Plano de Aula

Plano de aula: Florestas e equilíbrio climático

mais ações

Descrição

Este plano é o primeiro de uma sequência de 5 relacionados ao componente curricular de Ciências. Composto por duas aulas voltadas para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, o plano tem como foco a relação entre as florestas e o equilíbrio climático. Na primeira aula, os estudantes serão convidados a refletir sobre como o desmatamento influencia o clima, analisando imagens, textos e exemplos de como a Inteligência Artificial (IA) pode ser usada para monitorar o desmatamento.

Já na segunda aula, os estudantes colocarão em prática os conhecimentos adquiridos por meio de uma atividade baseada na metodologia ativa da rotação por estações. Em grupos, irão observar imagens ambientais, simular decisões de IA e criar produções visuais, consolidando o aprendizado de forma prática, crítica e colaborativa.

O plano favorece o protagonismo estudantil, o trabalho em grupo, o pensamento científico e a Educação Ambiental conectada com temas atuais como tecnologia e sustentabilidade.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à internet.

Recursos educacionais digitais:
projetor de imagens, internet com acesso à ferramentas de IA como ChatGPT, Gemini ou Copilot.

Materiais diversos:
imagens diversas impressas, folha sulfite para registros e esquemas, canetões e canetinhas, lápis de colorir para resumos ilustrados e mapas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Relações entre cobertura vegetal, desmatamento e clima.

  • IA como ferramenta de auxílio à conservação do meio ambiente.

Objetivos de aprendizagem

  • Associar o desmatamento das florestas ao aumento da temperatura no país.

  • Compreender a relação entre desmatamento e alterações climáticas.

  • Reconhecer como as ferramentas de IA podem promover ações em prol do meio ambiente.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

7. Argumentação.

10. Responsabilidade e cidadania.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Acesse

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Aula 1 - Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Este plano propõe duas aulas integradas para o 5º ano, com foco na relação entre florestas e clima, incorporando a IA como recurso de análise e reflexão. A Aula 1 desenvolve a observação crítica e a compreensão dos impactos do desmatamento. A Aula 2 amplia os aprendizados por meio de uma metodologia ativa de rotação por estações, promovendo protagonismo, criatividade e cooperação entre os estudantes.

Dificuldades antecipadas:

• Alguns estudantes podem não compreender inicialmente o conceito de IA. Recomenda-se introduzir o tema explorando previamente algumas ferramentas de IA.

• A leitura e interpretação de imagens ambientais pode exigir mediação constante, diante disso é importante que você circule pela sala e esteja sempre disponível para os grupos.

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 minutos.

Escreva essa pergunta no quadro antes da entrada dos estudantes. Prepare a sala em círculo para que o grupo se sinta mais preparado para o debate.

- Você já pensou sobre como o desmatamento pode afetar o clima?

Receba a turma com imagens projetadas no quadro ou em um mural, mostrando o contraste entre uma área de floresta preservada e uma área desmatada.

Vista aérea de desmatamento na Amazônia

Vista aérea de desmatamento na Amazônia. Crédito: luoman/GettyImages

Convide os estudantes para um momento de escuta e partilha. Explique que irão conversar sobre algo que está mudando o nosso planeta e o nosso bairro, já que as nossas florestas estão sumindo. Diga a eles que vão descobrir juntos o que isso tem a ver com o calor, a chuva e o ar que respiramos.

Estabeleça um espaço acolhedor e instigue com perguntas como:

- O que você sente quando está em um lugar com muitas árvores?

- E quando está em um lugar sem sombra?

Escreva as respostas no quadro. Dê voz a todos os estudantes e valorize cada ideia como ponto de partida para a investigação científica.