GEO3_10UND03 - Palavras (Problematização)
Plano de Aula
Plano de aula: A preservação hídrica na agricultura
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água e impactos socioamebientais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A turma deve estar organizada em duplas previamente.
Materiais necessários: Garrafa pet de 2 litros com água, 1 copo de 200ml, 1 copo de 50 ml, impressões de palavras e de atividade.
Material complementar:
Palavras para recorte da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dpRuYGjBM2gcJ8UewmJUhZvTfvgs26umfrGAq25YqYjZuuYZYBjHRpnQKjgF/geo3-10und03-palavras-problematizacao.pdf
Atividade ação propositiva:
Para você saber mais:
Agricultura: Cultivo do solo para produção de alimentos.
Aquíferos: Formação geológica na qual a porosidade e permeabilidade permite o acúmulo de água no subsolo.
DRUGOWICH, M. I. et al. A Água na Agricultura. Campinas, CATI 2017. 44p. Disponivel em: <https://agricultura.sp.gov.br/media/13375-uso-racional-da-%C3%A1gua-na-agricultura.pdf> Acesso em: 22 fev 2019.
SILVA JUNIOR, Lauro de Oliveira; CAETANO, Lúcio Carramillo. Aquíferos. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Aquiferos-1377.html> Acesso em: 22 fev 2019
Situação da água no mundo. Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/agua-no-mundo>. Acesso em: 22 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o tema da aula e peça aos alunos que leiam de forma conjunta o título desta aula.
Escreva o tema no quadro, caso esteja disponível um projetor.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete a imagem e peça a turma para ajudar a descrevê-la. Eles deverão listar tomates, cenouras, batatas, pimentões e etc. Peça que levante a mão quem já ingeriu algum deles. Depois para alguns que levantaram a mão pergunte quais comeram.
Peça que levante a mão quem desconhece alguma das verduras. E nomeie para a turma.
Pergunte se já plantaram ou viram em algum lugar uma horta.
Use a horta de sua escola, ou de sua comunidade para esta aula. É útil que possa levar os itens da imagem para a sala de aula e repassar entre os alunos. Para que sintam o cheiro, textura e se possível gosto.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete a tela e fale que é através da agricultura que os alimentos chegam em nossas casas. Tanto por meio do grande agricultor aquele que possui milhares de hectares de terras e equipamentos altamente tecnológicos, quanto através do pequeno agricultor, da agricultura familiar que produz em menor quantidade. Peça, então a um aluno da turma que leia o questionamento proposto.
Ouça alguns e pergunte se nossa turma pode produzir tomates? Peça para as duplas responderem entre si.
Distribua cópias das fichinhas de palavras entre as duplas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dpRuYGjBM2gcJ8UewmJUhZvTfvgs26umfrGAq25YqYjZuuYZYBjHRpnQKjgF/geo3-10und03-palavras-problematizacao.pdf
Oriente que dentre as palavras recebidas devem ser escolhidas as necessárias para uma produção de tomates, por exemplo. Formando assim, provavelmente, dois grupos de palavras. Fique de olho no tempo e se as duplas se realmente estão trabalhando de forma cooperativa.
As palavras que são necessárias e que devem ser escolhidas são: terra, adubo, luz do sol, água, minhocas, sementes.
Sobrarão as que não são utilizadas: açúcar, leite, pão, cadeira e mochila.
Uma vez separadas as palavras por grupo, faça a correção de uma a uma. Utilize o quadro, dividindo-o em duas partes, cada uma com um dos títulos de grupos de palavras. Pegue uma das fichas, com fita na parte de trás e entregue a um aluno para fazer a classificação, colando no lado adequado.
Peça a ajuda dos demais perguntando se está classificado do modo correto.
Em seguida, leia todas as palavras com a turma.
Pergunte se dos itens listados como importantes para a produção das plantas, quais seriam importantes para nós também. É esperado que citem a água, por exemplo.
Finalize perguntando novamente: É possível utilizar a água de forma mais consciente para que ela não se torne escassa?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Diga que um dos componentes essenciais para a vida é a existência de água.
Apresente a informação: de toda água doce disponível e acessível mais da metade é utilizada para a agricultura de um modo geral.
Para representar essa informação, mostre a garrafa pet de 2 litros cheia de água. Peça aos alunos para imaginarem que a água da garrafa é toda a água do planeta, incluindo a salgada. Em seguida pegue um copo de 20 ml e encha com a água da garrafa (copinho de remedio costuma ter 10ml, pode utilizar um para a dinâmica).
Apresente esta nova quantidade aos alunos e peça para imaginar que aquele copo corresponde a toda água doce do planeta.
Pode perguntar o que predomina: água doce ou salgada? É esperado que eles percebam que a água doce existe em menor quantidade. Em seguida, desta simulação de água doce, separe 2 ml, utilizando o copinho de remedio e diga que esse total seria o mais acessível ao homem e que desta quantidade, a maior parte (mais da metade/ grande quantidade/ 70%) é utilizada na agricultura.
Questione: Sabendo que utilizamos água e em grande quantidade para o cultivo, como não desperdiçar e promover que este bem dure para as futuras gerações?
Entregar a atividade que consiste em analisar as duas imagens de uso da água na agricultura comuns e nela os alunos devem propor soluções para evitar desperdício e uso mais eficiente do recurso.
Atividade Ação propositiva dísponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbyCY8hXQT8vUuPrdwWGs6wgncrUHwgSQey7DDJQWqeZyqF7wUBzv24rmkyP/geo3-10und03-atividade-acao-propositiva.pdf
Fonte das imagens sugeridas:
FONSECA, José Reynaldo da. Irrigação manual de horta em pequena propriedade rural, Avaré, São Paulo, Brasil. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=irriga%C3%A7%C3%A3o&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Horta_irriga%C3%A7%C3%A3o_manual_REFON.JPG>. Acesso em: 06 abr 2019.
Sistema de Irrigação na região da Água Verde. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=irriga%C3%A7%C3%A3o&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Sistema_de_irriga%C3%A7%C3%A3o_em_Palm%C3%A1cia.jpg>. Acesso em: 06 abr 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha horta na escola, a turma pode propor soluções de economia para realização no local.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Cada dupla após a atividade deverá oralmente listar as medidas propostas para combate ao desperdício nas duas técnicas de irrigação. Se necessário conduza as observações das imagens, salientando que na imagem superior há o uso indiscriminado da mangueira, que não é possível ver se ela está em boas condições e na segunda imagem há o tempo nublado e o sistema de irrigação em provável funcionamento e etc.
Auxilie para que os alunos possam encontrar algumas medidas, tais como:
Na primeira imagem, pode ser possível apontar itens como:
- prestar atenção no tempo em que a mangueira está jogando água.
- Verificar se a mangueira está sem furos.
- trocar a mangueira por um balde
- colocar gatilho/esguicho na mangueira
Na segunda imagem, pode ser possível apontar itens como:
- desligar o irrigador por um tempo.
- utilizar em um momentos de maior incidência solar, por aumentar a evaporação
- Trocar o sistema por gotejamento.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Youtube e Google Meet
Valor trabalhado
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem formas de conservar água em práticas agrícolas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide original desta etapa aos estudantes.
No vídeo, peça à turma para ajudar a descrever a imagem apresentada. Eles deverão listar tomates, cenouras, batatas, pimentões e etc. Pergunte se eles já plantaram ou viram em algum lugar uma horta dessas plantas. As respostas deverão vir por mensagens de texto ou áudio. Diga que eles poderão usar a horta de suas casas, caso tenham. É útil que você utilize os itens das imagens para gravar a videoaula para os alunos.
Problematização (40 minutos – assincronamente ou sincronamente)
Grave um vídeo. Nele, fale que é através da agricultura que os alimentos chegam em nossas casas, tanto por meio do grande agricultor (aquele que possui milhares de hectares de terras e equipamentos altamente tecnológicos) quanto através do pequeno agricultor (que produz em menor quantidade). Peça que leiam o questionamento proposto na imagem do plano original, que você deverá encaminhar por meio de uma foto.
Envie as fichas disponíveis aqui. Oriente que, entre as palavras recebidas, eles escolham as que são necessárias para a produção de tomates, por exemplo. Com isso, se formarão dois grupos: os termos que fazem referência ao que é preciso para plantar (terra, adubo, luz do sol, água, minhocas, sementes e etc) e aqueles que se referem a coisas que não são utilizadas em plantações (açúcar, leite, pão, cadeira e mochila).
Peça que eles registrem a atividade no caderno. Se preferir, organize a seleção de palavras por meio do Google Formulários, cujo tutorial de uso você encontra aqui.
Uma vez separadas as palavras, faça a correção de uma a uma. Pergunte quais dos itens listados como importantes para a produção das plantas são importantes para nós também. É esperado que citem a água, por exemplo. Finalize questionando novamente: é possível utilizar a água de forma mais consciente para que ela não se torne escassa?
Você pode organizar esta etapa de forma síncrona, utilizando o Google Meet. Para isso, veja o tutorial básico da ferramenta que está disponível aqui.
Ação propositiva (dois dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias e envie aos alunos a atividade que consiste em analisar as duas imagens de uso da água na agricultura comuns. Ela encontra-se disponível aqui.
Nesta atividade, os alunos devem propor soluções para evitar desperdício e uso mais eficiente do recurso. Envie também as imagens do plano original. Se preferir, adapte para que as respostas sejam encaminhadas pelo Google Forms.
Sistematização (30 minutos – assincronamente)
Na sistematização, envie um formulário pelo Google Formulários, no qual os estudantes deverão listar as medidas propostas para combater o desperdício nas duas técnicas de irrigação. Se necessário, conduza as observações, salientando que na imagem superior há o uso indiscriminado da mangueira e que não é possível ver se ela está em boas condições. Na segunda imagem, há o tempo nublado e o sistema de irrigação em provável funcionamento.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes nas ações de envio das respostas. Na sequência, peça que assistam ao seguinte vídeo que auxilia no complemento do conteúdo proposto:
- “O uso sustentável da água na agricultura”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar formas de conservar água em práticas agrícolas
Habilidade (s) da Base: (EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.