Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Rural e Urbano: hora de comparar!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comunidades e grupos sociais locais
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, impressão das atividades para a Problematização, papel sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS3_07UND01 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tdd8Pg4GHdJRv3XAAEGkG7MfCVQEtsb5Nc8WVCT8YrN2ycq5rQXXV5xsbPkG/his3-07und01-slide-da-contextualizacao.pdf
- Fonte de mídia que retrata as semelhanças e diferenças entre a Zona rural e Zona urbana: https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização: HIS3_07UND01 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hrm6p7S9yCZ7snVj9quaG8xDUnE2ahjuXtYj7cAgkbrXBDwfCPngcgfFdjDN/his3-07und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza imagens dos espaços rurais e urbanos para a atividade proposta na Problematização: HIS3_07UND01 - Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mend9QfKJEudt7K8UpAbtabJZC8pXBAexxdnCm9HZ7NxxpdrVX6W9dBGAx7j/his3-07und01-atividade-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a atividade onde os alunos descreverão as observações feitas por eles: HIS3_07UND01 - Observações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6UJ2V6ygf3h8Z9eNQ9jzXHNNanCpB8yXg9NfCwtnqAFNpYgCe2eTSFfxbB7t/his3-07und01-observacoes.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre semelhanças e diferenças existentes entre o meio rural e urbano e a importância deste tema em História para você se preparar para a aula:
- Comunidade e sociedade. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/comunidade-sociedade.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Espaço urbano e rural.Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-urbano-rural.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Relações entre espaço rural e urbano.Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/geografia/relacoes-entre-espaco-rural-urbano.html Acesso em: 11 de março de 2019.
- Comunidades tradicionais brasileiras. Disponível em: https://www.mamanafotocoletivo.com/single-post/2017/07/03/Comunidades-Tradicionais-Brasileiras . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Povos e comunidades tradicionais. Disponível em: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/povos-e-comunidades-tradicionais . Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Wikimedia Commons: Rio de Janeiro: Por Halley Pacheco de Oliveira - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22923247 . Acesso em: 11 de março de 2018.
- Wikimedia Commons: Panorâmica do centro de Presidente Prudente. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Panor%C3%A2mica_do_Centro_de_Presidente_Prudente.jpg . Acesso em: 11 de março d 2019.
- Wikimedia Commons: Estrada de terra: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Estradadeterraalvarenga.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Antes de iniciar a aula, organize a sala de forma que os alunos possam fazer as atividades em duplas.
- Faça, antecipadamente, a impressão dos documentos que serão usados na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mend9QfKJEudt7K8UpAbtabJZC8pXBAexxdnCm9HZ7NxxpdrVX6W9dBGAx7j/his3-07und01-atividade-da-problematizacao.pdf (recorte as imagens, de modo que cada dupla de alunos receba uma tira contendo duas imagens) e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6UJ2V6ygf3h8Z9eNQ9jzXHNNanCpB8yXg9NfCwtnqAFNpYgCe2eTSFfxbB7t/his3-07und01-observacoes.pdf - faça tantas cópias sejam necessárias de acordo com o número de alunos da sua turma.
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre o meio rural e meio urbano.
- Dê início à aula com os seguintes questionamentos:
- Nossa escola está localizada no meio rural ou no meio urbano?
- Vocês moram no meio rural ou no meio urbano?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA