GEO3_10UND03 - Palavras (Problematização)
Plano de Aula
Plano de aula: A preservação hídrica na agricultura
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água e impactos socioamebientais.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A turma deve estar organizada em duplas previamente.
Materiais necessários: Garrafa pet de 2 litros com água, 1 copo de 200ml, 1 copo de 50 ml, impressões de palavras e de atividade.
Material complementar:
Palavras para recorte da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dpRuYGjBM2gcJ8UewmJUhZvTfvgs26umfrGAq25YqYjZuuYZYBjHRpnQKjgF/geo3-10und03-palavras-problematizacao.pdf
Atividade ação propositiva:
Para você saber mais:
Agricultura: Cultivo do solo para produção de alimentos.
Aquíferos: Formação geológica na qual a porosidade e permeabilidade permite o acúmulo de água no subsolo.
DRUGOWICH, M. I. et al. A Água na Agricultura. Campinas, CATI 2017. 44p. Disponivel em: <https://agricultura.sp.gov.br/media/13375-uso-racional-da-%C3%A1gua-na-agricultura.pdf> Acesso em: 22 fev 2019.
SILVA JUNIOR, Lauro de Oliveira; CAETANO, Lúcio Carramillo. Aquíferos. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Aquiferos-1377.html> Acesso em: 22 fev 2019
Situação da água no mundo. Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/agua-no-mundo>. Acesso em: 22 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o tema da aula e peça aos alunos que leiam de forma conjunta o título desta aula.
Escreva o tema no quadro, caso esteja disponível um projetor.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA