Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
- Opcional: videoaula disponível aqui.
Introdução
Faça uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade para os alunos e envie-a por WhatsApp. Envie a lista de palavras proposta no slide da introdução do plano de aula e solicite que os alunos leiam as palavras e reflitam elas, decidindo quais devem ser acentuadas e quais não. Retome as regras de acentuação de palavras paroxítonas, trabalhadas na aula anterior, e sugira que os alunos consultem o painel de descobertas. Proponha que escrevam as palavras no caderno acentuando-as corretamente (quando necessário).
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, a lista de palavras proposta na atividade do desenvolvimento do plano original. Explicite que todas as palavras são paroxítonas e que nenhuma está acentuada, mas que algumas precisam do acento para a escrita correta. Proponha aos alunos que analisem as palavras para identificar em quais devem colocar o acento e, depois, organizem a lista no quadro abaixo:

Para dar aos alunos autonomia para realização desta atividade, você pode propor que assistam a uma videoaula sobre acentuação de paroxítonas.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma anotação no caderno, para consultar depois, sobre a escrita das palavras paroxítonas. Proponha a seguinte questão:
- Quando devo colocar acento em palavras paroxítonas?
Convite às famílias
Disponibilize o modelo do jogo da velha proposto no desenvolvimento do plano original. Você pode imprimir na escola e solicitar que os familiares façam a retirada do material, caso seja possível, ou enviar o modelo pelo WhatsApp, com instruções para que os alunos confeccionem o jogo. Proponha que convidem algum familiar para jogar.