Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 12 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Organize a turma em grupos com quatro componentes, pois esta organização já servirá para a próxima atividade que será desenvolvida. Distribua os balões e as fichas para preenchimento das informações. Cada grupo receberá um balão com cinco pontas de barbante e uma ficha impressa para cada um dos membros do grupo. Após todos terem recebido as fichas e o balão explique que inicialmente cada um do grupo irá escolher (sem puxar) uma das pontas do balão. Quando todos já tiverem escolhido seu barbante então poderão puxar e verificar as informações pedidas: qual o comprimento de seu barbante e qual a classificação de tamanho em relação aos demais do grupo. Em um primeiro momento estas duas respostas serão dadas por estimativa, depois de todos terem feito suas estimativas é que irão comparar seus barbantes com os dos colegas do grupo e fazer a medição com instrumento adequado.
BARBANTE NO BALÃO: SURPRESA
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR: PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE SERÃO NECESSÁRIOS BALÕES E BARBANTE, ALÉM DA ATIVIDADE IMPRESSA PARA QUE OS ALUNOS POSSAM ANOTAR AS INFORMAÇÕES E FITA MÉTRICA E/OU RÉGUA PARA CONFERIR AS MEDIDAS. SERÃO PREPARADOS ALGUNS BALÕES PARA QUE POSSAM SER DISTRIBUÍDOS A GRUPOS DE QUATRO ALUNOS. CORTE CINCO PEDAÇOS DE BARBANTE NAS MEDIDAS 10 CM, 30 CM, 50 CM, 100 CM E 150 CM. SEGURE OS BARBANTES POR UMA PONTA DE APROXIMADAMENTE 3 CM JUNTE O QUE SOBRAR DE BARBANTE E COLOQUE DENTRO DO BALÃO. AS PONTAS DE 3 CM FICARÃO PARA FORA DO BALÃO PARA QUE OS ALUNOS POSSAM BRINCAR E TENTAR ADIVINHAR AS MEDIDAS DE SEUS BARBANTES. A IDEIA É REALIZAR UM JOGO AO ESTILO DAQUELES DE PEGAR O MAIOR PALITO, PORÉM COM O BARBANTE PODEMOS CHEGAR A MEDIDAS MAIORES SEM FICAR EXPLÍCITO O TAMANHO DO OBJETO ANTES MESMO QUE O ALUNO POSSA PEGÁ-LO.
Propósito: Retomar as principais unidades de medida de comprimento já estudadas e as relações entre elas.
Discuta com a turma:
- Vocês já estudaram medidas de comprimento, recordam quais são as unidades que utilizamos quando medimos comprimentos?
- Para medir o barbante qual unidade de comprimento você usaria?
- Com qual instrumento de medida podemos conferir se a medida que estimamos está correta?
- Teria como escrever a medida de nosso barbante em mais de uma unidade de medida de comprimento?
Retomada
Tempo previsto: 12 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Quando todos os participantes já tiverem anotado as estimativas de medidas e conferido as medidas com os colegas e através de instrumento de medida, organize um painel de soluções retomando as relações entre as unidades de medidas. Primeiramente, solicite que os grupos respondam qual foi o barbante com maior comprimento que encontraram e qual era a medida deste. Suceda com o questionamento em relação a todos os outros quatro comprimentos distintos de barbantes. Instigue-os a verificar quantos milímetros teria o barbante de 10 cm ou quantos metros teria o barbante de 100 cm, pois são relações mais usuais e que podem favorecer que relembrem as relações entre as unidades de medidas que já foram estudadas em outras aulas. É importante encerrar esse momento da aula retomando com eles as relações entre metros, centímetros e milímetros, podendo inclusive incluir a relação com o quilômetro (não estamos incluindo tal unidade nos slides, pois restringimos às medidas que podem ser contabilizadas utilizando a medição com o barbante sem gerar números tais como 0,05 quilômetros, optamos por utilizar números inteiros ou frações que possam ser associadas à metade).
Propósito: Retomar as principais unidades de medida de comprimento já estudadas e as relações entre elas.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram identificar as medidas dos cinco barbantes?
- Antes de realizar a medição dos barbantes com o auxílio da fita métrica ou da régua, vocês conseguiram chegar próximos das medidas encontradas?
- Como fizeram para chegar a cada uma das medidas?
- Teria como escrever a medida de nosso barbante em mais de uma unidade de medida de comprimento?
- Quantos centímetros cabem em um metro?
- Quantos milímetros cabem em um centímetro?
- Quantos milímetros cabem em um metro?
- Então como ficaram as medidas de nossos barbantes?
Atividade principal
Tempo previsto: 12 minutos.
Orientações: Cada grupo de quatro alunos deverá receber um tabuleiro de caixinhas com o percurso e as medidas representadas. Em duplas eles deverão identificar qual o melhor percurso para chegar de uma bandeirinha até a outra de modo que possam realizar o menor percurso possível considerando as medidas de comprimento expressas nas placas cinza. No primeiro momento da atividade os estudantes deverão anotar em seus cadernos as medidas que formam o menor percurso para indicar com o barbante colorido qual o percurso escolhido. Depois de as duas duplas já haverem escolhido seu percurso deverão conferir se as escolhas realizadas foram adequadas comparando o somatório das medidas de barbante que formam o comprimento do percurso. Poderão verificar as medidas com utilização de réguas e fitas métricas. É possível que durante a retirada dos barbantes das caixinhas de fósforos eles já percebam possíveis equívocos nas relações das medidas representadas e a grandeza do barbante. A utilização dos instrumentos de medida servirá para que possam realizar de maneira mais efetiva a associação entre as diferentes medidas.
PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE VOCÊ PRECISARÁ CONFECCIONAR OS TABULEIROS QUE SERÃO UTILIZADOS PELAS EQUIPES. O JOGO PODE SER CONDUZIDO EM DUPLAS OU GRUPOS, PORTANTO VOCÊ PODE CALCULAR UM TABULEIRO PARA CADA GRUPO DE QUATRO ALUNOS.
CADA GRUPO RECEBERÁ UM TABULEIRO E UM CORDÃO COLORIDO (UMA COR PARA CADA EQUIPE), QUE SERVIRÁ COMO MARCADOR DO SEU TRAJETO.
O TABULEIRO DEVERÁ SER IMPRESSO E COLADO SOBRE 9 CAIXINHAS DE FÓSFORO. CADA CAIXINHA DE FÓSFORO PODERÁ SER NUMERADA DE 1 ATÉ 9, DE MODO QUE ESTAS INFORMAÇÕES NÃO APAREÇAM DURANTE O JOGO, POIS SÓ SERVEM PARA AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO. NO TABULEIRO ESTÃO APRESENTADAS PLACAS COM AS MEDIDAS REFERENTES A CADA TRECHO DO PERCURSO. NA CAIXA DE FÓSFOROS COLADA ABAIXO DE CADA PLACA DEVERÁ SER GUARDADO UM BARBANTE CORTADO EXATAMENTE NO COMPRIMENTO INDICADO NA PLACA. O BARBANTE SERVIRÁ PARA QUE AO FINAL DO JOGO OS ALUNOS POSSAM VERIFICAR FISICAMENTE O TAMANHO DA MEDIDA DE CADA TRECHO E TAMBÉM JUNTAR OS BARBANTES PARA VERIFICAR A MEDIDA FINAL ENCONTRADA. A NUMERAÇÃO SUGERIDA NAS CAIXAS DE FÓSFORO PODE AUXILIAR NA DEVOLUÇÃO DOS CORDÕES ÀS CAIXINHAS, PORTANTO PRENDA EM CADA CORDÃO UMA PEQUENA ETIQUETA COM O NÚMERO REFERENTE À CAIXINHA ONDE DEVE SER GUARDADO.
DUAS DUPLAS IRÃO UTILIZAR O MESMO TABULEIRO COMO REFERÊNCIA, CADA DUPLA TERÁ UM BARBANTE COLORIDO PARA MARCAR O PERCURSO QUE SEU CARRINHO PERCORRERIA ATÉ A CHEGADA. O OBJETIVO É IR DE UMA BANDEIRINHA ATÉ A OUTRA UTILIZANDO O PERCURSO COM MENORES. PARA ANOTAR AS MEDIDAS DE SEU TRAJETO E O VALOR TOTAL DO PERCURSO PEÇA QUE O ALUNO UTILIZE SEU CADERNO.
Propósito: Diferenciar e comparar unidades de medidas de comprimento, estabelecendo relações entre elas.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).
Orientações: Questione aos grupos quais foram os percursos escolhidos e quais os critérios utilizados nestas escolhas. Peça que expliquem como procederam para escolher um ou outro percurso. Utilize os percursos apresentados pelos alunos para destacar as relações entre as unidades de medidas de comprimento. Instigue-os para que façam associações quanto às relações entre metros, centímetros e milímetros já que não podemos somar medidas que não estejam expressas em uma mesma unidade.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de comprimento.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (Slides 6 e 7).
Orientações: Apresente o somatório das medidas de cada um dos percursos do exemplo, o do carro azul e do carro vermelho. Questione qual a diferença entre um e outro. Alguma das formas de efetuar o somatório das medidas está mais adequada do que a outra? O que foi feito para somar os comprimentos do percurso azul? E o que foi feito para realizar a soma dos comprimentos do percurso vermelho? Questione se é possível somar medidas que estejam expressas em unidades diferentes e qual seria a unidade que colocaríamos como resultado do somatório. Retome as relações entre as unidades de medida para que possam transformar todas as medidas do percurso para uma única unidade. Neste momento de retomada peça que eles estabeleçam as relações utilizando os comprimentos dos barbantes do próprio jogo como parâmetro de comparação ou reflitam com base nas indicações dos instrumentos de medida como régua e fita métrica.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidade de medida de comprimento.
Discuta com a turma:
- Vocês percebem diferenças entre a soma realizada para encontrar a medida de comprimento total para o percurso azul e para o vermelho?
- O que foi feito de diferente em um cálculo e outro?
- Conseguimos somar medidas que estejam expressas em unidades diferentes? Qual seria a unidade que acompanharia nossa resposta?
- Como fazemos para deixar todas medidas em uma mesma unidade?
- Quantos centímetros cabem em um metro?
- Quantos milímetros cabem em um centímetro?
- Quantos milímetros cabem em um metro?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as diferentes unidades de medidas de comprimento. Utilize a figura com as barrinhas para evidenciar as relações entre metro, centímetros e milímetros. Destaque que 1 metro, 100 centímetros ou 1.000 milímetros correspondem a mesma medida de comprimento.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, efetuando as mudanças de unidades de medidas necessárias para conseguir estabelecer as comparações entre elas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.
Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na identificação e comparação de diferentes medidas de comprimento.