Plano de aula: Acentuação das palavras paroxítonas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar as regularidades sobre acentuação de palavras paroxítonas.

Materiais necessários:

• lista de palavras, dicionário;
  • cartolina, canetas coloridas;
  • fichas - jogo Desafio dos Palavras (número de jogadores de 2 a 4).

Dificuldades antecipadas: O aluno não estar familiarizado com as regularidades da acentuação na grafia das palavras paroxítonas, oxítonas e proparoxítonas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003

Sugestão:

não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

• Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  • Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Tema da aula

Orientações:

• Coloque seus alunos em grupos de 2 a 4 elementos de forma produtiva e equilibrados entre si.
  • Questione seus alunos que tipo de desafio eles irão enfrentar.
  • Que tipo de palavras?
  • O que esperam do jogo?