16181
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Técnicas de cultivo: Tradicional X Moderna

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar e comparar método tradicional e moderno de cultivo

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor multimídia, imagens impressas, quadro, caderno

Material complementar:

As imagens dos slides estão com o link nos comentários, podendo ser impressas para substituir ausência de projetor através deste link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3NHQY8rFXc6GPUGbswBQhEeMjDHT5YzdTHsNBP98hDkqh5cpP5ebAdfYxbY/ge03-01und02-imagens.pdf

Ou de forma individual em:

Homem arando a terra. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Traditional_Farming_Methods_and_Equipments.jpg

Máquina no campo: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Colheitadeira_de_soja._-_panoramio.jpg

Coivara: http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.htm

Irrigação no campo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Irriga%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Feij%C3%A3o_MacLee_270506_2.JPG

Máquina rural: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg

Máquina realizando a colheita: https://pt.wikipedia.org/wiki/Colheitadeira#/media/File:Combine-harvesting-corn.jpg

Para você saber mais:

Memória social e ecologia histórica: a agricultura de coivara das populações quilombolas do vale do Ribeira e sua relação com a formação da mata atlântica. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-07032010-134736/en.php. >Acesso em 29 de novembro de 2018

Sobre coivara e Agricultura moderna:

A técnica da coivara é praticada por populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, na qual abrem uma clareira na floresta através de derrubada das árvores, deixam os troncos caídos secarem ao sol e depois ateiam-lhes fogo. O terreno está pronto - irregular, desnivelado e coberto de cinzas. O plantio é feito após as primeiras chuvas, com todos os vegetais misturados. E geralmente é realizada de modo familiar, garantindo a subsistência do grupo e em pequenas porções de territórios.

A agricultura moderna ganha destaque no mundo pós guerras a fim de promover o aumento da produtividade rural e diminuir a fome no mundo com o uso intenso de sementes modificadas geneticamente, fertilização do solo, uso de agrotóxicos e maquinário para a mecanização do campo, observa-se o uso dessa técnica em grandes propriedades de terra.

https://www.researchgate.net/publication/259640370_Coivara_Cultivo_Itinerante_na_Floresta_Tropical

Sobre agricultura indígena: http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/402939/1/OrientalDoc105.PDF

Contextos prévios: formas de cultivo

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula, peça para um aluno realizar a leitura. Em seguida, questione a um aluno: “ O que você entende ou supõe sobre o tema?” Ouça-o brevemente e use o próximo slide

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Projete as imagens e peça à turma que a observem atentamente, descrevendo o que enxergam nela. Faça o processo de uma imagem por vez e faça as seguintes perguntas:

  • Há homens na imagem?
  • O que ele está fazendo?
  • Como está o solo?
  • O que está acontecendo?
  • Que objeto é aquele que o homem está utilizando?
  • Há alguma forma de cultivo em nossa comunidade escolar? Qual seria?

Permita que os alunos interajam, para caracterizar o que veem.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja a possibilidade de projetar, imprima as imagens e distribua entre a turma.

Para você saber mais:

Na imagem mais acima é retratada um processo de preparação do solo de forma rudimentar. A imagem mais abaixo temos uma máquina em meio a plantação no processo de colheita.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Projete a pergunta ou escreva no quadro e verifique o que a turma sabe sobre técnicas de cultivo e plantio. Deixe que opinem sobre o questionamento deste slide. Após participações questione se conhecem o significado de Moderno e de Tradicional. Fale que iremos descobrir o significado deste termos juntos nos próximos slides. Para isso, sugere-se para este slide cerca de 2 minutos

Para você saber mais:

As imagens deste e dos próximos 2 slides são do banco de imagens fornecidos pela Equipe Nova Escola

https://www.researchgate.net/publication/259640370_Coivara_Cultivo_Itinerante_na_Floresta_Tropical

