Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Medidas por um fio
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas com medidas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Letícia de Queiroz Maffei
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
Objetivos específicos
Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (Comprimento)
Conceito-chave
Comprimento. Unidades de medida.
Conhecimentos Prévios
Estimar medidas de comprimento estabelecendo comparações e relações entre diferentes unidades (padronizadas ou não). Medir comprimentos estabelecendo relações entre as unidades de medidas. Identificar e diferenciar unidades de medidas padronizadas ou não. Utilizar instrumentos de medida de acordo com a grandeza a ser medida.
Recursos necessários
- Material impresso com as atividades;
- Fita métrica, régua;
- Barbante, caixas de fósforo vazias, tesoura (para o professor confeccionar o jogo);
- Caderno, lápis, borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (Comprimento)
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA