Contexto (texto)
Plano de Aula
Plano de aula: As diferentes moedas de troca ao longo do tempo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações ocorridas com o deslocamento de pessoas e mercadorias
Por: Sara Villas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projetor ou quadro e pincel para quadro
Impressões dos materiais complementares
Caixa de som para exibição de vídeo
Notas de dinheiro antigas (não é obrigatório)
Material complementar:
Contexto (texto)
Problematização (imagens)
Problematização (conceitos)
Sistematização (imagens)
Para você saber mais:
A proposta desse plano é fazer com que os alunos reflitam sobre o uso do dinheiro. Como esse recurso é algo que está incorporado ao nosso modo de vida já há muito tempo é provável que os alunos nunca tenham se perguntado desde quando existe o dinheiro e porque ele foi criado. Ao mesmo tempo significa trabalhar com alguns conceitos bastante abstratos, como o de valor de troca, preço, lucro, juros, inflação, mercado, capitalismo, etc. Tente sentir até que ponto sua turma está preparada para ir mais ou menos a fundo nessa conversa. Nesse plano, faça-os refletir sobre como era a vida sem o uso do dinheiro, porque foi necessário surgir o dinheiro e, consequentemente, os bancos e o porquê de já terem existido tantas nomes e notas diferentes no Brasil.
Livros
Livros direcionados para o público infanto-juvenil que se relacionam ao tema do surgimento dos bancos, do dinheiro e sobretudo do sistema capitalista.
Soalheiro, Bárbara. Como Fazíamos Sem… São Paulo: Panda Books, 2006.
FORTUNY, Liliana. O capital para crianças. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl e MAGUMA. O deus dinheiro. São Paulo: Boitempo, 2018.
NOVAES, Carlos Eduardo. RODRIGUES, Vilmar. Capitalismo para crianças. São Paulo: Editora Ática, 1990.
Sites
Links de textos sobre o surgimento do dinheiro
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/como-surgiu-dinheiro.htm acesso em 27/04/2019
https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-dinheiro.htm acesso em 27/04/2019
https://www.smartkids.com.br/trabalho/historia-do-dinheiro acesso em 27/04/2019
Sobre a história das moedas brasileiras
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_moedas_do_Brasil acesso em 27/04/2019
Sobre o significado do índice Big Mac
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_Big_Mac acesso em 27/04/2019
vídeos
Sobre a história das moedas
https://www.youtube.com/watch?v=Popa7dOjOMU acesso em 27/04/2019
https://www.youtube.com/watch?v=FTo6je5kEPQ acesso em 27/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Chame a atenção dos alunos para as duas ideias presentes nesse objetivo: o surgimento dos bancos e o uso do dinheiro. Faça perguntas problematizadoras que instigue os alunos para o tema da aula, tais como:
- Para que servem os bancos?
- Quem são os donos dos bancos?
- Será que o dinheiro sempre existiu?
- Como era possível adquirir bens e produtos sem a existência do dinheiro?
- Como vocês fazem para adquirir algo sem o uso do dinheiro?
- Como chama a moeda/dinheiro no Brasil?
- Em todos os países o dinheiro tem esse mesmo nome?
- O valor do dinheiro muda de acordo com o país em que estamos?
- Quem fabrica o dinheiro?
Essas perguntas não precisam ser todas respondidas de uma só vez, pois ao longo da aula pretende-se justamente trabalhar com essas ideias e conceitos. Uma pergunta muito comum de surgir nesse momento é sobre o porquê de os países não fabricarem muito dinheiro para acabar com a pobreza. Esse é um pensamento comum entre as crianças e difícil de explicar. No entanto pode ser um ótimo gancho para eles entenderem que o valor de qualquer objeto (inclusive do dinheiro) se dá justamente pela sua raridade ou abundância, em se tratando de uma lógica capitalista e não afetiva. Portanto se houver uma abundância de produção de dinheiro, automaticamente ele será desvalorizado.
Para você saber mais:
Nestes sites você pode encontrar textos com uma linguagem acessível para os alunos sobre a origem do dinheiro.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/como-surgiu-dinheiro.htm acesso em 27/04/2019
https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-dinheiro.htm acesso em 27/04/2019
https://www.smartkids.com.br/trabalho/historia-do-dinheiro acesso em 27/04/2019
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS