Habilidade focal relacionada
(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.
Objeto de conhecimento relacionado
- Experimentos aleatórios: espaço amostral e estimativa de probabilidade por meio de frequência de ocorrências.
Objetivos de aprendizagem
- Compreender eventos aleatórios.
- Calcular a probabilidade de um evento e expressá-la na forma de fração, decimal e percentual.
- Diferenciar a contagem de valores absolutos da frequência em percentual de ocorrência de um evento aleatório.
- Planejar um experimento ou uma simulação para calcular ou estimar a probabilidade de um evento aleatório.
- Realizar um experimento ou uma simulação para calcular ou estimar a probabilidade de um evento aleatório.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Essa habilidade pressupõe que o estudante aprenda a realizar experimentos aleatórios, organizar as informações obtidas, identificar o espaço amostral, estimar a probabilidade de um evento ocorrer, determinar a probabilidade de um evento e representá-la nas formas fracionária, decimal ou percentual, estabelecendo relações entre elas. Faz parte dessa habilidade o estudante compreender as diferenças e formas de uso das probabilidades clássica e frequentista.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Plano de aula: Estabelecendo Relações entre a Probabilidade Clássica e a Frequentista (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Estabelecendo Relações entre a Probabilidade Clássica e a Frequentista, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Calcular probabilidades de eventos, comparando e estabelecendo relações entre a probabilidade frequentista e a clássica.
Plano de aula: Será que a Probabilidade Está Correta? (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Será que a Probabilidade Está Correta?, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Analisar e comparar resultados obtidos através do cálculo de probabilidades por meio de frequência de ocorrências.