Plano de Aula

Plano de aula: Floresta em movimento: um jogo sobre o ciclo da água

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre A água está em tudo: ciclo da água

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Descrição

Este plano de aula foi pensado para ser realizado em uma aula de 50 minutos, com foco no ciclo da água, incluindo as mudanças de estados físicos da água e os elementos que influenciam nessa ciclagem.

A finalidade é que as crianças sejam capazes de explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações no equilíbrio dos ecossistemas, além de justificar a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água.

Nesta aula, a turma avança no debate sobre mudanças climáticas e o produto final é um jogo feito com ferramentas de IA. Com imagens de fenômenos e eventos climáticos agravados pelas mudanças climáticas, as discussões começam disparando questionamentos e hipóteses na parte inicial da aula. Depois, uma conversa em grupo leva a concluir a relação entre as mudanças climáticas, o ciclo hidrológico e as florestas. Por fim, os estudantes constroem um jogo virtual para explicar o ciclo da água e justificar a importância da conservação das coberturas vegetais e florestas.

É imprescindível que o professor tenha propriedade no uso das ferramentas de IA que serão usadas pelos estudantes: Copilot e MakeCode. Utilize-as antes de apresentá-las à turma, para se familiarizar com elas e saber como orientar as crianças a acessarem e cumprirem as tarefas propostas. O Copilot é uma ferramenta de pesquisa que gera respostas em imagens e textos, sendo necessário fazer um cadastro para acesso. Já o MakeCode é uma plataforma de programação que requer conhecimento avançado. Você pode se cadastrar na plataforma previamente e apropriar-se de como utilizá-la por meio deste vídeo do YouTube: “MakeCode Arcade - Primeiros Passos”.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Imagens ou reportagens de inundação, degelo de geleiras, ondas de calor, seca, ciclones, monções, la Niña, el Niño. Pode usar as selecionadas no Anexo.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Ciclo hidrológico.

Objetivos de aprendizagem

  • Explicar o ciclo da água e as mudanças de estado físico da água.

  • Elaborar um jogo para relacionar os elementos que influenciam o ciclo da água.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

5. Cultura Digital.

8. Autoconhecimento e autocuidado.

10. Responsabilidade e Cidadania.

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Avançado
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 min

Este plano de aula tem foco em utilizar conhecimentos sobre o ciclo hidrológico para relacionar os fatores que o influenciam, defendendo a importância da conservação dos ecossistemas florestais. O objetivo é que as crianças sejam capazes de criar um jogo que relacione o papel das florestas e coberturas vegetais ao ciclo hidrológico e ao clima.

Dificuldades antecipadas: relacionar os fenômenos climáticos à fisiologia vegetal e a evapotranspiração das florestas.

Algumas crianças podem ter dificuldade em usar a ferramenta de criação do jogo. Você precisará se preparar testando a ferramenta MakeCode com seu usuário e senha e, antes da aula, apresente a ferramenta para a turma criar sua conta (usuário e senha), explorar, fazer criações e testes livres para que, durante a execução da proposta, já saibam como utilizar.

Você pode orientá-las a usar outra ferramenta digital de busca para criar um passo a passo de como elaborar o jogo, como o Copilot.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 min

Parte 1

Escreva no centro da lousa a seguinte frase (ou projete-as em uma apresentação de slides): “Mudanças climáticas são…”.

Com a turma, faça uma tempestade de ideias. Adicione na lousa as palavras-chave que resumem as respostas corretas dos estudantes. Eles deverão retomar o que aprenderam na aula anterior, podendo consultar o mapa mental que fizeram.

Finalize esta primeira parte informando que aprenderemos mais sobre os fenômenos envolvidos no ciclo da água e que vamos demonstrar qual a influência desse ciclo nas mudanças climáticas e vice-versa.

Parte 2

Imprima em folhas sulfite as imagens da apresentação (Anexo 1) que ilustram os seguintes fenômenos e eventos climáticos, relacionados ao ciclo hidrológico e que influenciam nas mudanças climáticas:

El Niño: Um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que altera os padrões de chuva global e pode causar secas e inundações em várias partes do mundo.

La Niña: O oposto de El Niño, caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do Pacífico, levando a padrões climáticos opostos aos de El Niño, como chuvas intensas em algumas regiões e secas em outras.

Monções: Ventos sazonais que causam períodos de chuvas intensas e inundações em regiões como o Sul da Ásia, afetando drasticamente o ciclo da água e a agricultura.

Ciclones tropicais: Incluem furacões, tufões e ciclones, que são sistemas de baixa pressão com ventos fortes e chuvas torrenciais, impactando o ciclo da água ao causar inundações e mudanças na geografia costeira.

Secas: Períodos prolongados de precipitação abaixo da média, levando à escassez de água, afetando a agricultura, o abastecimento de água e os ecossistemas.

Inundações: Causadas por chuvas intensas, derretimento de neve ou falhas em barragens, elas podem alterar o fluxo dos rios e impactar as comunidades.

Ondas de calor: Períodos prolongados de calor extremo que aumentam a evaporação e a demanda por água, exacerbando a escassez de água.

Degelo de geleiras: O derretimento acelerado de geleiras e calotas polares devido ao aquecimento global, que afeta o nível dos oceanos e a disponibilidade de água doce.

