Contexto (texto)
Plano de Aula
Plano de aula: As diferentes moedas de troca ao longo do tempo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações ocorridas com o deslocamento de pessoas e mercadorias
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projetor ou quadro e pincel para quadro
Impressões dos materiais complementares
Caixa de som para exibição de vídeo
Notas de dinheiro antigas (não é obrigatório)
Material complementar:
Contexto (texto)
Problematização (imagens)
Problematização (conceitos)
Sistematização (imagens)
Para você saber mais:
A proposta desse plano é fazer com que os alunos reflitam sobre o uso do dinheiro. Como esse recurso é algo que está incorporado ao nosso modo de vida já há muito tempo é provável que os alunos nunca tenham se perguntado desde quando existe o dinheiro e porque ele foi criado. Ao mesmo tempo significa trabalhar com alguns conceitos bastante abstratos, como o de valor de troca, preço, lucro, juros, inflação, mercado, capitalismo, etc. Tente sentir até que ponto sua turma está preparada para ir mais ou menos a fundo nessa conversa. Nesse plano, faça-os refletir sobre como era a vida sem o uso do dinheiro, porque foi necessário surgir o dinheiro e, consequentemente, os bancos e o porquê de já terem existido tantas nomes e notas diferentes no Brasil.
Livros
Livros direcionados para o público infanto-juvenil que se relacionam ao tema do surgimento dos bancos, do dinheiro e sobretudo do sistema capitalista.
Soalheiro, Bárbara. Como Fazíamos Sem… São Paulo: Panda Books, 2006.
FORTUNY, Liliana. O capital para crianças. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl e MAGUMA. O deus dinheiro. São Paulo: Boitempo, 2018.
NOVAES, Carlos Eduardo. RODRIGUES, Vilmar. Capitalismo para crianças. São Paulo: Editora Ática, 1990.
Sites
Links de textos sobre o surgimento do dinheiro
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/como-surgiu-dinheiro.htm acesso em 27/04/2019
https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-dinheiro.htm acesso em 27/04/2019
https://www.smartkids.com.br/trabalho/historia-do-dinheiro acesso em 27/04/2019
Sobre a história das moedas brasileiras
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_moedas_do_Brasil acesso em 27/04/2019
Sobre o significado do índice Big Mac
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_Big_Mac acesso em 27/04/2019
vídeos
Sobre a história das moedas
https://www.youtube.com/watch?v=Popa7dOjOMU acesso em 27/04/2019
https://www.youtube.com/watch?v=FTo6je5kEPQ acesso em 27/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Chame a atenção dos alunos para as duas ideias presentes nesse objetivo: o surgimento dos bancos e o uso do dinheiro. Faça perguntas problematizadoras que instigue os alunos para o tema da aula, tais como:
- Para que servem os bancos?
- Quem são os donos dos bancos?
- Será que o dinheiro sempre existiu?
- Como era possível adquirir bens e produtos sem a existência do dinheiro?
- Como vocês fazem para adquirir algo sem o uso do dinheiro?
- Como chama a moeda/dinheiro no Brasil?
- Em todos os países o dinheiro tem esse mesmo nome?
- O valor do dinheiro muda de acordo com o país em que estamos?
- Quem fabrica o dinheiro?
Essas perguntas não precisam ser todas respondidas de uma só vez, pois ao longo da aula pretende-se justamente trabalhar com essas ideias e conceitos. Uma pergunta muito comum de surgir nesse momento é sobre o porquê de os países não fabricarem muito dinheiro para acabar com a pobreza. Esse é um pensamento comum entre as crianças e difícil de explicar. No entanto pode ser um ótimo gancho para eles entenderem que o valor de qualquer objeto (inclusive do dinheiro) se dá justamente pela sua raridade ou abundância, em se tratando de uma lógica capitalista e não afetiva. Portanto se houver uma abundância de produção de dinheiro, automaticamente ele será desvalorizado.
