Classificação de sílaba tônica
Classificação de sílaba tônica
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é construir e reconhecer as regras de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em i(s), l, r, ão.
Materiais necessários:
Datashow - computador - caso o professor não disponha, poderá ser utilizado cartolinas, papel rolo (pardo).
canetas coloridos
uma folha de sulfite com a imagem do tênis
uma folha de sulfite com a imagem do tênis
uma cópia impressa do texto para todos os alunos
uma cópia impressa para todos os alunos das demais atividades.
Cartolina
Canetas hidrocor
Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:
Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a necessidade da acentuação da palavra e assim não consegue realizar a leitura com a entonação correta. Podem ter dificuldades com o conceito de sílaba, sua classificação quanto ao número de sílabas e a tonicidade.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresente o tema da aula e questione:
Professor, anote as hipóteses dos seus alunos no quadro.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
OBS.: Caso não tiver tantas impressões disponíveis, poderá fazer um cartaz, utilizando o flip chart.
3. Observe a imagem a seguir.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Material complementar:
Para acessar ao texto e as atividades que serão trabalhadas clique aqui -
Atenção professor: não há necessidade de imprimir todas as atividades, algumas podem ser construídas com os alunos e outras podem ser passadas no quadro.
Caso não tenha datashow, poderá providenciar um texto ampliado através da ferramenta do word Publisher (onde você pode imprimir textos ou imagens do tamanho que você quiser, montando-as página por página como um quebra cabeça de retângulos - folha sulfite),
Incentive seus alunos a lerem o texto na íntegra, disponível em https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-tenis é bem interessante. Incentive-os também a realizar outras pesquisas sobre o assunto.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Atenção professor:
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Classificação de sílaba tônica
Classificação de sílaba tônica
Imagem do tênis
Imagem do tênis
A história do tênis
A história do tênis
Atividade: palavra intrusa
Atividade: palavra intrusa
Colunas de palavras acentuadas
Colunas de palavras acentuadas
Atividade: Escreva suas descobertas
Atividade: Escreva suas descobertas
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Texto para leitura, disponível aqui.
Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), mostre a imagem do tênis, proposta no segundo slide da introdução do plano de aula, e pergunte aos alunos se, ao escrever algumas palavras, eles já tiveram dúvida se deveriam colocar acento ou não. Questione sobre a palavra da imagem apresentada. Tem acento? Onde colocar o acento? Apresente a imagem do primeiro slide da introdução do plano original para explicar a sílaba tônica da palavra e as classificações em oxítona, paroxítona e proparoxítona.
Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha a atividade do primeiro slide do desenvolvimento do plano de aula, explicando aos alunos que eles deverão encontrar a palavra intrusa. Explique que todas as palavras têm algo em comum e que apenas uma é diferente. Solicite que escrevam a palavra e leia em voz alta todas as palavras da atividade para os alunos, enfatizando a sílaba tônica para que percebam que todas elas são paroxítonas e que tênis é a palavra intrusa, porque, apesar de ser paroxítona, é a única acentuada.
Envie, por e-mail ou WhatsApp, a atividade proposta no segundo slide do desenvolvimento do plano original e solicite que os alunos a escrevam no caderno. Proponha que consultem um dicionário para saber quais palavras estão acentuadas corretamente, pintando somente as corretas (lembre-se de enviar aos alunos o link de um dicionário virtual, para o caso de não terem um dicionário físico em casa). Solicite aos alunos que analisem as palavras pintadas e respondam à seguinte questão:
- Como terminam as paroxítonas acentuadas?
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre o que descobriram em relação à acentuação das paroxítonas acentuadas. Solicite que escrevam uma recomendação a alguém que tenha dúvidas sobre como acentuar as paroxítonas e que enviem a você pelo WhatsApp. Analise as descobertas dos alunos e crie um painel com uma única recomendação sobre a acentuação de paroxítonas utilizando o PowerPoint. Envie o painel para os alunos utilizarem nas próximas aulas.
Convite às famílias
Envie aos alunos o jogo "roleta das paroxítonas", disponível aqui, e proponha que convidem os familiares para jogar. Explique que o jogo funciona assim: cada jogador, na sua vez, gira a roleta e tenta adivinhar se a palavra sorteada é acentuada ou não. Todos consultam a escrita da palavra no dicionário. Ganha o jogo quem tiver mais acertos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Rita Cintra
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?
Finalidade da aula: Conhecer os sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam. Refletir e descobrir a regularidade da acentuação de palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -us, -l, -r, -ão(s).
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Conhecimento de diversas grafias do alfabeto/ Acentuação
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade da BNCC: EF04LP04
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é construir e reconhecer as regras de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em i(s), l, r, ão.
Materiais necessários:
Datashow - computador - caso o professor não disponha, poderá ser utilizado cartolinas, papel rolo (pardo).
canetas coloridos
uma folha de sulfite com a imagem do tênis
uma folha de sulfite com a imagem do tênis
uma cópia impressa do texto para todos os alunos
uma cópia impressa para todos os alunos das demais atividades.
Cartolina
Canetas hidrocor
Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:
Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a necessidade da acentuação da palavra e assim não consegue realizar a leitura com a entonação correta. Podem ter dificuldades com o conceito de sílaba, sua classificação quanto ao número de sílabas e a tonicidade.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003
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