Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Probabilidade do impossível
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Análise de chances de eventos aleatórios
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA26 - Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.
Objetivo específico
Ampliar e desenvolver a noção de aleatoriedade, através da análise dos tipos de eventos na probabilidade, especialmente o evento impossível.
Conceito-chave
Aleatoriedade
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Lousa;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Nesta aula, abordaremos situações com o evento impossível a fim de ampliar a noção de aleatoriedade dos alunos, mostrando que a probabilidade tem variados tipos de eventos: evento certo, impossível e provável.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Você conhece algo que seria impossível de acontecer? Dê um exemplo de uma situação impossível.