Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade, através de áudio ou vídeo. Diga que irão participar do desafio das palavras e retome as descobertas das aulas anteriores, solicitando que leiam suas anotações sobre a acentuação de palavras paroxítonas. Dê exemplos de paroxítonas acentuadas e não acentuadas, e explicite as regras da acentuação de palavras paroxítonas.
Desenvolvimento
Através de áudio ou vídeo, faça o ditado das palavras propostas na atividade do desenvolvimento do plano de aula e solicite aos alunos que escrevam cada palavra no caderno. Explicite que todas as palavras são paroxítonas e que algumas devem ser acentuadas e outras não. Após o ditado, proponha aos que organizem as palavras na tabela abaixo:

Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, para realizar a correção coletiva e fazer a sistematização dos aprendizados dos alunos. Ou, ainda, utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), faça a correção da atividade mostrando aos alunos a escrita das palavras acentuadas e não acentuadas, retomando as regularidades da acentuação de paroxítonas.
Fechamento
Proponha aos alunos que analisem a lista de palavras da atividade anterior e registrem uma anotação sobre as seguintes questões:
- Por que as palavras da primeira coluna são acentuadas?
- Por que as palavras da segunda coluna não são acentuadas?
Convite às famílias
Envie aos alunos o jogo "roleta das paroxítonas", disponível aqui, e proponha que convidem os familiares para jogar. Explique que o jogo funciona assim: cada jogador, na sua vez, gira a roleta e tenta adivinhar se a palavra sorteada é acentuada ou não. Todos consultam a escrita da palavra no dicionário. Ganha o jogo quem tiver mais acertos.