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça para alguns realizarem a leitura do texto fora da nuvem, e em seguida, diga que vamos ajudar a responder a pergunta do balãozinho. Peça a opinião dos alunos para decifrar este conceito e aponte alguns para justificarem a escolha.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para alguns realizarem a leitura do texto fora da nuvem, e em seguida, diga que vamos ajudar a responder a pergunta do balãozinho. Peça a opinião dos alunos para decifrar este conceito e aponte alguns para justificarem a escolha. Oriente ao fim as respostas corretas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para realizarem a correção de cada conceito geral. Explique que o termo é empregado também na agricultura, definindo meios de produção no campo. Assim temos a Agricultura Moderna e a Tradicional.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

Com a turma em duplas ou trios, e com amplo acesso às imagens do slide, questione se o processo corresponderia a Agricultura Moderna ou a Agricultura Tradicional? Oriente que anotem no caderno a resposta como um título do tipo de agricultura e analisem as imagens, escrevendo frases que descrevam os processos que estão ocorrendo em cada uma delas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Repita o processo anterior de identificar se as imagens são de sistema Moderno ou Tradicional, em seguida escrever frases que resumem as ações das imagens no caderno.

Link para as imagens:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Irriga%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Feij%C3%A3o_MacLee_270506_2.JPG

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Colheitadeira#/media/File:Combine-harvesting-corn.jpg

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Ouça os grupos com as respostas da ação propositiva. Corrija se o título não for adequado, e após ouvir todos os grupos e explique os modos de produção Moderno e Tradicional. Explique que o método tradicional possui várias técnicas e que o da imagem é a Coivara, bastante utilizada por indígenas e algumas comunidades. Os indivíduos daquele grupo social estão diretamente envolvidos e fazem parte de todo o processo produtivo. No método moderno utiliza-se maquinário para, toda ou boa parte, da produção agrícola e é o meio mais utilizado atualmente por quem produz em grande quantidade.

Oriente aos grupos para escrever no caderno uma comparação de como o funcionamento do sistema tradicional da coivara e o sistema moderno. Peça que expliquem o que escreveram e pensaram aos demais colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor multimídia, imagens impressas, quadro, caderno

Material complementar:

As imagens dos slides estão com o link nos comentários, podendo ser impressas para substituir ausência de projetor através deste link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3NHQY8rFXc6GPUGbswBQhEeMjDHT5YzdTHsNBP98hDkqh5cpP5ebAdfYxbY/ge03-01und02-imagens.pdf

Ou de forma individual em:

Homem arando a terra. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Traditional_Farming_Methods_and_Equipments.jpg

Máquina no campo: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Colheitadeira_de_soja._-_panoramio.jpg

Coivara: http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.htm

Irrigação no campo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Irriga%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Feij%C3%A3o_MacLee_270506_2.JPG

Máquina rural: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg

Máquina realizando a colheita: https://pt.wikipedia.org/wiki/Colheitadeira#/media/File:Combine-harvesting-corn.jpg

Para você saber mais:

Memória social e ecologia histórica: a agricultura de coivara das populações quilombolas do vale do Ribeira e sua relação com a formação da mata atlântica. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-07032010-134736/en.php. >Acesso em 29 de novembro de 2018

Sobre coivara e Agricultura moderna:

A técnica da coivara é praticada por populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, na qual abrem uma clareira na floresta através de derrubada das árvores, deixam os troncos caídos secarem ao sol e depois ateiam-lhes fogo. O terreno está pronto - irregular, desnivelado e coberto de cinzas. O plantio é feito após as primeiras chuvas, com todos os vegetais misturados. E geralmente é realizada de modo familiar, garantindo a subsistência do grupo e em pequenas porções de territórios.

A agricultura moderna ganha destaque no mundo pós guerras a fim de promover o aumento da produtividade rural e diminuir a fome no mundo com o uso intenso de sementes modificadas geneticamente, fertilização do solo, uso de agrotóxicos e maquinário para a mecanização do campo, observa-se o uso dessa técnica em grandes propriedades de terra.

https://www.researchgate.net/publication/259640370_Coivara_Cultivo_Itinerante_na_Floresta_Tropical

Sobre agricultura indígena: http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/402939/1/OrientalDoc105.PDF

Contextos prévios: formas de cultivo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula, peça para um aluno realizar a leitura. Em seguida, questione a um aluno: “ O que você entende ou supõe sobre o tema?” Ouça-o brevemente e use o próximo slide

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Projete as imagens e peça à turma que a observem atentamente, descrevendo o que enxergam nela. Faça o processo de uma imagem por vez e faça as seguintes perguntas:

  • Há homens na imagem?
  • O que ele está fazendo?
  • Como está o solo?
  • O que está acontecendo?
  • Que objeto é aquele que o homem está utilizando?
  • Há alguma forma de cultivo em nossa comunidade escolar? Qual seria?

Permita que os alunos interajam, para caracterizar o que veem.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja a possibilidade de projetar, imprima as imagens e distribua entre a turma.

Para você saber mais:

Na imagem mais acima é retratada um processo de preparação do solo de forma rudimentar. A imagem mais abaixo temos uma máquina em meio a plantação no processo de colheita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Projete a pergunta ou escreva no quadro e verifique o que a turma sabe sobre técnicas de cultivo e plantio. Deixe que opinem sobre o questionamento deste slide. Após participações questione se conhecem o significado de Moderno e de Tradicional. Fale que iremos descobrir o significado deste termos juntos nos próximos slides. Para isso, sugere-se para este slide cerca de 2 minutos

Para você saber mais:

As imagens deste e dos próximos 2 slides são do banco de imagens fornecidos pela Equipe Nova Escola

https://www.researchgate.net/publication/259640370_Coivara_Cultivo_Itinerante_na_Floresta_Tropical

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça para alguns realizarem a leitura do texto fora da nuvem, e em seguida, diga que vamos ajudar a responder a pergunta do balãozinho. Peça a opinião dos alunos para decifrar este conceito e aponte alguns para justificarem a escolha.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para alguns realizarem a leitura do texto fora da nuvem, e em seguida, diga que vamos ajudar a responder a pergunta do balãozinho. Peça a opinião dos alunos para decifrar este conceito e aponte alguns para justificarem a escolha. Oriente ao fim as respostas corretas.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para realizarem a correção de cada conceito geral. Explique que o termo é empregado também na agricultura, definindo meios de produção no campo. Assim temos a Agricultura Moderna e a Tradicional.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

Com a turma em duplas ou trios, e com amplo acesso às imagens do slide, questione se o processo corresponderia a Agricultura Moderna ou a Agricultura Tradicional? Oriente que anotem no caderno a resposta como um título do tipo de agricultura e analisem as imagens, escrevendo frases que descrevam os processos que estão ocorrendo em cada uma delas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Repita o processo anterior de identificar se as imagens são de sistema Moderno ou Tradicional, em seguida escrever frases que resumem as ações das imagens no caderno.

Link para as imagens:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Irriga%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Feij%C3%A3o_MacLee_270506_2.JPG

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Colheitadeira#/media/File:Combine-harvesting-corn.jpg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Ouça os grupos com as respostas da ação propositiva. Corrija se o título não for adequado, e após ouvir todos os grupos e explique os modos de produção Moderno e Tradicional. Explique que o método tradicional possui várias técnicas e que o da imagem é a Coivara, bastante utilizada por indígenas e algumas comunidades. Os indivíduos daquele grupo social estão diretamente envolvidos e fazem parte de todo o processo produtivo. No método moderno utiliza-se maquinário para, toda ou boa parte, da produção agrícola e é o meio mais utilizado atualmente por quem produz em grande quantidade.

Oriente aos grupos para escrever no caderno uma comparação de como o funcionamento do sistema tradicional da coivara e o sistema moderno. Peça que expliquem o que escreveram e pensaram aos demais colegas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano