Problematização (proposta de grupo)
Plano de Aula
Plano de aula: Cerâmica - as pistas do passado no presente
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nomadismo e fixação das primeiras comunidades humanas
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Atividades impressas, dicionário, fita adesiva, tiras de papel ou post-it.
Material complementar:
Proposta da atividade, acesso em:
Texto: Descoberta de gente grande, da revista CHC. Disponível no link:
http://chc.org.br/descoberta-de-gente-grande/. Acesso em 12 jan. 2019.
Imagens do slide para o momento de sistematização, para reprodução se for necessário. Acesso em:
Fonte das imagens:
Cerâmicas: Arantxa H.Etxeverría - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17706127, Acesso em 12 jan. 2019.
Cerâmica Tupi-Guarani pré-cabralina. Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena_brasileira#/media/File:Cer%C3%A2mica_Tupi-Guarani_5.jpg. Acesso em: 29 de dez. 2018.
Grande embarcação funerária. Ilha de Marajó. Disponível no link:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dd/Funerary_vessel_Collection_H_Law_172_n1.jpg. Acesso em: 29 de dez. 2018.
Cerâmica rosa, disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cer%C3%A2mica#/media/File:Ceramica_rosa.jpg. Acesso em 19 jan. 2019.
Azulejo, disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Azulejo#/media/File:Mekhnes_Place_El-Hedine_Mosaique3.jpg. Acesso em 19 jan. 2019.
Para você saber mais:
Neste plano será abordada a cerâmica e sua origem nos tempos remotos do passado distante.
Em alguns locais a cerâmica surgiu pela necessidade de transportar e armazenar os alimentos, sementes e água; em outros locais, seu surgimento está ligado à rituais de celebração.
Ela é um dos elementos da cultura material que tem uma grande importância para os arqueólogos e outros pesquisadores pela durabilidade e abundância em diversos sítios arqueológicos. Além da quantidade, a cerâmica permite o trabalho de análise mesmo estando fragmentada, podendo ser levantadas hipóteses da dinâmica cotidiana, social e cultural dos povos de um passado distante que habitavam a região.
Essa possibilidade de levantar hipóteses é o que será abordado neste plano.
Vídeo: SP Arqueologia - Sítio Cerâmico ( Peruíbe SP). Mostra um pouco do trabalho do arqueólogo num sítio cerâmico. You Tube, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=RzzyEP8C0Cw. Acesso em 29 dez. 2018.
O que é um arqueólogo. Disponível no link:
https://www.youtube.com/watch?v=iplG8sBhHs4. Acesso em 12 jan. 2019.
Livro: Muito além dos campos - Arqueologia e História da Amazônia Marajoara. Disponível para baixar em PDF no linK:
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/PubDivArq_MuitoAlemCampos_m.pdf. Acesso em 31 jan. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Apresente para a turma o objetivo da aula, por meio de um cartaz, projetado no data show ou escrito no quadro.
Faça a leitura coletiva.
Indague o significado da palavra cerâmica.
Incentive a turma a buscar o significado da palavra a partir do cotidiano familiar. Se necessário convide um deles para pesquisar no dicionário. A palavra vem do grego, “kéramos” e significa terra queimada ou argila queimada. No dicionário a palavra cerâmica significa “ A arte da fabricação de louça de barro; As peças feitas de barro.” .
Solicite que a turma faça novamente a leitura coletiva do objetivo e falem sobre ele para que compreendam o que será trabalhado na aula.
Esclareça as dúvidas sobre o objetivo da aula.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS