Plano de Aula

Plano de aula: Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é construir e reconhecer as regras de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em i(s), l, r, ão.

Materiais necessários:

Datashow - computador - caso o professor não disponha, poderá ser utilizado cartolinas, papel rolo (pardo).

canetas coloridos

uma folha de sulfite com a imagem do tênis

uma folha de sulfite com a imagem do tênis

uma cópia impressa do texto para todos os alunos

uma cópia impressa para todos os alunos das demais atividades.

Cartolina

Canetas hidrocor

Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

  • Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  • Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a necessidade da acentuação da palavra e assim não consegue realizar a leitura com a entonação correta. Podem ter dificuldades com o conceito de sílaba, sua classificação quanto ao número de sílabas e a tonicidade.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula colocando seus alunos em duplas ou trios.

Apresente o tema da aula e questione:

  • Sobre o que iremos refletir hoje?
  • O que vocês sabem sobre isso?

Professor, anote as hipóteses dos seus alunos no quadro.