Problematização (texto)
Plano de Aula
Plano de aula: Revolução agrícola do passado distante
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nomadismo e fixação das primeiras comunidades humanas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Quadro, pincel, projetor, dicionário e cópias dos materiais sugeridos.
Material complementar:
Para ser utilizada na Rotação de Estações:
- Rotação de Estações - Trecho do texto: Grande Inauguração - Bem-vindo à civilização, , disponível em:
Leia o texto na íntegra no link:
- Rotação de Estações - Imagens dos artefatos, disponível em:
- Rotação de Estações - Mapa, disponível em:
Para você saber mais:
Nesse plano os alunos irão vivenciar uma proposta baseada na metodologia de Rotação de Estações, estratégia de aprendizagem em que os alunos acessam diferentes linguagens para ampliar os conhecimentos que estão sendo trabalhados. As estações serão realizadas com os alunos em grupos.
Para saber mais sobre esta metodologia veja a referência. Infográfico Nova Escola - Rotação por estações de aprendizagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a8hCUhYqmhNb8hbmYzHy5qSWgnXgVgpptaPzzbFMqRWdYtsNcFvUUsjXgJYF/info-rotacoesporaprendizagem.png. Acesso em: 20 nov. 2018.
Revolução Neolítica, acesso o linK:
http://www.wikiwand.com/pt/Revolu%C3%A7%C3%A3o_neol%C3%ADtica. Acesso em: 23 nov. 2018.
A agricultura no Brasil passou por diversas transformações ao longo do tempo, uma delas foi a mecanização da produção, que se deu principalmente entre os grandes produtores rurais. Outra foi o uso de agrotóxicos e pesticidas que contribuem para a produção e venda, mas que são verdadeiros venenos para os consumidores. Há outras formas de produção agrícola, entre elas a agricultura familiar. Neste tipo de produção o tamanho da área plantada é menor e o trabalho geralmente é feito por familiares e parentes. Alguns produtores se unem e formam as cooperativas agrícolas para melhorar a produção e a comercialização dos produtos. Mais recentemente, com o intuito de produzir alimentos saudáveis e sem danos para o meio ambiente, temos os produtores de alimentos orgânicos, que não usam nenhum produto químico no processo de produção. Muitos deles praticam a Economia Solidária em que pequenos produtores se unem em prol de uma economia inclusiva, solidária e sustentável. Com relação aos produtos agrícolas brasileiros produzidos em larga escala, o milho continua sendo um dos dez principais, os demais são: soja, cana-de-açúcar, café, algodão, laranja, mandioca, arroz, cacau e tabaco.
Sugestão de atividade extra: Jogo do adivinha com cartelas com dicas - técnicas e utensílio do passado e do presente.
Material sugestivo para a realização do jogo: regras, fichas e cartelas, disponível em:
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Organize a turma em pequenos grupos.
Projete o slide para os alunos (ou apresente em um cartaz ou no quadro) e leia o objetivo para a turma.
Investigue sobre a ideia que eles têm da palavra revolução. Se for necessário peça para que encontrem a palavra no dicionário. Segundo o Dicionário Houaiss esta palavra designa “grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina”.
Em seguida, pergunte para a turma: Que ideia fazem da palavra agrícola. O que ela lembra?
Ajude o grupo a relacionar a palavra agricultura com plantação de alimentos, podendo lembrar das hortas caseiras e o cuidado que se faz
necessário com elas.
Chame a atenção da turma para o fato de que a plantação de alimentos proporciona aos seres humanos a produção de seu próprio alimento.
A agricultura, termo de origem latina que significa “arte de cultivar os campos”, é uma atividade desenvolvida há milhares de anos. Seu principal objetivo
é a produção de alimentos, tais como verduras, legumes, frutas, cereais etc.
No final das reflexões leia para eles novamente o objetivo e convide um voluntário para explicá-lo com base nas reflexões da turma.
Contexto
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos.
A turma deve continuar organizada nos pequenos grupos.
Projete o slide ou faça um cartaz com a imagem do milho e apresente-o para a turma. Se preferir poderá trazer uma espiga de milho ou outro alimento que faça parte da comunidade em que a escola está inserida.
Peça que observem, identifiquem e nomeiem o produto.
Provoque a turma para pensar para que ele serve.
Levante com a turma duas ou três comidas deliciosas que se faz atualmente com o milho. Instigue para que eles imaginem o que os seus avós faziam com o milho, e os povos do passado bem distante. Levante alguns questionamentos, como: Quando o milho foi descoberto como alimento será que o preparo dele era igual ao de hoje em dia?
Levante hipóteses sobre como estes povos do passado bem distante, que viviam na América, cultivavam o milho e o que mudou ao longo do tempo.
Provoque uma reflexão sobre como se faz para cuidar de uma plantação.
Informe que antigamente, e ainda em alguns lugares da atualidade, os locais de plantio são chamados de roça.
Faça a turma refletir sobre as seguintes questões: A plantação de alimentos sempre existiu? Como ela surgiu?
