Atividade para impressão - Fechamento
Plano de Aula
Plano de aula: Ditongo Estrangeiro
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ditongos
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que se fala de um jeito e escreve de outro.
Materiais necessários: Cópia dos textos, atividade e caderno.
Dificuldades antecipadas: Reorganizar o pensamento para elaborar hipóteses de erro na escrita de ditongos com pronúncia reduzida.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
ADAMOLI, M. A. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2006. 119f. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
ADAMOLI, M. A. As diferentes grafias dos ditongos variáveis em textos de escrita inicial. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1624/1507;
PAIVA, M. C. A. Supressão das semivogais nos ditongos decrescentes. In: OLIVEIRA E SILVA, G.M & SCHERRE, M.M.P. (orgs.) Padrões sociolinguísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Organize a sala em duplas e converse com os alunos que nesta aula eles deverão exercitar através da escrita as descobertas referentes aos ditongos AI, EI e OU.