Plano de Aula

Plano de aula: Acentuação das palavras paroxítonas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar as regularidades sobre acentuação de palavras paroxítonas.

Materiais necessários:

  • lista de palavras, dicionário;
  • cartolina, canetas coloridas;
  • fichas - jogo Desafio dos Palavras (número de jogadores de 2 a 4).

Dificuldades antecipadas: O aluno não estar familiarizado com as regularidades da acentuação na grafia das palavras paroxítonas, oxítonas e proparoxítonas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003

Sugestão:

não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

  • Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  • Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupos de 2 a 4 elementos de forma produtiva e equilibrados entre si.
  • Questione seus alunos que tipo de desafio eles irão enfrentar.
  • Que tipo de palavras?
  • O que esperam do jogo?