Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Intervalo de tempo/calendário
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relação entre dias, horas, minutos e segundos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: José Ricardo Azevedo da Silva
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
Objetivos específicos
- Compreender que há intervalo nas medidas de tempo na relação dia, semana, mês e ano.
Conceito-chave
- Compreender intervalos de tempo entre datas e relacionar dias, semanas, meses e ano.
Recursos necessários
- lápis;
- borracha;
- cartaz - retomada para impressão;
- cartaz mural dos aniversariantes para impressão;
- atividades principal impressa;
- atividade complementar impressa;
- atividade raio x impressa;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender que há intervalo nas medidas de tempo na relação dia, semana, mês e ano.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhe com a turma o resultado que se quer alcançar durante a aula.
Discuta com a turma:
- Por que é importante registrarmos a data do nascimento?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Comece a aula apresentando o calendário anual fixado na sala. Retome os conceitos já estudados sobre o uso do calendário no dia a dia. Faça uma sondagem dos conhecimentos já apreendidos pelos alunos estabelecendo a relação dia, mês e ano. Peça que completem os espaços em branco da atividade que deve ser apresentada em forma de cartaz. No calendário anual explore quais são os meses do ano e relembre o conceito que o calendário é um instrumento que nos permite medir e representar graficamente a passagem do tempo, servindo também para que possamos organizar nossas rotinas e que o ano possui 12 meses.
Propósito: Relembrar a relação entre dia, mês e ano.
Discuta com a turma:
- O que o primeiro número que será escrito representa?
- Quais as unidades de medidas de tempo que você identificou?
- Vocês acham que o número 10 e 15 representam alguma unidade de medida de tempo?
- Em qual dos espaços em branco pode ser colocado o número 2018?
- O número 28 representa qual mês do ano?
- Se uma semana tem 7 dias como saber quantas semanas tem um mês?
Material complementar para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Projete este slide ou apresente em forma de cartaz para os alunos. Distribua a atividade impressa. Explore com os alunos os conhecimentos que já saibam acerca da dos intervalos de tempo entre datas e a importância social de registrar a data do nascimento.
Propósito: Identificar o dia e mês do aniversário.
Discuta com a turma:
- Alguém faz aniversário no mesmo dia?
- Observem no mural qual é a data de aniversário mais próxima da sua?
- Quais dos alunos aniversariante comemoram no início do mês?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Apresente a situação problema aos alunos, escreva-a na lousa. Peça aos alunos que formem trios e que observem o mural dos aniversariantes. Distribua a atividade impressa e estimule-os a resolverem a situação problema para que percebam que é no mês de março que Lúcia e Marcelo fazem aniversário. É um momento para os alunos identificarem as informações sobre as datas de aniversários para que dessa forma, eles possam compreender que há um intervalo de tempo apresentado na situação proposta que é equivalente a quantidade de 22 dias. Neste momento, os alunos com suas estratégias próprias, podem agrupar os dias por semana, dessa forma, os alunos terão que distribuir a quantidade de dias por 7(sete) e obter como resultado o período de 3 semanas.
Propósito: Distribuir o intervalo de tempo em semanas.
Discuta com a turma:
- Como vocês farão para distribuir os dias?
- A quantidade de dias para ser distribuída é maior ou menor que 3 semanas?
- O que vocês entendem sobre intervalo de tempo?
- Vocês acham que o intervalo de tempo entre os aniversários correspondem a semanas completas com 7 dias?
- Nesse espaço de tempo para ser calculado podemos usar que tipo de operação?
- Se Lúcia fizesse aniversário dia 17 e Marcelo dia 25. Corresponde a duas semanas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Nesta atividade, solicite que os alunos leiam as informações em relação ao mês (março), a quantidade de dias entre os aniversários de Lúcia e Marcelo (22 dias) e que observem os números do dia do aniversário de cada um que são dia 3 e dia 25 de março. Antes de resolver a situação problema, explore com os alunos os dados e as informações sobre os dias do aniversário apresentados no mural dos aniversariantes. Observe se os alunos estão contando a quantidade de dias e explique que para descobrir quantas semanas e dias corridos são eles podem optar em contar usando os dedos, anotar em um papel avulso, usar o calendário para contar, usar subtração, entre outros. Logo em seguida analise as formas que eles encontraram para resolver a situação proposta.
