Plano de Aula

Plano de aula: Medidas por um fio

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas com medidas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (Comprimento)

Conceito-chave

Comprimento. Unidades de medida.

Conhecimentos Prévios

Estimar medidas de comprimento estabelecendo comparações e relações entre diferentes unidades (padronizadas ou não). Medir comprimentos estabelecendo relações entre as unidades de medidas. Identificar e diferenciar unidades de medidas padronizadas ou não. Utilizar instrumentos de medida de acordo com a grandeza a ser medida.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Fita métrica, régua;
  • Barbante, caixas de fósforo vazias, tesoura (para o professor confeccionar o jogo);
  • Caderno, lápis, borracha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (Comprimento)

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA