Plano de Aula

Plano de aula: Ditongo Estrangeiro

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ditongos

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que se fala de um jeito e escreve de outro.

Materiais necessários: Cópia dos textos, atividade e caderno.

Dificuldades antecipadas: Reorganizar o pensamento para elaborar hipóteses de erro na escrita de ditongos com pronúncia reduzida.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

ADAMOLI, M. A. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2006. 119f. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

ADAMOLI, M. A. As diferentes grafias dos ditongos variáveis em textos de escrita inicial. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1624/1507;

PAIVA, M. C. A. Supressão das semivogais nos ditongos decrescentes. In: OLIVEIRA E SILVA, G.M & SCHERRE, M.M.P. (orgs.) Padrões sociolinguísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas e converse com os alunos que nesta aula eles deverão exercitar através da escrita as descobertas referentes aos ditongos AI, EI e OU.

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