Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Rural e Urbano: hora de comparar!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comunidades e grupos sociais locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, impressão das atividades para a Problematização, papel sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS3_07UND01 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tdd8Pg4GHdJRv3XAAEGkG7MfCVQEtsb5Nc8WVCT8YrN2ycq5rQXXV5xsbPkG/his3-07und01-slide-da-contextualizacao.pdf
- Fonte de mídia que retrata as semelhanças e diferenças entre a Zona rural e Zona urbana: https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização: HIS3_07UND01 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hrm6p7S9yCZ7snVj9quaG8xDUnE2ahjuXtYj7cAgkbrXBDwfCPngcgfFdjDN/his3-07und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza imagens dos espaços rurais e urbanos para a atividade proposta na Problematização: HIS3_07UND01 - Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mend9QfKJEudt7K8UpAbtabJZC8pXBAexxdnCm9HZ7NxxpdrVX6W9dBGAx7j/his3-07und01-atividade-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a atividade onde os alunos descreverão as observações feitas por eles: HIS3_07UND01 - Observações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6UJ2V6ygf3h8Z9eNQ9jzXHNNanCpB8yXg9NfCwtnqAFNpYgCe2eTSFfxbB7t/his3-07und01-observacoes.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre semelhanças e diferenças existentes entre o meio rural e urbano e a importância deste tema em História para você se preparar para a aula:
- Comunidade e sociedade. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/comunidade-sociedade.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Espaço urbano e rural.Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-urbano-rural.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Relações entre espaço rural e urbano.Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/geografia/relacoes-entre-espaco-rural-urbano.html Acesso em: 11 de março de 2019.
- Comunidades tradicionais brasileiras. Disponível em: https://www.mamanafotocoletivo.com/single-post/2017/07/03/Comunidades-Tradicionais-Brasileiras . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Povos e comunidades tradicionais. Disponível em: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/povos-e-comunidades-tradicionais . Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Wikimedia Commons: Rio de Janeiro: Por Halley Pacheco de Oliveira - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22923247 . Acesso em: 11 de março de 2018.
- Wikimedia Commons: Panorâmica do centro de Presidente Prudente. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Panor%C3%A2mica_do_Centro_de_Presidente_Prudente.jpg . Acesso em: 11 de março d 2019.
- Wikimedia Commons: Estrada de terra: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Estradadeterraalvarenga.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Antes de iniciar a aula, organize a sala de forma que os alunos possam fazer as atividades em duplas.
- Faça, antecipadamente, a impressão dos documentos que serão usados na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mend9QfKJEudt7K8UpAbtabJZC8pXBAexxdnCm9HZ7NxxpdrVX6W9dBGAx7j/his3-07und01-atividade-da-problematizacao.pdf (recorte as imagens, de modo que cada dupla de alunos receba uma tira contendo duas imagens) e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6UJ2V6ygf3h8Z9eNQ9jzXHNNanCpB8yXg9NfCwtnqAFNpYgCe2eTSFfxbB7t/his3-07und01-observacoes.pdf - faça tantas cópias sejam necessárias de acordo com o número de alunos da sua turma.
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre o meio rural e meio urbano.
- Dê início à aula com os seguintes questionamentos:
- Nossa escola está localizada no meio rural ou no meio urbano?
- Vocês moram no meio rural ou no meio urbano?
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete e leia o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS3_07UND01 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tdd8Pg4GHdJRv3XAAEGkG7MfCVQEtsb5Nc8WVCT8YrN2ycq5rQXXV5xsbPkG/his3-07und01-slide-da-contextualizacao.pdf
- Apresente a eles a mídia que apresenta as noções básicas sobre zona rural e zona urbana: https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU .
- Explore as falas dos alunos referente às associações que eles conseguirem elaborar, focando nas características físicas dos espaços:
- Observando as imagens e levando em consideração o que assistimos no vídeo, o que podemos observar?
- Há ruas nos dois espaços? Como são?
- Há vegetação nos dois espaços? Como é?
- Há moradias nos dois espaços? Como são?
- Como são as pessoas ou grupos que moram em cada um desses espaços? (Escreva no quadro os nomes citados pelos alunos e acrescente os que não forem citados. Veja abaixo, no “Para saber mais”, trechos de leitura sobre as comunidades tradicionais e grupos urbanos brasileiros.)
- Após a exploração das falas dos alunos diga a eles que foi o desenvolvimento da agricultura e da pecuária que permitiu a formação das primeiras civilizações e o seu posterior desenvolvimento. E que em um momento da história do mundo onde houve a concretização de ideias e ideais relacionada ao desenvolvimento do trabalho a partir de máquinas (e que damos nome a esse momento de Revolução Industrial) e as transformações técnicas por ela produzidas, o meio rural viu-se cada vez mais atrelado ao urbano, uma vez que as práticas agropecuárias e extrativistas passaram a necessitar cada vez mais das técnicas, tecnologias e conhecimentos produzidos nas cidades. Hoje os dois espaços buscam harmonizar suas relações, não um sendo subordinado ao outro, mas um contribuindo para o crescimento e manutenção do outro.
