Plano de Aula

Plano de aula: Povos dos sambaquis

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nomadismo e fixação das primeiras comunidades humanas

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI04) de História, que consta na BNCC.

Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetor, atividades impressas, lápis, borracha e dicionário.

Material complementar: Acesse os materiais necessários para preparar sua aula.

  • Imagens do slide para o contexto, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aJ2rrbbU6Tz9HgANGFd5t9zHZFDjWSybufXG3TRewmfxu7NJw5HHKmq83cth/his4-04und05-contexto.pdf

  • Imagens dos fragmentos dos sambaquis para a problematização, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sZGFAk48MnmKTDNDskrAbeExJReXZCP4w8ZJjB4DvVwqUekCu2TJZPKwfuFn/his4-04und05-problematizacao.pdf

  • Imagens dos mapas para a problematização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HVYGx9XVjEdeAyHq6EuUXFCKQ5NTHg5qhMqMHzQzCAjveTXNzK24AKXzwEQU/his4-04und05-problematizacao-mapa-da-localizacao-dos-sambaquis.pdf

  • Cartelas da atividade sobre os Sambaquis para a problematização, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCTFcr6yFA6PJkDZhStt988QmGbPMwsKEwTWdvmXCmjKetpQzbuhGgdt3dC5/his4-04und05-problematizacao-cartelas.pdf

  • Atividade em grupo : Análise de um sambaqui, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NrRmrxnp3xDESZXSnvgqHmUQy8DQfYhu5g7U3PtV3kdUk4zwhS6rMbZD2bZe/his4-04und05-sistematizacao.pdf

Fonte das imagens:

  • Conchas Bivalvia. Wikimedia. Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=164753. Acesso em: 06 de jan. 2019.

  • Concheiro, Mikel Zubimend. wikimedia. Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category%3AShell+midden+sites&uselang=pt#/media/File:Conchero_al_sur_de_Puerto_Deseado.jpg. Acesso em: 06 de jan. 2019

  • Fotografia de um modelo de extração das camadas de um sambaqui, autor: Thigruner. Disponível no link:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sambaquis_no_Brasil. Acesso em: 17 de jan. 2019.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b9/Sambaqui%2C_MAE-USP_%282%29.JPG. Acesso em 07 de jan. 2019.

  • Sambaqui, Thayná M. Almeida. Releitura da ilustração de Mariane Massarani. Acervo do autor, disponível no link:

http://chc.org.br/artigo/quem-mora-no-sambaqui/. Acesso em: 27 fev. 2019.

Para você saber mais:

Nesse plano serão trabalhados os povos do passado distante que moravam no litoral e tinham o costume de armazenar conchas em montes.

No Brasil convencionou-se chamar esses montes de Sambaqui, palavra de origem Tupi. Mesmo sendo uma palavra indígena, é bom ter claro que esses povos não eram indígenas e viveram em um tempo anterior à ocupação indígena.

O conceito de Sambaqui foi definido como categoria em meados dos anos de 1870, como sendo todo tipo de sítio conchífero do litoral brasileiro.

Esses povos dos sambaquis foram os grupos que deixaram a maior quantidade de vestígios de sua permanência no território que depois foi denominado de Brasil.

Esses materiais, muitos deles bem preservados, permitem que se tenha noção do modo de vida e das condições ambientais daquele tempo.

Textos:

  • BARATA, G. Resenha do livro: Sambaqui: Arqueologia do litoral brasileiro de Madu Gaspar. Disponível no link:

http://www.comciencia.br/dossies-1-72/resenhas/arqueologia/sambaqui.htm. Acesso em: 30 dez. de 2018:

  • CALIPPO, F. R. Os Sambaquis submersos de Cananéia: Um estudo de caso da arqueologia subaquática. Dissertação UNESP. Disponível no link:

http://www.registro.unesp.br/sites/museu/basededados/arquivos/00000412.pdf. Acesso em 30 dez. 2018.

  • ESCÓRCIO, E; GASPAR, M. D. Um olhar sobre o gênero - Estudo de caso - Sambaqueiros do RJ. Museu Nacional da UFRJ. Disponível no link:

http://www.museunacional.ufrj.br/arqueologia/docs/papers/madu/escorcioRA23_01.pdf

  • SILVA, E. P; ARRUDA, T. A; DUARTE M. R. Quem mora no sambaqui. Revista Ciência Hoje das crianças. Ele traz uma imagem bem rica e divertida de um sambaqui no com diferentes fragmentos. Disponível no link:

http://chc.org.br/artigo/quem-mora-no-sambaqui/. Acesso em 17 jan. 2019.

Vídeos:

  • Animação: O que é um Sambaqui. Se houver recursos é possível utilizar essa animação do Museu do Sambaqui de Joinville. Disponível no link:

https://www.facebook.com/associacaosambaqui/videos/1679109765708498/?__mref=message_bubble. Acesso em 19 jan. 2019.

  • Vídeo: Sítio pré-histórico - Sambaqui. SP Arqueologia. Fonte: YouTube. Disponível no link:

https://www.youtube.com/watch?v=3rY4RTXnnhE. Acesso em 30 de dez. 2018.

  • Vídeo: Sambaquis - Vale Ribeira - arqueologia São Paulo. Fonte: YouTube. Disponível no link:

https://www.youtube.com/watch?v=e-a0peXbfB4. Acesso em 30 de dez. 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou projetando o slide.

Faça a leitura coletiva.

Indague o significado da palavra “sambaquis”.

Essa é uma palavra de origem tupi, que significa: (tamba = conchas e ki = amontoado), “ amontoado de conchas”.

Incentive a turma a levantar algumas hipóteses sobre a palavra.

Em seguida, solicite um voluntário para procurar no dicionário o significado e ler para os colegas.

Peça para a turma ler novamente o objetivo e abra para colocações dos alunos sobre o que será trabalhado.

Esclareça as dúvidas que houver.

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