GE03_01UND02 - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Técnicas de cultivo: Tradicional X Moderna
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de paisagem cultural: imaterialidades que constituem o espaço.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor multimídia, imagens impressas, quadro, caderno
Material complementar:
As imagens dos slides estão com o link nos comentários, podendo ser impressas para substituir ausência de projetor através deste link:
Ou de forma individual em:
Homem arando a terra. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Traditional_Farming_Methods_and_Equipments.jpg
Máquina no campo: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Colheitadeira_de_soja._-_panoramio.jpg
Coivara: http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.htm
Irrigação no campo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Irriga%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Feij%C3%A3o_MacLee_270506_2.JPG
Máquina rural: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg
Máquina realizando a colheita: https://pt.wikipedia.org/wiki/Colheitadeira#/media/File:Combine-harvesting-corn.jpg
Para você saber mais:
Memória social e ecologia histórica: a agricultura de coivara das populações quilombolas do vale do Ribeira e sua relação com a formação da mata atlântica. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-07032010-134736/en.php. >Acesso em 29 de novembro de 2018
Sobre coivara e Agricultura moderna:
A técnica da coivara é praticada por populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, na qual abrem uma clareira na floresta através de derrubada das árvores, deixam os troncos caídos secarem ao sol e depois ateiam-lhes fogo. O terreno está pronto - irregular, desnivelado e coberto de cinzas. O plantio é feito após as primeiras chuvas, com todos os vegetais misturados. E geralmente é realizada de modo familiar, garantindo a subsistência do grupo e em pequenas porções de territórios.
A agricultura moderna ganha destaque no mundo pós guerras a fim de promover o aumento da produtividade rural e diminuir a fome no mundo com o uso intenso de sementes modificadas geneticamente, fertilização do solo, uso de agrotóxicos e maquinário para a mecanização do campo, observa-se o uso dessa técnica em grandes propriedades de terra.
https://www.researchgate.net/publication/259640370_Coivara_Cultivo_Itinerante_na_Floresta_Tropical
Sobre agricultura indígena: http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/402939/1/OrientalDoc105.PDF
Contextos prévios: formas de cultivo
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula, peça para um aluno realizar a leitura. Em seguida, questione a um aluno: “ O que você entende ou supõe sobre o tema?” Ouça-o brevemente e use o próximo slide
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Projete as imagens e peça à turma que a observem atentamente, descrevendo o que enxergam nela. Faça o processo de uma imagem por vez e faça as seguintes perguntas:
- Há homens na imagem?
- O que ele está fazendo?
- Como está o solo?
- O que está acontecendo?
- Que objeto é aquele que o homem está utilizando?
- Há alguma forma de cultivo em nossa comunidade escolar? Qual seria?
Permita que os alunos interajam, para caracterizar o que veem.
Como adequar à sua realidade: Caso não haja a possibilidade de projetar, imprima as imagens e distribua entre a turma.
Para você saber mais:
Na imagem mais acima é retratada um processo de preparação do solo de forma rudimentar. A imagem mais abaixo temos uma máquina em meio a plantação no processo de colheita.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Projete a pergunta ou escreva no quadro e verifique o que a turma sabe sobre técnicas de cultivo e plantio. Deixe que opinem sobre o questionamento deste slide. Após participações questione se conhecem o significado de Moderno e de Tradicional. Fale que iremos descobrir o significado deste termos juntos nos próximos slides. Para isso, sugere-se para este slide cerca de 2 minutos
Para você saber mais:
As imagens deste e dos próximos 2 slides são do banco de imagens fornecidos pela Equipe Nova Escola
https://www.researchgate.net/publication/259640370_Coivara_Cultivo_Itinerante_na_Floresta_Tropical
Problematização
Orientações:
Peça para alguns realizarem a leitura do texto fora da nuvem, e em seguida, diga que vamos ajudar a responder a pergunta do balãozinho. Peça a opinião dos alunos para decifrar este conceito e aponte alguns para justificarem a escolha.
Problematização
Orientações: Peça para alguns realizarem a leitura do texto fora da nuvem, e em seguida, diga que vamos ajudar a responder a pergunta do balãozinho. Peça a opinião dos alunos para decifrar este conceito e aponte alguns para justificarem a escolha. Oriente ao fim as respostas corretas.
Problematização
Orientações: Peça para realizarem a correção de cada conceito geral. Explique que o termo é empregado também na agricultura, definindo meios de produção no campo. Assim temos a Agricultura Moderna e a Tradicional.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Com a turma em duplas ou trios, e com amplo acesso às imagens do slide, questione se o processo corresponderia a Agricultura Moderna ou a Agricultura Tradicional? Oriente que anotem no caderno a resposta como um título do tipo de agricultura e analisem as imagens, escrevendo frases que descrevam os processos que estão ocorrendo em cada uma delas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Repita o processo anterior de identificar se as imagens são de sistema Moderno ou Tradicional, em seguida escrever frases que resumem as ações das imagens no caderno.
Link para as imagens:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Irriga%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Feij%C3%A3o_MacLee_270506_2.JPG
https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Colheitadeira#/media/File:Combine-harvesting-corn.jpg
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Ouça os grupos com as respostas da ação propositiva. Corrija se o título não for adequado, e após ouvir todos os grupos e explique os modos de produção Moderno e Tradicional. Explique que o método tradicional possui várias técnicas e que o da imagem é a Coivara, bastante utilizada por indígenas e algumas comunidades. Os indivíduos daquele grupo social estão diretamente envolvidos e fazem parte de todo o processo produtivo. No método moderno utiliza-se maquinário para, toda ou boa parte, da produção agrícola e é o meio mais utilizado atualmente por quem produz em grande quantidade.
Oriente aos grupos para escrever no caderno uma comparação de como o funcionamento do sistema tradicional da coivara e o sistema moderno. Peça que expliquem o que escreveram e pensaram aos demais colegas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Google Formulários
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem e compararem os métodos tradicional e moderno de cultivo. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide de apresentação que está no plano original aos alunos. Grave um vídeo explicando brevemente o tema da aula.
Contextualização (30 minutos)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide desta etapa e grave uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Apresente as imagens aos alunos e os questione:
- Há homens na imagem?
- O que ele está fazendo?
- Como está o solo?
- O que está acontecendo?
- Que objeto é aquele que o homem está utilizando?
- Há alguma forma de cultivo em nossa comunidade escolar? Qual seria?
Oriente que os alunos respondam por mensagens de texto ou áudio.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização. Envie as perguntas dos próximos três slides do plano original aos estudantes. Após as participações, que deverão ser por meio do WhatsApp, questione se conhecem o significado de “moderno” e de “tradicional”. Diga que eles irão descobrir o significado nos próximos slides.
Peça a opinião dos alunos para decifrar esse conceito. Diga que eles irão ajudar a responder à pergunta do balãozinho. Explique que o termo é empregado também na agricultura, definindo meios de produção no campo. Assim temos a agricultura moderna e a tradicional.
Para auxiliar, envie o vídeo sobre agricultura moderna e tradicional disponível aqui.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Oriente a turma por meio de uma videoaula, com o envio das imagens do plano original que estão também abaixo, se o processo corresponderia à agricultura moderna ou à tradicional. Peça que analisem as fotos e escrevam em seus cadernos frases que descrevam os processos que estão ocorrendo em cada uma delas. Se preferir, peça para que façam a inserção da descrição no Google Formulários (o tutorial para acessar e usar a ferramenta está disponível aqui).
Repita o processo de identificar se as imagens são dos sistemas moderno ou tradicional e de escrever frases que resumem as ações para todas as seguintes imagens:
- Imagem 1, disponível aqui
- Imagem 2, disponível aqui
- Imagem 3, disponível aqui
Sistematização (50 minutos - síncronos)
Marque um momento síncrono com a turma para receber a devolutiva da ação propositiva. Corrija se o título não for adequado e, após ouvir todas as respostas, explique os modos de produção moderno e tradicional. Explique que o método tradicional possui várias técnicas e que o da imagem é a coivara, bastante utilizada por indígenas e algumas comunidades. Os indivíduos daquele grupo social estão diretamente envolvidos e fazem parte de todo o processo produtivo. No método moderno, utiliza-se maquinário para toda ou boa parte da produção agrícola e é o meio mais utilizado atualmente por quem produz em grande quantidade.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões que seguem abaixo de vídeos que trazem conceitos importantes sobre a agricultura moderna e tradicional:
- “Agricultura moderna”, disponível aqui
- “Incríveis máquinas de agricultura moderna”, disponível aqui
- “A agricultura tradicional e a agricultura moderna”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: identificar e comparar método tradicional e moderno de cultivo
Habilidade (s) da Base: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA