a imagem visualizada anteriormente, na apresentação do tema, com o seguinte questionamento:
“O que leva as pessoas a migrarem de uma região para outra?”
(Problematização da proposta original do plano GEO5_01UND03)

Peça que os alunos anotem suas respostas ao questionamento.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o seguinte texto:

Este trecho foi retirado da Atividade da ação propositiva do plano GEO5_01UND03.
Em seguida, peça que os alunos pesquisem na internet dois casos de deslocamento de pessoas:
- Migração interna (deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, entre regiões, estados e municípios);
- Migração externa (deslocamento de pessoas de um país para outro país).

É importante que, na descrição da situação de migração, os alunos destaquem os motivos que levaram ao deslocamento; se houve espontaneidade na migração, ou seja, o que pode ter atraído as pessoas para o local de destino; ou se foi um motivo forçado, isto é, quais são os fatores repulsivos, o que fez com que as pessoas saíssem do local de origem.
A tabela pode ser feita no Word ou em um simples papel em branco, e encaminhada ao professor por foto ou mesmo em um arquivo anexado por e-mail.
A fim de refletir sobre o momento peculiar que todo o mundo está passando com a pandemia de Covid-19, coloque aos alunos, posteriormente, a seguinte questão:
- Como serão os deslocamentos de pessoas depois do coronavírus?
Nas orientações do plano GEO5_01UND02, os termos emigração e imigração são destacados, e você pode dialogar sobre eles com os alunos:
“O termo EMIGRAÇÃO corresponde à saída de pessoas do lugar de origem, ao passo que IMIGRAÇÃO corresponde à chegada de pessoas a um novo lugar. As migrações ocorrem no mundo desde o início da história da humanidade.”
Sistematização
Nesta etapa, encaminhe aos alunos o caça-palavras originalmente proposto no plano de aula GEO5_01UND03, e siga as orientações pedindo que encontrem as palavras que são motivos ou causas dos deslocamentos populacionais (emprego, estudo, filhos, moradia, pais, saúde e segurança).
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- A migração no mundo - disponível aqui;
- Migrantes: documentário - disponível aqui;
- Geografia: migrações e seus tipos (população) - disponível aqui.