Para você saber mais:
Nestes sites você pode encontrar textos com uma linguagem acessível para os alunos sobre a origem do dinheiro.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/como-surgiu-dinheiro.htm acesso em 27/04/2019
https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-dinheiro.htm acesso em 27/04/2019
https://www.smartkids.com.br/trabalho/historia-do-dinheiro acesso em 27/04/2019
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Com a turma organizada em círculo promova uma roda de conversas sobre o assunto da aula. Inicie esse slide lançando a pergunta do título para o grupo e ouvindo as sugestões. Antes de ler o texto do slide deixe que os alunos criem suas hipóteses sobre como deveria ser uma sociedade sem dinheiro tanto no passado quanto no presente.
Em seguida leia ou peça para algum aluno ler a explicação dada por Bárbara Soalheiro no livro “Como Fazíamos sem…”. A proposta deste livro é nos fazer pensar em como era a vida das pessoas antes de uma série de invenções, das menores, como a escova de dentes, às maiores, como a luz elétrica. É muito importante que você consiga efetivamente fazer com que os alunos reflitam sobre quais seriam as alternativas para a troca e circulação de mercadorias caso não existisse o dinheiro.
Após a leitura do texto, promova a conversa com os alunos partindo de algumas questões problematizadoras e de interpretação do texto, tais como:
- Antes do uso do dinheiro, como as pessoas adquiriam bens que não possuíam?
- Quais são os cinco exemplos de produtos mencionados no texto que serviam como “moedas de troca”?
- Será que esses produtos tinham o mesmo valor em todos os lugares? Ou seja, será que as sementes de cacau do México compraria as mesmas coisas no México ou na China?
- Qual poderia ser uma solução para o problema posto na questão anterior?
Contexto (texto)
Como adequar à sua realidade: Identifique na região em que você mora qual seria a moeda de troca caso não existisse o dinheiro. Faça com que os alunos reflitam sobre algo que existe em abundância ou que é muito produzido em sua região e que seja de interesse de outras populações.
Para você saber mais:
Soalheiro, Bárbara. Como Fazíamos Sem… São Paulo: Panda Books, 2006.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O momento da problematização será dividido em 3 partes: exibição de um vídeo, análise de pinturas e atividade com conceitos.
Com a turma organizada em círculo exiba o vídeo do Canal Nerdologia sobre “A História das Moedas” do início até o minuto 8:04, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=Popa7dOjOMU acesso em 27/04/2019.
Esse vídeo tem uma linguagem bastante atual, com muitas imagens e informações rápidas. Se for necessário pause em alguns momentos e esclareça algo que possa não ter sido entendido. Apesar da velocidade do vídeo ele possui uma linguagem próxima a das crianças e adolescentes e costuma ser bem atrativo.
Outro ponto forte do vídeo é o fato de ele trazer inúmeros exemplos de objetos que foram usados como moeda de troca há muitos anos, em diversas partes do mundo, em diferentes culturas, bem antes do surgimento dos burgos europeus e das feiras medievais. Após a exibição do vídeo promova uma conversa sobre o mesmo partindo de questões problematizadoras tais como:
- O que significa o “produto-símbolo” mencionado no vídeo? Como ele se relaciona ao texto do slide anterior?
- Quais foram alguns exemplos de produto-símbolo mencionados no vídeo?
- Explique o que significa dizer que a moeda representava um elo de confiança uma vez que representa uma garantia de que irá receber produtos ou serviços em troca.
- Como o surgimento dos bancos se relaciona ao surgimento do dinheiro?
- Para que servem os bancos?
- Como as pessoas teriam a garantia de que receberiam de volta o dinheiro que colocaram no banco?
Em seguida proponha aos alunos que analisem três pinturas feitas no final da Idade Média que se relacionam com o trabalho dos burgueses e banqueiros, das feiras medievais e da criação de burgos no entorno dos castelos. Primeiramente deixe que os alunos observem as imagens por um tempo e tentem criar hipóteses para responder às perguntas colocadas no slide:
- O que parecem representar?
- Quando pensam que foram feitas?
- Quem imaginam que sejam as pessoas retratadas?
- Conseguem identificar elementos relacionados ao tema da aula?
Além dessas perguntas chame a atenção para alguns elementos específicos das imagens, por exemplo:
- A presença de uma balança na imagem do casal, uma vez que o valor das moedas era dado pelo seu peso.
- O livro de notas sendo segurado pela mulher, onde provavelmente eram anotados os empréstimos e dívidas.
- O fato de o castelo estar em um lugar bem mais alto do que o burgo, para ser protegido de invasões.
- Os diferentes tipos de mercadorias vendidas nas feiras.
Em seguida esclareça que essas pinturas foram feitas no final da Idade Média (os alunos ainda não possuem a noção precisa dos tempos históricos, mas isso não impede que você possa usar termos como Idade Média. Situe-os temporalmente se necessário, dizendo que foi aproximadamente a uns 600 anos atrás, na Europa), e que retratam um tipo de atividade nova, a dos banqueiros e burgueses. Explique que a palavra burguesia tem origem na palavra burgo, que foram locais de trocas e comércio que começaram a existir no final da Idade Média, na Europa, quando as pessoas passaram a produzir mais do que precisavam consumir para sobreviver, gerando assim um excedente que poderia ser vendido. Explique também que nessa época os mercadores, que eram responsáveis por fazer transações comerciais com povos de outras regiões também passaram a se organizar em feiras comerciais a fim de vender produtos trazidos de outras regiões do mundo. Peça para os alunos relacionarem essas informações com as discussões anteriores sobre a necessidade de se ter um produto símbolo que agradasse a todos e service para adquirir qualquer tipo de produto. Explique que foi isso que fez surgir a necessidade de uma moeda “única” e de pessoas responsáveis por gerenciar essas trocas, uma vez que andar com muitas moedas de uma só vez tornou-se algo impraticável.
Para finalizar a problematização proponha uma atividade que deve ser realizada em duplas. Essa atividade consiste em ampliar o vocabulário dos alunos a partir de algumas palavras chaves que se relacionam com o tema da aula. Para isso cada dupla deverá receber uma das palavras presentes do slide, que podem ser impressas por meio do material complementar, são elas:
- BANCO
- BANQUEIRO
- BURGO
- BURGUESIA
- CAPITAL
- CHEQUE
- CRUZADA
- DINHEIRO
- ESCAMBO
- FEIRA
- LUCRO
- MERCADOR
- MOEDA
- NOTAS
- TROCA
- VALOR
A escolha pela palavra pode ser feita de três maneiras: de forma aleatória, deixando as duplas escolherem, entregando as palavras de acordo com o nível de dificuldade.
Oriente os alunos para pesquisarem (em dicionários ou em sites) e responderem a duas perguntas sobre a palavra em questão:
- O que significa essa palavra (devem registrar no verso da palavra recebida, com as próprias palavras)
- Como ela se relaciona com o tema da aula (devem apenas conversar e refletir sobre essa pergunta)
Em seguida você deve recolher novamente os papéis e lançar um desafio. Terão que descobrir qual é a palavra apenas pela leitura do significado. A cada palavra que for sendo descoberta a dupla que escreveu sobre a palavra explica sobre a relação dela com o tema da aula.
Link para o vídeo
Fonte das imagens
https://fracademic.com/pictures/frwiki/86/Ville_moyen_age.jpg acesso em 27/04/2019
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=155048 acesso em 27/04/2019
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4299748 acesso em 27/04/2019
Problematização (imagens)
Problematização (conceitos)
Para saber mais:
Livros direcionados para o público infanto-juvenil que se relacionam ao tema do surgimento dos bancos, do dinheiro e sobretudo do sistema capitalista.
FORTUNY, Liliana. O capital para crianças. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl e MAGUMA. O deus dinheiro. São Paulo: Boitempo, 2018.
NOVAES, Carlos Eduardo. RODRIGUES, Vilmar. Capitalismo para crianças. São Paulo: Editora Ática, 1990.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O momento da problematização será dividido em 3 partes: exibição de um vídeo, análise de pinturas e atividade com conceitos.
Com a turma organizada em círculo exiba o vídeo do Canal Nerdologia sobre “A História das Moedas” do início até o minuto 8:04, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=Popa7dOjOMU acesso em 27/04/2019.
Esse vídeo tem uma linguagem bastante atual, com muitas imagens e informações rápidas. Se for necessário pause em alguns momentos e esclareça algo que possa não ter sido entendido. Apesar da velocidade do vídeo ele possui uma linguagem próxima a das crianças e adolescentes e costuma ser bem atrativo.
Outro ponto forte do vídeo é o fato de ele trazer inúmeros exemplos de objetos que foram usados como moeda de troca há muitos anos, em diversas partes do mundo, em diferentes culturas, bem antes do surgimento dos burgos europeus e das feiras medievais. Após a exibição do vídeo promova uma conversa sobre o mesmo partindo de questões problematizadoras tais como:
- O que significa o “produto-símbolo” mencionado no vídeo? Como ele se relaciona ao texto do slide anterior?
- Quais foram alguns exemplos de produto-símbolo mencionados no vídeo?
- Explique o que significa dizer que a moeda representava um elo de confiança uma vez que representa uma garantia de que irá receber produtos ou serviços em troca.
- Como o surgimento dos bancos se relaciona ao surgimento do dinheiro?
- Para que servem os bancos?
- Como as pessoas teriam a garantia de que receberiam de volta o dinheiro que colocaram no banco?
Em seguida proponha aos alunos que analisem três pinturas feitas no final da Idade Média que se relacionam com o trabalho dos burgueses e banqueiros, das feiras medievais e da criação de burgos no entorno dos castelos. Primeiramente deixe que os alunos observem as imagens por um tempo e tentem criar hipóteses para responder às perguntas colocadas no slide:
- O que parecem representar?
- Quando pensam que foram feitas?
- Quem imaginam que sejam as pessoas retratadas?
- Conseguem identificar elementos relacionados ao tema da aula?
Além dessas perguntas chame a atenção para alguns elementos específicos das imagens, por exemplo:
- A presença de uma balança na imagem do casal, uma vez que o valor das moedas era dado pelo seu peso.
- O livro de notas sendo segurado pela mulher, onde provavelmente eram anotados os empréstimos e dívidas.
- O fato de o castelo estar em um lugar bem mais alto do que o burgo, para ser protegido de invasões.
- Os diferentes tipos de mercadorias vendidas nas feiras.
Em seguida esclareça que essas pinturas foram feitas no final da Idade Média (os alunos ainda não possuem a noção precisa dos tempos históricos, mas isso não impede que você possa usar termos como Idade Média. Situe-os temporalmente se necessário, dizendo que foi aproximadamente a uns 600 anos atrás, na Europa), e que retratam um tipo de atividade nova, a dos banqueiros e burgueses. Explique que a palavra burguesia tem origem na palavra burgo, que foram locais de trocas e comércio que começaram a existir no final da Idade Média, na Europa, quando as pessoas passaram a produzir mais do que precisavam consumir para sobreviver, gerando assim um excedente que poderia ser vendido. Explique também que nessa época os mercadores, que eram responsáveis por fazer transações comerciais com povos de outras regiões também passaram a se organizar em feiras comerciais a fim de vender produtos trazidos de outras regiões do mundo. Peça para os alunos relacionarem essas informações com as discussões anteriores sobre a necessidade de se ter um produto símbolo que agradasse a todos e service para adquirir qualquer tipo de produto. Explique que foi isso que fez surgir a necessidade de uma moeda “única” e de pessoas responsáveis por gerenciar essas trocas, uma vez que andar com muitas moedas de uma só vez tornou-se algo impraticável.
Para finalizar a problematização proponha uma atividade que deve ser realizada em duplas. Essa atividade consiste em ampliar o vocabulário dos alunos a partir de algumas palavras chaves que se relacionam com o tema da aula. Para isso cada dupla deverá receber uma das palavras presentes do slide, que podem ser impressas por meio do material complementar, são elas:
- BANCO
- BANQUEIRO
- BURGO
- BURGUESIA
- CAPITAL
- CHEQUE
- CRUZADA
- DINHEIRO
- ESCAMBO
- FEIRA
- LUCRO
- MERCADOR
- MOEDA
- NOTAS
- TROCA
- VALOR
A escolha pela palavra pode ser feita de três maneiras: de forma aleatória, deixando as duplas escolherem, entregando as palavras de acordo com o nível de dificuldade.
Oriente os alunos para pesquisarem (em dicionários ou em sites) e responderem a duas perguntas sobre a palavra em questão:
- O que significa essa palavra (devem registrar no verso da palavra recebida, com as próprias palavras)
- Como ela se relaciona com o tema da aula (devem apenas conversar e refletir sobre essa pergunta)
Em seguida você deve recolher novamente os papéis e lançar um desafio. Terão que descobrir qual é a palavra apenas pela leitura do significado. A cada palavra que for sendo descoberta a dupla que escreveu sobre a palavra explica sobre a relação dela com o tema da aula.
Link para o vídeo
Fonte das imagens
https://fracademic.com/pictures/frwiki/86/Ville_moyen_age.jpg acesso em 27/04/2019
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=155048 acesso em 27/04/2019
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4299748 acesso em 27/04/2019
Problematização (imagens)
Problematização (conceitos)
Para saber mais:
Livros direcionados para o público infanto-juvenil que se relacionam ao tema do surgimento dos bancos, do dinheiro e sobretudo do sistema capitalista.
FORTUNY, Liliana. O capital para crianças. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl e MAGUMA. O deus dinheiro. São Paulo: Boitempo, 2018.
NOVAES, Carlos Eduardo. RODRIGUES, Vilmar. Capitalismo para crianças. São Paulo: Editora Ática, 1990.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O momento da problematização será dividido em 3 partes: exibição de um vídeo, análise de pinturas e atividade com conceitos.
Com a turma organizada em círculo exiba o vídeo do Canal Nerdologia sobre “A História das Moedas” do início até o minuto 8:04, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=Popa7dOjOMU acesso em 27/04/2019.
Esse vídeo tem uma linguagem bastante atual, com muitas imagens e informações rápidas. Se for necessário pause em alguns momentos e esclareça algo que possa não ter sido entendido. Apesar da velocidade do vídeo ele possui uma linguagem próxima a das crianças e adolescentes e costuma ser bem atrativo.
Outro ponto forte do vídeo é o fato de ele trazer inúmeros exemplos de objetos que foram usados como moeda de troca há muitos anos, em diversas partes do mundo, em diferentes culturas, bem antes do surgimento dos burgos europeus e das feiras medievais. Após a exibição do vídeo promova uma conversa sobre o mesmo partindo de questões problematizadoras tais como:
- O que significa o “produto-símbolo” mencionado no vídeo? Como ele se relaciona ao texto do slide anterior?
- Quais foram alguns exemplos de produto-símbolo mencionados no vídeo?
- Explique o que significa dizer que a moeda representava um elo de confiança uma vez que representa uma garantia de que irá receber produtos ou serviços em troca.
- Como o surgimento dos bancos se relaciona ao surgimento do dinheiro?
- Para que servem os bancos?
- Como as pessoas teriam a garantia de que receberiam de volta o dinheiro que colocaram no banco?
Em seguida proponha aos alunos que analisem três pinturas feitas no final da Idade Média que se relacionam com o trabalho dos burgueses e banqueiros, das feiras medievais e da criação de burgos no entorno dos castelos. Primeiramente deixe que os alunos observem as imagens por um tempo e tentem criar hipóteses para responder às perguntas colocadas no slide:
- O que parecem representar?
- Quando pensam que foram feitas?
- Quem imaginam que sejam as pessoas retratadas?
- Conseguem identificar elementos relacionados ao tema da aula?
Além dessas perguntas chame a atenção para alguns elementos específicos das imagens, por exemplo:
- A presença de uma balança na imagem do casal, uma vez que o valor das moedas era dado pelo seu peso.
- O livro de notas sendo segurado pela mulher, onde provavelmente eram anotados os empréstimos e dívidas.
- O fato de o castelo estar em um lugar bem mais alto do que o burgo, para ser protegido de invasões.
- Os diferentes tipos de mercadorias vendidas nas feiras.
Em seguida esclareça que essas pinturas foram feitas no final da Idade Média (os alunos ainda não possuem a noção precisa dos tempos históricos, mas isso não impede que você possa usar termos como Idade Média. Situe-os temporalmente se necessário, dizendo que foi aproximadamente a uns 600 anos atrás, na Europa), e que retratam um tipo de atividade nova, a dos banqueiros e burgueses. Explique que a palavra burguesia tem origem na palavra burgo, que foram locais de trocas e comércio que começaram a existir no final da Idade Média, na Europa, quando as pessoas passaram a produzir mais do que precisavam consumir para sobreviver, gerando assim um excedente que poderia ser vendido. Explique também que nessa época os mercadores, que eram responsáveis por fazer transações comerciais com povos de outras regiões também passaram a se organizar em feiras comerciais a fim de vender produtos trazidos de outras regiões do mundo. Peça para os alunos relacionarem essas informações com as discussões anteriores sobre a necessidade de se ter um produto símbolo que agradasse a todos e service para adquirir qualquer tipo de produto. Explique que foi isso que fez surgir a necessidade de uma moeda “única” e de pessoas responsáveis por gerenciar essas trocas, uma vez que andar com muitas moedas de uma só vez tornou-se algo impraticável.
Para finalizar a problematização proponha uma atividade que deve ser realizada em duplas. Essa atividade consiste em ampliar o vocabulário dos alunos a partir de algumas palavras chaves que se relacionam com o tema da aula. Para isso cada dupla deverá receber uma das palavras presentes do slide, que podem ser impressas por meio do material complementar, são elas:
- BANCO
- BANQUEIRO
- BURGO
- BURGUESIA
- CAPITAL
- CHEQUE
- CRUZADA
- DINHEIRO
- ESCAMBO
- FEIRA
- LUCRO
- MERCADOR
- MOEDA
- NOTAS
- TROCA
- VALOR
A escolha pela palavra pode ser feita de três maneiras: de forma aleatória, deixando as duplas escolherem, entregando as palavras de acordo com o nível de dificuldade.
Oriente os alunos para pesquisarem (em dicionários ou em sites) e responderem a duas perguntas sobre a palavra em questão:
- O que significa essa palavra (devem registrar no verso da palavra recebida, com as próprias palavras)
- Como ela se relaciona com o tema da aula (devem apenas conversar e refletir sobre essa pergunta)
Em seguida você deve recolher novamente os papéis e lançar um desafio. Terão que descobrir qual é a palavra apenas pela leitura do significado. A cada palavra que for sendo descoberta a dupla que escreveu sobre a palavra explica sobre a relação dela com o tema da aula.
Link para o vídeo
Fonte das imagens
https://fracademic.com/pictures/frwiki/86/Ville_moyen_age.jpg acesso em 27/04/2019
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=155048 acesso em 27/04/2019
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4299748 acesso em 27/04/2019
Problematização (imagens)
Problematização (conceitos)
Para saber mais:
Livros direcionados para o público infanto-juvenil que se relacionam ao tema do surgimento dos bancos, do dinheiro e sobretudo do sistema capitalista.
FORTUNY, Liliana. O capital para crianças. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl e MAGUMA. O deus dinheiro. São Paulo: Boitempo, 2018.
NOVAES, Carlos Eduardo. RODRIGUES, Vilmar. Capitalismo para crianças. São Paulo: Editora Ática, 1990.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Mantenha as duplas de trabalho organizadas durante a problematização e diga que irão conhecer algumas notas de diferentes países. Apresente o slide para o grupo ou entregue as notas impressas e deixe-os explorarem ao máximo as informações presentes nas notas. Faça perguntas como:
- Quais dessas notas são brasileiras?
- Quais vocês conhecem?
- Quais são muito diferentes das nossas notas?
- Quais imagens estão presentes em cada nota?
- Qual dessas notas você acha que vale mais?
- Quais são de uma língua diferente do português? Que línguas são essas?
Em seguida chame a atenção para algumas informações importantes, caso eles não tenham observado:
- Observem que todas as notas possuem um valor, um ano, o nome de um país e uma imagem, além de várias outras marcas específicas.
- Em algumas notas temos a presença de pessoas, outras de animais e outras de construções. Por que será que isso acontece? Será que isso diz sobre o que cada povo valoriza em sua cultura?
- Você sabe quem é essa pessoa na nota de mil Cruzados? (Machado de Assis) E na nota de 1 dólar?
- Faça uma conversa sobre o valor das notas. Explique que o fato de serem maiores ou menores não diz nada do valor, nem mais “bonitas” ou mais “feias”. Explique que as notas têm diferentes valores de acordo com o país em que se está, por exemplo pode ser que com um dólar no Brasil você consiga pagar uma passagem de ônibus, mas talvez não pague o ônibus nos EUA.
- Para finalizar peça para que cada dupla responda e argumente sobre a pergunta proposta pelo slide.
A proposta de sistematização desse plano pode se desdobrar em um projeto ou pesquisa mais aprofundada em aulas posteriores sobre a história das notas e personalidades presentes nas cédulas brasileiras, por exemplo.
As cédulas apresentadas nos slides são dos seguintes países (da esquerda para a direita, de cima pra baixo):
Paquistão, Costa Rica, Israel, Butão, Brasil, Noruega e EUA (em pé).
Fonte das imagens
Cédula de 5 reais
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=3767017 acesso em 27/04/2019
Cédula de 20 reais
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=3679021acesso em 27/04/2019
Cédula de 100 reais
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17007265 acesso em 27/04/2019
Cédula de 1000 cruzados
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/ae/Brazilian_1000_cruzados_obverse.jpg/800px-Brazilian_1000_cruzados_obverse.jpg acesso em 27/04/2019
Cédula de 1 dólar
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=23332139 acesso em 27/04/2019
Outras cédulas - Arquivo pessoal da autora Sara Villas
Sistematização (imagens)
Para você saber mais:
Sobre a história das moedas brasileiras
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_moedas_do_Brasil acesso em 27/04/2019
Sobre o significado do índice Big Mac
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_Big_Mac acesso em 27/04/2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com os alunos reflitam sobre o uso do dinheiro ao longo do tempo. Converse com eles através de uma videoconferência pelo WhatsApp do grupo da turma e faça os questionamentos que se encontram no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta. Faça uma leitura partilhada, para que todos se sintam parte do trabalho. Você pode optar por fazer essa etapa enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise de todo material a ser estudado.
Problematização
Siga as orientações definidas. Envie antecipadamente o link do vídeo proposto para que os alunos possam assistir e, assim, o debate será mais produtivo. Envie todo o material (links, documentos, orientações) para os alunos.
Ao final da Problematização, altere o procedimento para:
- Escolha duas das palavras para cada aluno e diga quais são;
- Siga com a orientação do que eles devem fazer na atividade;
- Após fazerem a pesquisa, você fará a “sabatina”: leia o significado da palavra - você deverá ter estes significados em mãos - para ver se os alunos vão lembrar do que pesquisaram;
- Quem acertar explica sobre a relação dela com o tema da aula;
- Caso ninguém se lembre ou não acertem, você deverá fazer a devida intervenção.
Caso ache interessante, ensine seus alunos a fazerem uma nuvem de palavras para este tema, poste no mural do Classroom, envie aos alunos através dos aplicativos usados por vocês ou proponha a construção de acrósticos com as palavras trabalhadas.
Sistematização
Siga as orientações definidas. Envie todo o material para os alunos. Permita que todos argumentem sobre a pergunta proposta pelo slide, visto que, desta forma compartilhada, o aprendizado será mais rico.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Nuvem de palavras (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família assista aos vídeos definidos no painel sobre o Plano. Encaminhe os links para viabilizarem um entendimento maior sobre o tema estudado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Sara Villas
Mentor: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas
Objeto (s) de conhecimento: A invenção do comércio e a circulação de produtos
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
Palavras-Chave: banco; comércio; burgueses; dinheiro; moeda; mercantilismo