Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Probabilidade: espaço amostral equiprovável ou não, em experimento aleatório.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar eventos aleatórios.
  • Compreender a noção de probabilidade.
  • Determinar o espaço amostral de um evento estimando se os resultados são igualmente prováveis ou não.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Ainda sem utilizar a probabilidade clássica indicada através de uma fração, é possível verificar no desenvolvimento desta habilidade se um determinado evento apresenta resultados igualmente prováveis (equiprováveis) ou não. Por exemplo, antes de uma partida de futebol iniciar, os times decidem qual deles irá iniciar a jogada através do lançamento de uma moeda que tem iguais chances para ambos os times (evento equiprovável). Já durante a partida de futebol, podem ocorrer três possibilidades, geralmente não equiprováveis: empate, vitória de A e vitória de B.

Portanto, espera-se que ao término do 5º ano os estudantes possam compreender e descrever todos os possíveis resultados (espaço amostral) de um experimento aleatório, observando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 12 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.

Plano de aula: Quais São as Possibilidades? (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Quais São as Possibilidades?, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Determinar o espaço amostral em situações-problema hipotéticas.
  • Observar a probabilidade de ocorrência dos eventos de acordo com o espaço amostral.

Plano de aula: O que É Espaço Amostral? (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula O que É Espaço Amostral?, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Ampliar a ideia de espaço amostral por meio de experimento aleatório.
  • Determinar o espaço amostral de um experimento.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática