Plano de Aula

Plano de aula: A relação entre cobertura vegetal e a erosão

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ciclo hidrológico: permeabilidade do solo, cobertura vegatal e erosão do solo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Três galões de água de 20 litros cortados longitudinalmente preservando o bocal e o fundo, para fazer uma amostra para turma. Se preferir, cada pequeno grupo pode fazer sua própria amostra, nesse caso são necessários três garrafas pets de dois litros cortadas longitudinalmente, preservando o bocal e o fundo, para cada grupo de três a cinco estudantes. Para cada garrafa pet, providencie um recipiente transparente para para coleta e observação da água: pode ser um becker, outra garrafa pet ou materiais semelhantes. Amostra de solo, solo com cobertura vegetal (grama, galhos ou folhas secas), pedras, cascalho, água e regador.

*Observe a imagem no slide “Mão na massa”, que representa a amostra.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes sabem sobre o assunto. Faça questionamentos do tipo: O que é erosão do solo? Quais tipos existem? Você já observou esse fenômeno? Em que situação?