Como adequar à sua realidade:
Apresente para os alunos os alimentos que façam parte da comunidade em que a escola está inserida ou da região.
Para você saber mais:
A agricultura no Brasil passou por diversas transformações ao longo do tempo, uma delas foi a mecanização da produção, que se deu principalmente entre os grandes produtores rurais. Outra foi o uso de agrotóxicos e pesticidas que contribuem para a produção e as vendas mas que são verdadeiros venenos para os consumidores. Há outras formas de produção agrícola, entre elas a agricultura familiar. Neste tipo de produção o tamanho da área plantada é menor, e o trabalho geralmente é feito por familiares e parentes. Alguns produtores se unem e formam as cooperativas agrícolas para melhorar a sua produção e comercialização do seu produto. Mais recentemente, com o intuito de produzir alimentos saudáveis e sem danos para o meio ambiente, temos os produtores de alimentos orgânicos, que não usam nenhum produto químico no processo de produção. Muitos deles praticam a Economia Solidária, em que pequenos produtores se unem, em prol de uma economia inclusiva, solidária e sustentável. Com relação aos produtos agrícolas brasileiros produzidos em larga escala o milho continua sendo um dos dez principais, os demais são: soja, cana-de-açúcar, café, algodão, laranja, mandioca, arroz, cacau e tabaco.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Realize com os alunos uma Rotação por estações de aprendizagem, que é uma modalidade de ensino híbrido em que poderão explorar diferentes linguagens, realizando um circuito dentro da sala de aula.
Divida os alunos em pequenos grupos.
Cada grupo vivenciará uma Estação por vez, como em um rodízio.
O trabalho em cada Estação deve ser independente das outras, apesar de tratarem de um mesmo assunto.
Dependendo do número de alunos em sala, você pode adaptar a metodologia, oportunizando que todos os pequenos grupos vivenciem a mesma Estação ao mesmo tempo.
É importante que os grupos não sejam muito grandes para que o trabalho colaborativo e individual se desenvolva de forma mais integrada.
Os grupos deverão vivenciar todos as Estações, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto com base em diferentes linguagens.
Por questões de logística e tempo oriente para que os grupos fiquem fixos e as propostas das Estações circulando.
Cada Estação deverá ter a duração de 6 minutos, após este tempo deverá ser oferecida para os grupos a proposta de outra Estação.
A cada Estação os grupos estarão vivenciando uma proposta de atividade diferente, construindo novas aprendizagens atreladas a um mesmo objetivo: identificar as mudanças que a agricultura trouxe para os seres humanos no passado.
Projete o slide para a turma, leia a consigna e explique como funciona a metodologia da Rotação de Estações.
Prepare os alunos para a atividade fazendo uma leitura conjunta das Estações que serão vivenciadas.
Entregue para cada grupo uma proposta diferente, conforme as Estações.
Controle o tempo, forneça o apoio necessário e faça o rodízio de materiais conforme o tempo determinado.
Durante a atividade circule em todos os grupos provocando os alunos a pensar mais sobre o assunto. Ao término, abra para que os grupos comentem sobre suas aprendizagens com as Estações acrescentando novas informações a cada socialização.
Na primeira Estação será lido e discutido um trecho do trecho do texto “Grande Inauguração - Bem-vindo à civilização”, problematize com a turma o conceito de civilização que aparece no título.
Em diversos lugares ele aparece atrelado a um processo evolutivo da sociedade em oposição ao primitivismo. Neste sentido o problema é que “elegem-se” sociedades tidas como civilizadas ou tidas como primitivas, as últimas representadas geralmente por “tribos” e povos nativos de África ou América.
É preciso refletir sobre quem define, quem dita as regras. Por vezes algumas definições são utilizadas para manter e legitimar ações que nem sempre trazem benefícios ou mesmo são humanizadas (como no caso da colonização da América e da África). Trazendo esta reflexão para as transformações agrícolas, que favoreceram a fixação do homem na terra e com isso a sua sedentarização, podemos pensar em várias mudanças que levaram à ampliação da produção de alimentos e a atual condição que temos hoje de mecanização e utilização de componentes químicos para aumento de produção.
Do ponto de vista do agronegócio estas mudanças podem parecer muito positivas, mas, analisando do ponto de vista dos menos favorecidos e da saúde, veremos que existem consequências a médio e longo prazo muito nocivas para os seres humanos, que vão desde a perda de condições de trabalho dos pequenos produtores, até as consequências do uso de agrotóxicos e pesticidas para o meio ambiente e para a saúde.
Propostas das Estações:
Estação 1- Leitura do trecho do texto “Grande Inauguração - Bem-vindo à civilização”.
O texto aborda a necessidade de os seres humanos se fixar em um determinado local para cuidar da plantação, mudança de costume fundamental para o processo de sedentarização (fixação dos seres humanos em um local).
Estação 2 - Leitura das imagens de artefatos agrícolas.
Por meio da análise das ferramentas de uso na lavoura, espera-se que o grupo perceba que elas foram muito úteis, uma vez que aumentaram a capacidade de força e diminuíram o tempo para a execução das tarefas ligadas ao plantio, possibilitando o aumento da produção e a busca por ferramentas mais eficazes.
Estação 3 - Análise de mapa.
O mapa irá permitir que o grupo perceba como a agricultura se expandiu para diversas partes do mundo, ficando claro com isso que esta expansão não se deu da mesma forma em todos os lugares.
- Rotação de Estações - Trecho da matéria: “Grande Inauguração - Bem-vindo à civilização”, disponível em:
Leia o texto na íntegra no link:
- Rotação de Estações - Imagens dos artefatos, disponível em:
- Rotação de Estações - Mapa, disponível em:
Para você saber mais:
Para você saber mais sobre a metodologia da Rotação por estações leia o texto da Nova Escola “Rotação por estações de aprendizagens”, por meio do link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a8hCUhYqmhNb8hbmYzHy5qSWgnXgVgpptaPzzbFMqRWdYtsNcFvUUsjXgJYF/info-rotacoesporaprendizagem.png. Acesso em: 20 nov. 2018.
Revolução Neolítica, acesso no linK:
http://www.wikiwand.com/pt/Revolu%C3%A7%C3%A3o_neol%C3%ADtica. Acesso em: 23 nov. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Apresente o slide ou cartaz com o esboço do painel.
Convide um representante de cada grupo para ler os temas apresentados no slide e comentar o que foi debatido no grupo com base na proposta de Rotação de cultura.
Questione o grupo sobre a propagação da descoberta e da expansão da agricultura para outros povos e locais.
Espera-se que a turma compreenda que a revolução agrícola introduziu as primeiras noções e os artefatos para o cultivo das plantações. É importante também que percebam que as mudanças não aconteceram com todos os povos nem em todos os lugares ao mesmo tempo e que contribuíram para a fixação dos seres humanos no local (sedentarismo).
Faça-os refletir sobre as formas de comunicação daquele tempo.
Indague-os sobre como pensam que uma descoberta era transmitida aos povos que estavam distantes do local da descoberta. Ressalte sobre o quanto a introdução da agricultura trouxe grandes mudanças para alguns grupos de seres humanos interferindo nas suas relações com outros grupos e com o meio ambiente.
Sugestão de atividade extra:
Jogo do adivinha com cartelas com dicas - técnicas e utensílios do passado e do presente.
Se for do interesse da turma realize, em momento posterior, uma proposta com um jogo de percurso sobre a temática estudada.
As cartas do jogo poderão ser elaboradas pelos próprios alunos.
Os apontamentos da turma referentes às mudanças ocorridas após a revolução agrícola poderão compor as cartelas do jogo.
As cartas serão compostas de perguntas com múltiplas alternativas.
Uma vez respondidas corretamente os jogadores avançam no percurso do jogo, do contrário retrocedem ou ficam estacionados, de acordo com o que estiver indicado na carta.
Para ampliar o protagonismo da turma eles poderão elaborar as questões e as alternativas coletivamente, para isso segue uma folha com as mesmas em branco.
Material sugestivo para a realização do jogo: regras, fichas e cartas, disponível em:
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom, Padlet, PowerPoint
Contexto
O objetivo desta aula é identificar o desenvolvimento da agricultura ao longo do tempo e a influência dela no modo de vida dos seres humanos. Inicie a aula explicando o objetivo deste Plano, com foco no termo revolução e agrícola. Converse com os alunos através de uma videoconferência e siga a sequência de orientações proposta. Para que os alunos compreendam os significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet). Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise do texto de abertura.
Indique aos alunos a assistirem ao vídeo (disponível aqui), para conhecerem um pouco mais sobre o desenvolvimento da agricultura e a importância dela nas sociedades.
Problematização
Siga as orientações definidas para esta etapa, que deve ser proposta em formato assíncrono, visto que a execução dela exigirá mais tempo para que os alunos consigam atingir o que se espera. Proponha que façam subgrupos no Whatsapp, para que possam trocar as informações e elaborar o trabalho. Para a realização da atividade, podem utilizar recursos digitais, como Padlet, Google Docs e PowerPoint. Você pode pensar na possibilidade dos grupos fazerem as três estações e, posteriormente, confrontarem os trabalhos feitos e as experiências de executarem esta atividade em uma videoconferência.
Caso faça a opção pela aula assíncrona, envie todo o material juntamente com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa.
Sistematização
Siga as orientações propostas, mas crie um ambiente de troca de informações através de um debate. Para essa atividade, agende uma videoconferência com a turma.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha aos familiares que joguem o Jogo do percurso "Nos caminhos da revolução agrícola" (o arquivo contendo o jogo está disponibilizado no Plano), para que os alunos possam ter a possibilidade, ludicamente, de assimilarem melhor este conteúdo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiane de Oliveira Moura
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas.
Objeto(s) de conhecimento: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Palavras-Chave: Práticas agrícolas, povos sedentários, revolução neolítica.