Plano de Aula

Plano de aula: O Triângulo e os seus 3 lados

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar o reconhecimento do triângulo como um polígono de 3 lados, cujas medidas implicam classificações diferentes, sinalizando seus elementos principais;
  • Reconhecer, nomeadamente, os tipos de triângulos, quanto à medidas de lados, a partir da medição dos lados de triângulos diversos;
  • Levantar as principais características dos triângulos e compará-los.

Conceito-chave

Classificação de triângulos quanto à medida dos lados.

Recursos necessários

  • Quadro, pincel;
  • Atividades impressas (uma cópia por estudante);
  • Esquadro e régua de madeira (ou similar);
  • Cartolina, papel colorido ou qualquer outro alternativo para construir e recortar os triângulos da Atividade Principal;
  • Folha de papel  (uma por estudante);
  • Cola, régua, lápis e borracha;
  • Datashow e vídeos do youtube (opcionais).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar o reconhecimento do triângulo como um polígono de 3 lados, cujas medidas implicam classificações diferentes, sinalizando seus elementos principais;
  • Reconhecer, nomeadamente, os tipos de triângulos, quanto à medidas de lados, a partir da medição dos lados de triângulos diversos;
  • Levantar as principais características dos triângulos e compará-los.