Propósito: Identificar o dia do mês de comemoração do aniversário.
Discuta com a turma:
- Quando Lúcia comemorar seu aniversário quantos dias terão se passado?
- Vocês acham que a festa pode ocorrer em um final de semana?
- Como descobrir que dia da semana é a festa de Lúcia?
- De que forma podemos saber em que dia da semana é comemorado o aniversário de Marcelo? É em um final de semana?
- Se Marcelo comemora-se sua festa uma semana antes que dia seria?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem respondido a atividade principal de forma oral, compartilhe com a turma as resoluções da questão para que possam refletir que a forma de solucionar a situação problema nem sempre é única e quando apresentam mais de uma forma de solução com a mesma resposta, ambas são válidas, ou seja, dividindo por 7 dias correspondendo a três semanas ou contando de semana em semana respeitando a sequência correta. Em seguida, apresente as soluções, projete o slide ou escreva no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que explique para a turma. Peça que expliquem como esses alunos pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Espera-se que os alunos, a partir das informações, possam refletir qual a maneira mais adequada de solucionar a situação problema.
Discuta com a turma:
- Se fosse o aniversário de Luana e Lúcia, nós poderíamos fazer a subtração?
- Como podemos encontrar o total de dias fazendo uso do calendário?
- Por que o trio das meninas calcularam por semana?
- Se Marcelo fizesse aniversário uma semana antes do dia 22, como vocês fariam para identificar este dia?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem respondido a atividade principal de forma oral, compartilhe com a turma as resoluções da questão para que possam refletir que a forma de solucionar a situação problema nem sempre é única e quando apresentam mais de uma forma de solução com a mesma resposta, ambas são válidas, ou seja, dividindo por 7 dias correspondendo a três semanas ou contando de semana em semana respeitando a sequência correta. Em seguida, apresente as soluções, projete o slide ou escreva no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que explique para a turma. Peça que expliquem como esses alunos pensaram para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Espera-se que os alunos, a partir das informações, possam refletir qual a maneira mais adequada de solucionar a situação problema.
Discuta com a turma:
- Porque o grupo dos meninos dividiu por 7? Poderia dividir por 5?
- Como podemos encontrar o total de dias fazendo uso do calendário?
- Por que foi usado uma subtração?
- Alguns dos aniversariantes comemoram no fim de semana?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7, 8 e 9)
Orientação: Compartilhe as resoluções da questão oralmente e discuta com a turma sobre as possíveis soluções encontradas para que possam perceber que várias formas de resolução podem atingir o mesmo resultado. Em seguida, projete o slide ou escreva no quadro a solução. Pergunte à turma o que eles entenderam ou pensaram para resolver o problema proposto. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Espera-se que os alunos, a partir das informações, possam socializar suas soluções.
Discuta com a turma:
- Se fosse comemorado uma semana depois, em que dia seria a festa de aniversário?
- Se a festa tivesse que ocorrer no próximo sábado, que dia seria?
- Alguém pode explicar porque o grupo de Marina considerou dia 11 o terceiro domingo do mês de março?
- Porque o grupo de Marcelo marcou dia 18 com 3º domingo do mês de março?
Encerramento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Finalize o conteúdo relembrando o que foi estudado durante a aula, explique aos alunos que de acordo com a situação problema proposta, os mesmos terão que adotar a estratégia mais adequada para a solução da questão.
Propósito: Perceber que as estratégias entre os intervalos de tempo podem ser válidas a depender da situação proposta.
Discuta com a turma:
- Qual a maneira mais prática que vocês acharam para resolver a situação problema?
Indicações de leitura e estudo ao professor
- https://novaescola.org.br/conteudo/6547/minhas-datas-no-calendario
- LIMA, P. F.; BELLEMAIN, P. M. B. . Grandezas e Medidas. In: João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho. (Org.). Matemática: Ensino Fundamental (Série Explorando o ensino). Brasília: Ministério da Educação: Secretaria da Educação Básica, 2010, v. 17, p. 167- 200.
- Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática? - https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica
Raio x
Tempo Sugerido: 9 minutos (Slides 11 e 12)
Orientações: Ao distribuir esta atividade impressa, oriente aos alunos que observem no mural dos aniversariantes do meses de março, julho e novembro as datas dos aniversários. Conduza-os a perceberem que há um intervalo de tempo entre esses aniversários, que são a quantidade de dias entre os aniversariantes do mesmo mês.
Propósito: Compreender que uma determinada quantidade de dias representa um intervalo de tempo entre datas em um mesmo mês.
Discuta com a turma:
- Como vocês descobriram que o intervalo de tempo entre os aniversários de Lúcia e Marcelo são três semanas?
- Nesses intervalos de tempo entre os aniversários qual deles representa uma semana?
- Carlos Sousa faz aniversário dia 5 de julho e Luana dia 17 de julho, o intervalo de tempo entre essas datas corresponde a mais ou menos de duas semanas? Como você descobriu?
Materiais complementares para impressão:
Raio x
Tempo Sugerido: 9 minutos (Slides 11 e 12)
Orientações: Nesta atividade, a partir das informações do mural dos aniversariante e do calendário do mês de novembro de 2018, explore com a turma questionando sobre as informações de modo que possam compreender os intervalos tempo em dias entre os aniversários e as informações contidas nas questões da situação problema.
Propósito: Compreender que a quantidade de dias representam um intervalo de de tempo.
Discuta com a turma:
- Entre a datas de aniversário quais poderemos ter duas semanas completas?
- Qual a quantidade de dias para se ter 3 semanas completas?
- Como vocês vão identificar se o dia da viagem de Jonathan será em um fim de semana?
- Se a família de Jonathan viajar uma semana antes, que dia da semana será a viagem?
- De que maneira podemos descobrir qual o intervalo de tempo entre os aniversários de Jonathan de e Cauany? Quantas semanas se passaram?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_21GRM02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Mobizen, Loon, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (em último caso).
Atividade principal ou um calendário mês a mês.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Calendário online
Jogo: Calendário mágico
Para este plano foque na etapa da Atividade principal.
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela faz um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre a relação dia, mês e ano. Você pode enviar o quadro presente no slide para os alunos de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos completem as lacunas. Através dessa atividade você pode verificar se os alunos têm conhecimentos prévios para embarcar na atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é compreender intervalos de tempo entre datas e relacionar dias, semanas, meses e ano. Os alunos precisam ter acesso à atividade principal. Caso esteja em uma videoconferência por alguma das ferramentas citadas acima, apresente os slides e siga as orientações da atividade. Caso esteja utilizando outras ferramentas (por exemplo, o WhatsApp), você pode fotografar o slide ou enviar o arquivo da atividade principal. Outra opção é utilizar o calendário virtual, do celular dos alunos ou mesmo algum impresso que tenham em casa e que marquem nele os aniversários dos alunos da própria turma. Caso não tenha essas datas, você pode pedir para os alunos as enviarem por e-mail ou WhatsApp. As situações propostas podem partir do calendário de aniversariantes da turma. Dessa forma, podemos trazer a situação problema para a realidade dos alunos da turma. Os alunos podem responder pelo mesmo meio.
Discussão das soluções
Se você estiver optado pelos slides, compartilhe em forma de fotografia ou ao vivo os slides da discussão para que os alunos possam comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto ou de áudio. Caso tenha utilizado o calendário com os aniversários da turma, mostre pelo mesmo calendário a resolução e promova a discussão das soluções apresentadas pelos alunos.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe da mesma forma que você usa para compartilhar as outras atividades. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
As famílias também podem explorar os calendários realizando o calendário de aniversários de seus familiares. Caso a família seja pequena, podem ser colocados aniversários de amigos, por exemplo. Podem também incentivar a utilizar os jogos indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: José Ricardo Azevedo da Silva
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
Objetivos específicos
- Compreender que há intervalo nas medidas de tempo na relação dia, semana, mês e ano.
Conceito-chave
- Compreender intervalos de tempo entre datas e relacionar dias, semanas, meses e ano.
Recursos necessários
- lápis;
- borracha;
- cartaz - retomada para impressão;
- cartaz mural dos aniversariantes para impressão;
- atividades principal impressa;
- atividade complementar impressa;
- atividade raio x impressa;