Plano de aula: Influências da temperatura nos fluxos de água

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ciclo hidrológico: mudança de estado físico e influência de temperatura

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula poderá ser melhor desenvolvida se implementada posteriormente à aula Densidade.

Materiais necessários para a aula: Pedras de gelo coloridas (antes da aula coloque água com corante em formas de gelo, são necessárias nove pedras de gelo por grupo); três recipientes transparentes para cada grupo; água na temperatura ambiente, água em torno de 60°C e sal. Se preferir, realize a experiência de maneira demonstrativa. Neste caso, só será necessário um kit para toda a turma.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma e questione sobre o que os alunos entendem por correntes oceânicas.