Plano de Aula
Plano de aula: Movimento aparente dos astros
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Movimento de rotação da terra
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Para a realização deste plano será importante providenciar os seguintes materiais: papel rascunho, lápis, borracha, palito de dente ou outro similar, relógio analógico, régua de, no mínimo, 10 cm, transferidor escolar de 180º e área externa ensolarada. Para seu embasamento você pode ler mais em:
- Instrumentos usados para medir a passagem do tempo
- Por que o dia tem 24 horas?
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml#.W0OBi0IX76o
- Descubra por que o dia tem 24 horas
- Medindo a passagem do tempo durante o dia e durante a noite
- Dia solar e dia sideral
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o_do_dia
- Um dia em Mercúrio - para exemplificar a diferença na duração dos dias e das noites em outros planetas do nosso sistema solar.
www.astropt.org/2012/04/15/um-dia-em-mercurio/
- Ou em outras regiões do planeta Terra
https://www.youtube.com/watch?v=4hN2anCgBq4
https://www.youtube.com/watch?v=NhT9ewmcdqQ
https://www.youtube.com/watch?v=uzNj3wvFTjI
- Conceitos de Tempo
Título da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Solicite aos estudantes que digam o que sabem sobre a duração do dia e da noite. Faça perguntas do tipo:
"Vocês sabem me dizer quanto tempo dura o dia? E a noite? Muito tempo, pouco tempo? O que acham?". Neste momento de levantamento do conhecimento prévio não há erro ou acerto nas respostas. Peça que respondam oralmente quantas horas eles pensam que dura o dia e quantas horas acham que dura a noite. Pergunte se eles têm alguma informação sobre diferença na duração em horas do dia e da noite na cidade onde moram ou em qualquer outro ponto do planeta Terra. "A mudança de estação influencia sobre a duração do dia ou da noite? Em caso positivo, o que acontece?"
Para seu suporte e embasamento, leia mais em:
- Saiba porque a duração da luz solar é diferente em várias partes do globo
http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2012/10/saiba-por-que-duracao-da-luz-solar-e-diferente-em-varias-partes-do-globo.html, acesso em 16 de julho de 2018.
- O movimento aparente do Sol
http://www.oba.org.br/cursos/astronomia/omovimentoaparentedosol.htm
- Noite e Dia
http://www.cienciamao.usp.br/dados/aas_antigo/_diaenoite.arquivo.pdf
- Os Efeitos da Latitude sobre a duração dos dias e noites
http://www.astrosurf.com/skyscapes/disc/latitude/latitude.html, acesso em 16 de julho de 2018.
- Dia e Noite A palavra “Dia” tem dois significados: Dia Solar e Dia Sideral
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o_do_dia
http://blogs.ibahia.com/a/blogs/estrelas/2014/01/04/686/
- DIA SIDERAL E DIA SOLAR, QUAL A DIFERENÇA?
A Terra leva 23 horas e 56 minutos para completar uma volta em torno de si mesma, tomando como referência as estrelas distantes, é o dia sideral. É preciso esperar mais 4 minutos para o planeta fazer face novamente ao Sol, completando as 24 horas, este é dia solar. Esse atraso de 4 minutos é devido à translação da Terra, a cada dia nosso planeta percorre cerca de 2.600.000 km em torno do Sol (108.000 km/h), assim a cada dia o Sol muda um pouco de ângulo em relação à Terra, equivalente aos 4 minutos.
https://plus.google.com/+AstronomiaamadoraBlogspotBr/posts/2pimskTRSV8, acesso em 16 de julho de 2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS