Plano de Aula

Plano de aula: Revolução agrícola do passado distante

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nomadismo e fixação das primeiras comunidades humanas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro, pincel, projetor, dicionário e cópias dos materiais sugeridos.

Material complementar:

Para ser utilizada na Rotação de Estações:

  • Rotação de Estações - Trecho do texto: Grande Inauguração - Bem-vindo à civilização, , disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z66Z7z3bNsvsvttSsjDnvYFk5QQnDBgfvY7XnZmFG9eU9CgTzUH6Gjc9jH6X/his4-04und02-problematizacao-texto.pdf

Leia o texto na íntegra no link:

https://super.abril.com.br/ciencia/grande-inauguracao-bem-vindo-a-civilizacao/ . Acesso em: 27 nov. 2018.

  • Rotação de Estações - Imagens dos artefatos, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rSz2JqwMbmaMsfvAm2mX3hMjv6b3DywRKAFjbkA4K7EVSreHTGJTrGbr4WuW/his4-04und02-problematizacao-artefatos.pdf

  • Rotação de Estações - Mapa, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x99BGtrKTHXtSTZadYvTAZEq4X2Q3KFkhDQUGcwmyJSMK5qmDH93X5DNPDtu/his4-04und02-problematizacao-mapa.pdf

Para você saber mais:

Nesse plano os alunos irão vivenciar uma proposta baseada na metodologia de Rotação de Estações, estratégia de aprendizagem em que os alunos acessam diferentes linguagens para ampliar os conhecimentos que estão sendo trabalhados. As estações serão realizadas com os alunos em grupos.

Para saber mais sobre esta metodologia veja a referência. Infográfico Nova Escola - Rotação por estações de aprendizagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a8hCUhYqmhNb8hbmYzHy5qSWgnXgVgpptaPzzbFMqRWdYtsNcFvUUsjXgJYF/info-rotacoesporaprendizagem.png. Acesso em: 20 nov. 2018.

Revolução Neolítica, acesso o linK:

http://www.wikiwand.com/pt/Revolu%C3%A7%C3%A3o_neol%C3%ADtica. Acesso em: 23 nov. 2018.

A agricultura no Brasil passou por diversas transformações ao longo do tempo, uma delas foi a mecanização da produção, que se deu principalmente entre os grandes produtores rurais. Outra foi o uso de agrotóxicos e pesticidas que contribuem para a produção e venda, mas que são verdadeiros venenos para os consumidores. Há outras formas de produção agrícola, entre elas a agricultura familiar. Neste tipo de produção o tamanho da área plantada é menor e o trabalho geralmente é feito por familiares e parentes. Alguns produtores se unem e formam as cooperativas agrícolas para melhorar a produção e a comercialização dos produtos. Mais recentemente, com o intuito de produzir alimentos saudáveis e sem danos para o meio ambiente, temos os produtores de alimentos orgânicos, que não usam nenhum produto químico no processo de produção. Muitos deles praticam a Economia Solidária em que pequenos produtores se unem em prol de uma economia inclusiva, solidária e sustentável. Com relação aos produtos agrícolas brasileiros produzidos em larga escala, o milho continua sendo um dos dez principais, os demais são: soja, cana-de-açúcar, café, algodão, laranja, mandioca, arroz, cacau e tabaco.

Sugestão de atividade extra: Jogo do adivinha com cartelas com dicas - técnicas e utensílio do passado e do presente.

Material sugestivo para a realização do jogo: regras, fichas e cartelas, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xsb9stuxDxDzsWtDVnePjmWXVYvx9eyv4F8zDEKZCuWYxdwWamVmTgwF6N5A/his4-04und02-sistematizacao-jogo-extra.pdf

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Organize a turma em pequenos grupos.

Projete o slide para os alunos (ou apresente em um cartaz ou no quadro) e leia o objetivo para a turma.

Investigue sobre a ideia que eles têm da palavra revolução. Se for necessário peça para que encontrem a palavra no dicionário. Segundo o Dicionário Houaiss esta palavra designa “grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina”.

Em seguida, pergunte para a turma: Que ideia fazem da palavra agrícola. O que ela lembra?

Ajude o grupo a relacionar a palavra agricultura com plantação de alimentos, podendo lembrar das hortas caseiras e o cuidado que se faz
necessário com elas.

Chame a atenção da turma para o fato de que a plantação de alimentos proporciona aos seres humanos a produção de seu próprio alimento.

A agricultura, termo de origem latina que significa “arte de cultivar os campos”, é uma atividade desenvolvida há milhares de anos. Seu principal objetivo
é a produção de alimentos, tais como verduras, legumes, frutas, cereais etc.

No final das reflexões leia para eles novamente o objetivo e convide um voluntário para explicá-lo com base nas reflexões da turma.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados