Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: ao iniciar a aula explore as unidade de medida de tempo horas, minutos e segundos, converse com a turma apresente em um slide se possível, a conversa entre Guilherme e Bruno e retome os conceitos já estudados para que os alunos percebam que as unidades de medidas de tempo (horas, minutos e segundos) representam durações diferentes de tempo decorrido, dessa forma, distribuídas 60 partes iguais o intervalo de tempo é correspondente a uma hora, cada uma destas 60 partes terá o tempo total de um minuto e que uma hora equivale a 60 minutos.
Propósito: Perceber que horas, minutos e segundos representam durações de tempo diferentes.
Discuta com a turma:
- Se ele terminasse a leitura às 10 horas teriam se passado quantos minutos?
- Vocês acham que em meia hora temos quantos minutos?
- Como vocês podem identificar no relógio analógico as horas exatas? E do relógio digital?
- O horário que Guilherme terminou a leitura foi às 9 horas e meia. De que forma vocês podem saber que algarismo representa meia hora no relógio analógico?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Partindo agora para a relação de unidade de medida de tempo horas e minutos, distribua a atividade de retomada e explore com os alunos outros fatos que podem ser praticados tanto em horas como em minutos, além de ler páginas de um livro, como por exemplo para pentear os cabelos, para almoçar, para fazer um curso, para assistir uma aula, para realizar uma atividade de educação física entre outros. Relembre os conceitos entre quantidades representativas entre horas e minutos.
Propósito: Relacionar as quantidades representadas em horas e minutos.
Discuta com a turma:
- Uma corrida de 1 hora e meia é igual a quantos minutos?
- Para tomar café da manhã, quantos minutos são gastos?
- Se caso fossem 10 horas, quantos minutos teriam se passado?
- Onde ficará o ponteiro dos minutos? E o das horas?
- Se fosse 9 horas e 15 minutos. Em que algarismo o ponteiro dos minutos estaria apontando?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Partindo agora para a unidade de medida de tempo minutos e segundos, escreva a informação no quadro ou se possível apresente no slide, explore com os alunos outros fatos que podem ser praticados em minutos, como por exemplo para pentear os cabelos, para almoçar entre outros. Pergunte aos alunos quais outras situações podem ocorrer em 1 ou 2 minutos. Retomando a unidade de medida de tempo segundos, explique que ao distribuímos em 60 partes iguais corresponde a um minuto, cada uma destas partes terá a duração precisa de um segundo, peça aos alunos que relatem outros tipos de situações que envolva esta unidade de medida de tempo.
Propósito: Relacionar minutos e segundos.
Discuta com a turma:
- Uma corrida de 60 segundos é igual a quantos minutos?
- Para tomar café da manhã, quantos minutos são gastos?
- Qual das unidades de medidas de tempo minutos ou segundos representa maior quantidade?
- O que vocês conseguem fazer em um minuto? E em um segundo?
- Quantas vocês levam para fazer o dever de casa?
- Em que esses conceitos podem te auxiliar em seu dia a dia?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Entregue a atividade para que os alunos possam refletir qual é unidade de medida é a mais apropriada para medir o tempo de fazer um bolo.
Propósito: Identificar a unidade de medida de tempo apropriada.
Discuta com a turma:
- Um bolo de aniversário é mais demorado para ser assado?
- E se estivesse assando um churrasco demoraria horas ou minutos?
- Em uma hora pode queimar o bolo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Oriente os alunos a sentarem em duplas e distribua as informações e a atividade proposta, oportunizando o momento para que leiam com atenção as informações das questões e questione que um dia é um intervalo de tempo relativamente longo, neste período você pode dormir, se alimentar, estudar, se divertir e fazer muitas outras coisas. Se dividirmos em 24 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um dia, cada uma destas partes de tempo corresponderá a exatamente uma hora. Se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo correspondente a uma hora, cada uma destas 60 partes terá a duração exata de um minuto, o que nos leva a concluir que uma hora equivale a 60 minutos, se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um minuto, cada uma destas partes terá a duração exata de um segundo, com isto concluímos que um minuto equivale a 60 segundos
Propósito: Resolver situações problemas com horas, minutos e segundos.
Discuta com a turma:
- Como fazer para transformar as horas em minutos?
- O que você sabe sobre horas exatas?
- Como vocês farão para converter os minutos em segundos?
- Quais dessas atividades têm maior duração? E a menor?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que elaborem suas respostas. Estimule-os a relembrar os conceitos já estudados como por exemplo a quantidade de minutos em uma hora, a quantidade de segundos em minutos. Dialogue com a turma que se uma hora tem 60 minutos, quantos minutos há em 2 ou 3 horas, quantos segundos há em 2 minutos. Oriente-os que devem encontrar o início do horário da aula e o horário final e assim obter a duração total em horas ou minutos.
Propósito: Identificar o horário de início e fim de um acontecimento diário.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para saber em quanto tempo termina a aula de Juliana?
- Se a aula de Juliana tivesse a duração de duas horas, então que horas terminaria?
- Se a corrida de Pedro durasse meia hora a menos, quantos minutos ele teria corrido?
- Se Pedro corresse meia hora a menos, quantos minutos teria corrido a maratona?
- Que horário teria encerrado a corrida caso Pedro começasse a correr às 9 horas da manhã?
- Como vocês descobriram que Raíssa chegou à escola em 120 segundos?
- Em que esta atividade pode te auxiliar em seu dia a dia?
- Vocês já participaram de atividades como estas da situação problema? Quais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicialmente comente de forma oral as possíveis resoluções dos alunos, peça que oralmente exponha suas ideias em relação a forma de resolver a questão. Em seguida selecione respostas e apresente para a turma, escreva-as no quadro, enfatize as estratégias que já foram apresentadas por eles e acrescente como possibilidade aquelas que talvez não tenham apresentado resultados corretos e faça uma reflexão junto a classe para cheguem a conclusão do horário do término de um acontecimento.
Propósito: Discutir com a turma as soluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Qual das resposta vocês concordam que é a correta?
- Por que o grupo de Eduarda e Michel marcaram 11h e 60 min?
- Como o grupo de Jonas e Leonardo fizeram para descobrir o horário?
Acesse aqui o Guia de Intervenção para analisar os possíveis erros e dificuldades dos alunos:
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Discuta com a turma algumas estratégias apresentadas em que possam perceber a maneira em que cada aluno pensou para concluir a atividade. Apresente em seguida as respostas de alguns alunos, escreva no quadro e oriente para que expressem suas soluções e questione se as formas adotadas são adequadas para a resolução da situação proposta. Aborde as respostas apresentadas para que percebam que algumas respostas podem ser divergentes e a possibilidade de analisar resultados corretos, direcione a turma para que compreendam que as horas podem ser convertidas em minutos.
Propósito: Espera-se que o aluno compreenda que as horas podem ser convertidas em minutos e vice–versa.
Discuta com a turma:
- Como podemos transformar horas em minutos? E minutos em horas?
- Por que Luan e Cristiano responderam 17 minutos?
- O que Ângela e Laura concluíram para encontrar os 77 minutos?
Acesse aqui o Guia de Intervenção para analisar os possíveis erros e dificuldades dos alunos:
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Converse com a turma e pergunte se alguém fez diferente do que foi apresentado, e questione se há outra forma de resolver a questão além da adição e da multiplicação. Logo após compartilhe as soluções encontradas, escreva no quadro para que todos possam discutir de que forma as respostas foram encontradas.
Propósito: Espera-se que o aluno compreenda que há outras formas de solução que levam a resposta correta.
Discuta com a turma:
- De que forma Otávio e Carla encontraram a resposta?
- Porque o grupo de Lucas e Maria escolheu usar uma multiplicação?
- Alguma dupla respondeu de forma diferente?
- Se Raíssa chegasse à escola em um minuto e meio, como vocês fariam para descobrir os segundos?
Acesse aqui o Guia de Intervenção para analisar os possíveis erros e dificuldades dos alunos:
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Finalize as atividades retomando o conteúdo trabalhado, sobre as unidades de medidas de tempo de curta e longa duração como horas, minutos e segundos e início e término de um acontecimento.
Propósito: Retomar os conteúdos estudados acerca do uso das unidades de medidas de tempos: horas, minutos e segundos.
Indicações de leitura e estudo ao professor:
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Avaliar se os alunos fazem uso dos conhecimentos obtidos durante a aula.
Discuta com a turma:
- Se caso o garoto observasse por meio minuto, quanto tempo seria?
- Como vocês farão para descobrir onde ficará o ponteiro maior?
- A partir do horário em que eles saíram do zoológico o ponteiro das horas mudará a sua posição para aumentar ou diminuir o tempo?
- Se Renato ficasse olhando por 90 segundos, quantos minutos vocês acham que seria?
Materiais complementares para impressão:
Raio-X
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar