Plano de Aula

Plano de aula: Calendário Astronômico

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Movimento de rotação da terra

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: um calendário comum e um calendário astronômico com dados da sua cidade ou de uma cidade próxima (capital) que informe sobre o nascer e o ocaso do Sol e da Lua. Caso não seja possível encontrar um calendário astronômico para sua localidade, você poderá extrair os dados do Stellarium. O Stellarium é um planetário de código aberto que você baixa gratuitamente em seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio na sua cidade. Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas para acessar os dados que você precisa.

http://stellarium.org/pt/ acesso em 26 de julho de 2018.

Abaixo você acessa a Hora Legal Brasileira.

http://www.horalegalbrasil.mct.on.br/HoraLegalBrasileira.php acesso em 26 de julho de 2018.

O Anuário Astronômico do Observatório Nacional também é um material muito rico do qual você poderá extrair muitas informações interessantes. Nele há a seguinte orientação de acesso a dados por diferentes cidades pelo Brasil afora: o público ainda encontra no Anuário os instantes do nascer, passagem meridiana e ocaso do Sol, Lua e planetas, para as cidades de Belém, Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Para obter as informações de outras localidades, basta enviar a solicitação para o e-mail anuario@on.br.” Acesse em:

http://www.on.br/index.php/pt-br/ultimas-noticias/279-anuario-do-observatorio-nacional-2017-esta-disponivel-em-versao-impressa-e-online.html acesso em 30 de julho de 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Pergunte aos estudantes quais tipos de calendários eles conhecem. Pergunte: qual tipo de informação podemos obter com um calendário comum? Explore com os estudantes as informações de um calendário comum. Solicite que digam o ano, mês e dia corrente, a partir do calendário comum. De posse do calendário astronômico, pergunte que informações este tipo de calendário nos fornece em comparação ao outro. Será que são as mesmas informações em um e no outro? Pergunte se os alunos acham que os calendários sempre foram feitos da mesma forma em todos os lugares.

Para seu embasamento e suporte às discussões na sala de aula, leia mais em:

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html acesso em 30 de julho de 2018.

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quais-os-tipos-de-calendarios-existentes.html acesso em 30 de julho de 2018.

https://www.juraemprosaeverso.com.br/TudoSobre/CalendariosDeTodoETC.htm acesso em 30 de julho de 2018.

http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-santuario-stonehenge.htm

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-para-que-foi-construida-stonehenge/