Peça que a turma forme 8 grupos e entregue uma imagem para cada grupo. Em uma folha separada, cada grupo deverá escrever tudo o que consegue relacionar à imagem. Depois de 3 minutos, os grupos trocam as imagens e fazem a mesma tarefa com a outra fotografia. Repita isso 5 vezes.

Peça que compartilhem o que escreveram. Chame um grupo por vez e, depois que falarem tudo, convide outros grupos a complementarem. Então, pergunte-lhes:

- Qual é a relação entre as mudanças climáticas, o ciclo hidrológico e as florestas?

Deixe que conversem sobre isso nos grupos e peça que escrevam um parágrafo curto para responder. Depois de alguns minutos, peça que cada grupo leia em voz alta. Produzam juntos um único parágrafo e escrevam na lousa.

Espera-se que a turma chegue à conclusão que as mudanças climáticas, o ciclo hidrológico e as florestas estão profundamente interligados em um ciclo de influência mútua. As mudanças climáticas alteram o ciclo hidrológico ao modificar padrões de precipitação, aumentar a frequência de eventos climáticos extremos como secas e inundações, e afetar a evaporação e a transpiração. As florestas desempenham um papel crucial nesse ciclo, pois atuam como grandes reservatórios de água, influenciando a umidade do solo e a reciclagem de água por meio da transpiração das plantas.

1. Florestas e o Ciclo Hidrológico: As florestas regulam o ciclo da água por meio da interceptação da chuva pelas copas das árvores, do armazenamento de água no solo e da liberação de vapor d'água para a atmosfera. Elas ajudam a manter a estabilidade dos fluxos de água, prevenindo erosão e inundações.

2. Mudanças Climáticas e Florestas: As mudanças climáticas podem afetar a saúde das florestas quando acontecem temperaturas mais altas, secas prolongadas e alterações nos padrões de precipitação, o que pode levar à perda de biodiversidade, maior vulnerabilidade a incêndios florestais e mudanças na distribuição das espécies.

3. Florestas e Mitigação das Mudanças Climáticas: As florestas atuam como sumidouros de carbono, absorvendo dióxido de carbono da atmosfera e ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A preservação e a restauração das florestas são estratégias essenciais para combater as mudanças climáticas.


Atividade

Tempo previsto: 20 min

Parte 1

Proponha às crianças produzirem um jogo na plataforma MakeCode para relacionar ciclo hidrológico e a importância das florestas. Se tiverem dificuldade, indique-lhes que pesquisem no Copilot como fazê-lo. Vocês poderão criar um jogo para a turma ou reunir os estudantes em grupos, conforme a disponibilidade dos recursos eletrônicos e digitais.

Passo a passo para criar um jogo no MakeCode:

Passo 1: Acesse o MakeCode no site MakeCode Arcade e crie um novo projeto, clicando em "New Project". Então, dê um nome ao seu jogo, como "Ciclo da Água e Mudanças Climáticas".

Passo 2: Escolha um cenário para o jogo e, no editor do MakeCode, vá para a guia "Sprites" e selecione "Set background image". Escolha ou desenhe um cenário com o tema “ciclo da água”.

Crie sprites para representar diferentes elementos do ciclo da água, como nuvens, gotas de chuva, rios, oceanos, e neve. Você pode desenhá-los na seção "Sprites" e nomeá-los de acordo.

Passo 3: Faça a programação dos Sprites.

• Movimento das nuvens: Crie um código para mover as nuvens pelo céu. Use blocos "on start" e "forever" para fazer com que elas se movam horizontalmente.

• Criação da chuva: Programe as nuvens para "chover" quando tocarem em uma determinada posição. Use blocos "if" para verificar a posição e "Create sprite" para criar gotas de chuva.

Passo 4: Adicione as etapas do ciclo da água.

• Evaporação: Programe a água do rio/oceano para "evaporar" criando um evento em que as gotas de água se transformam em vapor ao atingir a superfície.

• Condensação: Quando o vapor atinge o topo da tela, ele deve se transformar em nuvens novamente.

• Precipitação: As nuvens devem "chover" novamente quando atingirem uma certa posição, completando o ciclo.

Passo 5: Adicione os eventos das mudanças climáticas relacionadas ao ciclo hidrológico.

• Aquecimento global: Crie um evento que aumenta a temperatura do jogo. Use um bloco de variável para a temperatura e aumente-o periodicamente.

• Efeitos da temperatura: Programe para que, ao aumentar a temperatura, haja mais evaporação e chuvas mais intensas, simulando os efeitos das mudanças climáticas.

Passo 6: Adicione controles para permitir que o jogador mova uma gota de água pelo ciclo. Use os blocos "controller" para configurar os controles de movimento. Defina objetivos como coletar certa quantidade de água ou manter a temperatura abaixo de um determinado nível para vencer.

Passo 7: Faça testes e ajustes finais. Jogue o jogo várias vezes para identificar possíveis problemas ou melhorias.

Passo 8: Salve o projeto e publique no MakeCode para compartilhar com outros estudantes e amigos.


Momento de reflexão/sistematização

Tempo previsto: 20 min

Proponha que as crianças testem o jogo e expliquem cada mudança de estado físico e fenômeno envolvido no ciclo da água. Se precisar, deverão fazer ajustes nos códigos ou adicionar novos comandos. Avalie-as durante o jogo e faça perguntas sobre os conceitos que aparecem.