Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Nesta aula, abordaremos situações com o evento impossível a fim de ampliar a noção de aleatoriedade dos alunos, mostrando que a probabilidade tem variados tipos de eventos: evento certo, impossível e provável.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Você conhece algo que seria impossível de acontecer? Dê um exemplo de uma situação impossível.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Aproveite este momento para relembrar os tipos de eventos já conhecidos pelos alunos, certificando-se que já conseguem definir em uma situação problema, o que é o espaço amostral e qual o evento solicitado, tendo ciência de como classificar esse tipo de evento, ou seja, trata-se de evento possível, certo ou impossível. Nesta aula daremos enfoque a situações que a probabilidade de ocorrência do evento será impossível, as possibilidades para ocorrência daquele evento já terá sido esgotada.
Propósito: Ampliar a noção de aleatoriedade, definindo evento impossível.
Discuta com a turma:
- Qual(is) evento(s) você acredita que nunca ocorrerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.
- Qual(is) evento(s) você tem certeza que acontecerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.
- Qual(is) evento(s) você acha que poderá acontecer algum dia? Dê um exemplo ou mais.
Atividade principal
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientações: Para a pergunta proposta no item (a), o aluno terá que identificar na tabela dada qual comprador adquiriu mais números de rifas, já que a probabilidade de ocorrência do evento está diretamente relacionada a quantidade de rifas compradas. Para definir a probabilidade do comprador vencer, o aluno terá que definir qual é o espaço amostral da situação. Faça questionamentos à turma:
- Nesta situação qual é o espaço amostral?
- Quem você acha que terá maior probabilidade de ganhar: quem comprar mais ou menos rifas?
Para a situação proposta no item (b), o aluno terá que identificar a quantidade que Lorena teria que vender, se ela já conseguiu atingir a meta de venda, se resta números a serem vendidos para, só então, definir a probabilidade dela ser a vencedora. Nessa situação espera-se que o aluno perceba que todos os números que ela deveria vender já foram vendidos. Logo Lorena não irá adquirir nenhuma rifa e a probabilidade dela ganhar será nula.
Propósito: Abordar uma situação problema com o evento impossível.
Discuta com a turma:
- Você consegue identificar o espaço amostral?
- Qual é o evento solicitado?
- Em uma rifa quem terá maior probabilidade de vencer? Este fato está relacionado à quantidade de números comprados?
- Se Lorena já vendeu todos os números que deveria vender, qual será sua probabilidade de ganhar a bicicleta?
Discussão das soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Para a pergunta proposta em no item (a), o aluno terá que associar as possibilidades de ganhar o prêmio a quantidade de rifas compradas, identificando entre os dados tabelados, que comprador terá a maior probabilidade. Para definir qual a probabilidade de Maria ganhar, terá que comparar o número de rifas compradas por ela com o número de ritas constantes no espaço amostral. Logo a probabilidade de Maria ganhar a bicicleta é de 5 em 300.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma possibilidade?
- A maior probabilidade de ganhar é de quem adquirir mais ou menos números?
- Qual é o espaço amostral? A probabilidade de ganhar a bicicleta está relacionada a quantidade total de rifas?
Discussão das soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Para a pergunta proposta em no item (a), o aluno terá que associar as possibilidades de ganhar o prêmio a quantidade de rifas compradas, identificando entre os dados tabelados, que comprador terá a maior probabilidade. Para definir qual a probabilidade de Maria ganhar, terá que comparar o número de rifas compradas por ela com o número de ritas constantes no espaço amostral. Logo a probabilidade de Maria ganhar a bicicleta é de 5 em 300.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma possibilidade?
- A maior probabilidade de ganhar é de quem adquirir mais ou menos números?
- Qual é o espaço amostral? A probabilidade de ganhar a bicicleta está relacionada a quantidade total de rifas?
Discussão das soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Para a pergunta proposta em B, o aluno terá que identificar a quantidade de rifas que Lorena terá que vender, sugestões de questionamentos: Qual a quantidade total de rifas feitas? O que você entende por dividir igualmente? Entre quantos alunos foram divididas as rifas? Como podemos encontrar a quantidade que Lorena terá que vender?
Após encontrarem a quantidade de rifas a ser vendida, deverão identificar nas informações dadas, se Lorena já fez todas as vendas, para assim definir a probabilidade dela ganhar a bicicleta.
Professor, encerre a atividade definindo os eventos presentes na situação, aproveite para discutir com os alunos o evento impossível, exemplificando situações em que ele pode ocorrer. Por exemplo, ao lançarmos um dado qual a probabilidade de obter um número maior que 6?
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma solução?
- O fato de Lorena não adquirir nenhuma rifa indica qual probabilidade dela vencer?
- Quais tipos de evento encontramos no problema?
Discussão das soluções
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Para a pergunta proposta em B, o aluno terá que identificar a quantidade de rifas que Lorena terá que vender, sugestões de questionamentos: Qual a quantidade total de rifas feitas? O que você entende por dividir igualmente? Entre quantos alunos foram divididas as rifas? Como podemos encontrar a quantidade que Lorena terá que vender?
Após encontrarem a quantidade de rifas a ser vendida, deverão identificar nas informações dadas, se Lorena já fez todas as vendas, para assim definir a probabilidade dela ganhar a bicicleta.
Professor, encerre a atividade definindo os eventos presentes na situação, aproveite para discutir com os alunos o evento impossível, exemplificando situações em que ele pode ocorrer. Por exemplo, ao lançarmos um dado qual a probabilidade de obter um número maior que 6?
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma solução?
- O fato de Lorena não adquirir nenhuma rifa indica qual probabilidade dela vencer?
- Quais tipos de evento encontramos no problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Realize aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Nesse momento, defina com os alunos os tipos de eventos abordados, na atividade principal temos o evento possível e o evento impossível, aproveite para melhor exemplificá-los. Sugestão: Quando lançamos um dado, qual a probabilidade de sair um número menor que 3? (Temos nesse caso um evento possível, em que o evento é composto pelos números 1 e 2). Se lançarmos o mesmo dado qual a probabilidade de sair um número maior que 6? (Nesse caso temos um evento impossível, pois nosso espaço amostral não é composto por números maiores que 6, logo não podemos definir um evento maior que o espaço amostral).
Propósito: Promover o encerramento das ideias abordadas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta atividade o aluno terá que identificar o espaço amostral, que é dado pela quantidade de bombons existentes na caixa. O evento de interesse é a retirada de um bombom de coco ou de maracujá. Auxilie os alunos para que façam as retiradas de bombons indicadas, lembrando que para responder a pergunta em questão, devemos ter definido o espaço amostral, após as retiradas apontadas na atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o que pode ser definido como um evento impossível na probabilidade.
Materiais complementares para impressão
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar