Plano de Aula

Plano de aula: Assoreamento dos rios

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ciclo hidrológico: permeabilidade do solo, cobertura vegatal e erosão do solo

mais ações

Descrição

Este plano de aula é o 4º de uma sequência de 5 planos. Ele é composto por duas aulas do componente curricular de Ciências e é destinado aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. A proposta tem como objetivo investigar o fenômeno do assoreamento dos rios a partir de uma abordagem prática, crítica e colaborativa.

A sequência parte da leitura de uma reportagem e de um experimento prático para despertar o interesse dos estudantes e construir coletivamente o conceito de assoreamento. Em seguida, os alunos realizam uma pesquisa orientada sobre o tema e propõem ações concretas de preservação.

Na segunda aula, o foco está em compreender como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada na proteção dos rios, com produção de materiais de conscientização com apoio de ferramentas digitais. Ao longo da sequência, são promovidas atividades que valorizam o protagonismo dos estudantes, o pensamento científico e a responsabilidade ambiental, em diálogo com a emergência climática.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à internet.

Recursos educacionais digitais:
exemplos de imagens de satélite, geradores de imagem/texto com IA (ChatGPT, Copilot etc).

Materiais diversos:
bacias, areia, folhas secas, água, cartolinas, papel A4, canetões, imagens impressas de rios assoreados e preservados.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Conservação dos rios e cursos d’água.

  • Assoreamento dos rios.

  • IA como ferramenta de auxílio à conservação do meio ambiente.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer as causas e efeitos dos assoreamentos dos rios.

  • Investigar os rios próximos à escola e os riscos que enfrentam.

  • Desenvolver propostas de preservação e conscientização ambiental.

  • Refletir sobre como a IA pode apoiar o monitoramento dos rios.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

10. Responsabilidade e cidadania.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Acesse

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos.

Orientações gerais:

Nesta aula, os estudantes colocarão a mão na massa para iniciar a construção do conceito de assoreamento. Em seguida, iniciam uma investigação sobre o assoreamento dos rios, entendendo como a falta de cobertura vegetal e ações humanas impactam diretamente os cursos d’água. A aula propõe uma análise de imagens e uma discussão coletiva para levantar hipóteses sobre as causas e consequências do problema. A partir disso, os estudantes assumem o papel de “investigadores ambientais” e recebem o desafio de identificar indícios de assoreamento e pensar em possíveis soluções.

Dificuldades antecipadas:

• Os estudantes podem ter dificuldade em compreender o conceito de assoreamento apenas com a leitura da reportagem, por isso, a atividade experimental ajudará a materializar o fenômeno.

• Alguns estudantes podem não relacionar os impactos ambientais com a realidade local. Estimule sempre a conexão com o bairro/escola.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 15 minutos.

Antes da entrada dos estudantes, prepare o espaço com materiais para simular um rio em sala (use uma bacia ou caixa plástica com água, areia e folhas).

Ao receber os estudantes, diga que eles serão convidados a fazer um experimento. Divida-os em 3 ou 4 grupos e entregue os materiais para que montem um "rio". Oriente:

• Primeiro, construam o leito do rio com areia e coloquem água por cima;

• Depois, despejem mais areia e folhas e observem o que acontece com a água.

Pergunte:

- A água continua limpa? O rio continua fluindo?

Essa vivência inicial despertará a curiosidade para o tema do assoreamento sem precisar explicar diretamente o conceito e preparará os estudantes para a atividade a seguir.