Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Experimentos aleatórios: espaço amostral e estimativa de probabilidade por meio de frequência de ocorrências.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender eventos aleatórios.
  • Calcular a probabilidade de um evento e expressá-la na forma de fração, decimal e percentual.
  • Diferenciar a contagem de valores absolutos da frequência em percentual de ocorrência de um evento aleatório.
  • Planejar um experimento ou uma simulação para calcular ou estimar a probabilidade de um evento aleatório.
  • Realizar um experimento ou uma simulação para calcular ou estimar a probabilidade de um evento aleatório.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Essa habilidade pressupõe que o estudante aprenda a realizar experimentos aleatórios, organizar as informações obtidas, identificar o espaço amostral, estimar a probabilidade de um evento ocorrer, determinar a probabilidade de um evento e representá-la nas formas fracionária, decimal ou percentual, estabelecendo relações entre elas. Faz parte dessa habilidade o estudante compreender as diferenças e formas de uso das probabilidades clássica e frequentista.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Estabelecendo Relações entre a Probabilidade Clássica e a Frequentista (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Estabelecendo Relações entre a Probabilidade Clássica e a Frequentista, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Calcular probabilidades de eventos, comparando e estabelecendo relações entre a probabilidade frequentista e a clássica.

Plano de aula: Será que a Probabilidade Está Correta? (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Será que a Probabilidade Está Correta?, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Analisar e comparar resultados obtidos através do cálculo de probabilidades por meio de frequência de ocorrências.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática