Material complementar
Plano de Aula
Plano de aula: A influência das florestas no clima brasileiro
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ciclo hidrológico: permeabilidade do solo, cobertura vegatal e erosão do solo
Descrição
Este plano de aula tem como objetivo promover a compreensão do papel das florestas brasileiras no equilíbrio climático e estimular o pensamento crítico em relação ao uso da IA na produção e verificação de informações. Por meio da análise de textos verdadeiros, falsos e exagerados, os estudantes são levados a refletir sobre a confiabilidade das fontes de informação, especialmente quando se trata de temas ambientais. A proposta também envolve uma atividade prática com imagens de satélite e pesquisa sobre o desmatamento e suas consequências climáticas, culminando na produção de materiais explicativos que relacionam as florestas, o clima e os riscos da desinformação. A aula articula competências científicas e digitais, promovendo o uso ético da tecnologia e a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à internet.
Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: Um último desafio. Disponível em: https://learningapps.org/36396799.
Materiais diversos:
imagens diversas e em pares para a construção do jogo da memória.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Interações entre os seres vivos e o ambiente (florestas e clima).
- Cultura digital: uso ético e consciente da informação.
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a influência das florestas no clima brasileiro e refletir sobre como o uso consciente da IA pode contribuir para combater a desinformação — ou, quando mal utilizada, gerar novas formas de desinformação.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
5. Cultura digital.
10. Responsabilidade e cidadania.
Acesse
- INMET. Clima e anomalias de temperatura média anual. Disponível em: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/page&page=anomaliaTempMediaAnual. Acesso em: 11 ago. 2025.
- NERDOLOGIA. Aquecimento Global. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sovsUzYZFM. Acesso em: 11 ago. 2025.
Bibliografia
- LOUBACK, Andréia Coutinho. Crianças precisam pertencer às soluções da crise climática. Lunetas, 6 dez. 2022. Disponível em: https://lunetas.com.br/paulo-moutinho/. Acesso em: 10 jun. 2025.
- ONU BRASIL. O que são as mudanças climáticas? [online]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/175180-o-que-s%C3%A3o-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas. Acesso em: 11 jun. 2025.
- NEXO JORNAL. O aumento da temperatura mundial desde 1850 resumido em uma imagem. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/09/02/O-aumento-da-temperatura-mundial-desde-1850-resumido-em-uma-imagem. Acesso em: 11 ago. 2025.
- O GLOBO. Temperatura média da Terra cresceu 1,02°C desde século XIX. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/temperatura-media-da-terra-cresceu-102-grau-celsius-desde-seculo-xix-18002272. Acesso em: 11 ago. 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 65 minutos.
Este plano visa promover uma aprendizagem crítica sobre o papel das florestas no equilíbrio climático e, simultaneamente, estimular a reflexão sobre a confiabilidade das informações disponíveis na internet, especialmente diante da ascensão da IA. A proposta envolve análise de imagens, comparação de informações verdadeiras e falsas geradas por IA e discussões mediadas sobre fontes seguras e os riscos da desinformação ambiental.
Dificuldades antecipadas:
• Alunos podem não estar familiarizados com o conceito de IA. O professor deve começar com uma explicação simples, usando exemplos cotidianos (como assistentes de voz, vídeos recomendados, ChatGPT, Copilot, Gemini, Deep Seek etc.).
• A comparação entre uma notícia verdadeira e outra falsa pode confundir inicialmente os estudantes. Portanto, escolha materiais acessíveis e oriente a análise com perguntas guiadas.