Para saber mais:
- Grupos urbanos (ou tribos urbanas): hippies, hip-hop, sufistas, punks, pagodeiros, sambistas, motoqueiros, nerds, roqueiros, metaleiros, rasta, góticos, funkeiros, emos, bikers, geeks, veganos, vegetarianos, playboys, patricinhas, skatistas, cosplayers, dentre outros. (Fonte: Tribos urbanas: ontem e hoje - 35 grupos que fazem história na sociedade. Disponível em: https://www.bol.uol.com.br/listas/2017/06/07/tribos-urbanas-ontem-e-hoje-conheca-35-grupos-que-fazem-historia-na-sociedade.htm?foto=1 . Acesso em: 11 de março de 2019.)
Fonte das imagens:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_07UND01 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hrm6p7S9yCZ7snVj9quaG8xDUnE2ahjuXtYj7cAgkbrXBDwfCPngcgfFdjDN/his3-07und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Diga aos alunos que com a evolução e crescimento ocorridos tanto no meio rural quanto no meio urbano algumas coisas mudaram no espaço físico, social e cultural desses lugares, mas outras coisas ainda se mantêm. Procedimentos, modo de fazer as tarefas e instrumentos usados antigamente ainda são usados e em algumas situações o “antigo” se junta ao “novo”.
Deixe claro que o "progresso" se faz presente no campo não só na questão das máquinas para o trabalho, mas também na condição de vida dos campesinos. Hoje o campo tem rede de internet, água e esgoto.
Alguns problemas surgiram com o crescimento desordenado das cidades e com algumas áreas rurais sendo exploradas inadequadamente, mas o progresso também ofereceu muitas melhorias.
- Peça aos alunos para relacionarem alguns destes problemas e benefícios. (Espera-se que os alunos citem como problemas: desmatamento, queimadas, assoreamento, degradação do solo, poluição, congestionamento, falta de moradia, deficiências quanto ao saneamento básico, “apagões”, alagamento, dentre outros. Espera-se que os alunos citem como benefícios: diminuição das horas trabalhadas no campo com a utilização de maquinários pequenos ou grandes e instalação de energia elétrica em grande parte das zonas rurais; construção de escolas e postos de saúde em grande parte das zonas urbanas - apesar de ainda não ser o ideal. Caso não consigam verbalizar, busque fazer com que relembrem situações que vivenciam e que assistem nas mídias)
- Faça a impressão do documento que disponibiliza imagens dos espaços rurais e urbanos: HIS3_07UND01 - Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mend9QfKJEudt7K8UpAbtabJZC8pXBAexxdnCm9HZ7NxxpdrVX6W9dBGAx7j/his3-07und01-atividade-da-problematizacao.pdf e o documento onde os alunos descreverão as observações feitas por eles: HIS3_07UND01 - Observações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6UJ2V6ygf3h8Z9eNQ9jzXHNNanCpB8yXg9NfCwtnqAFNpYgCe2eTSFfxbB7t/his3-07und01-observacoes.pdf
- Distribua, para cada dupla, a impressão contendo as imagens dos espaços rural e urbano e a folha para descreverem as observações feitas das imagens dos espaços rural e urbano.
- Oriente os alunos quanto a execução da atividade:
- Vocês receberão uma imagem de espaço rural ou urbano.
- Vocês preencherão os campos com as informações relacionadas à imagem.
- Vocês colarão a imagem no espaço definido.
- Assim que terminarem vocês apresentarão aos colegas o trabalho feito.
- Circule entre as carteiras e faça as intervenções que se fizerem necessárias.
- Deixe que as duplas, que quiserem, apresentem a tarefa feita.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou leia o seu conteúdo para os alunos.
- Distribua para as duplas uma folha sulfite e peça aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre o que aprenderam sobre as comunidades rurais e urbanas para afixar no mural da sala, juntamente com a atividade de observação das imagens.
No momento de encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções trabalhadas.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar a organização entre os espaços: rural e urbano. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Envie aos estudantes o vídeo “Zona urbana e Zona rural”. Caso não seja possível assistirem-no, relate, por áudio, as informações do vídeo. Pergunte:
- Há ruas nos dois espaços? Como são?
- Há vegetação nos dois espaços? Como é?
- Há moradias nos dois espaços? Como são?
- Como são as pessoas ou grupos que moram em cada um desses espaços?
Peça para os estudantes compartilharem no grupo da turma as respostas. Cuide para que eles compreendam que foi o desenvolvimento da agricultura e da pecuária que permitiu a formação das primeiras civilizações e o posterior desenvolvimento.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Oriente-os a observarem os eventos que acontecem no ambiente urbano e rural. Eles deverão separar as situações, se possível, com o arquivo impresso e recortando. Caso não consigam imprimir, devem anotar no caderno. Será necessário, também, responder a ficha de observação. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto.
Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Peça aos alunos para escreverem e compartilharem no grupo da turma um pequeno texto sobre o que aprenderam sobre as comunidades rurais e urbanas. Você pode produzir um quiz sobre zona urbana e rural no aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer um). Dê o feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Área urbana e área rural”, “Os animais da zona rural”, “Os animais da zona urbana” e “Zona urbana e zona rural”, você pode escutar algumas músicas que se refiram ao campo, disponíveis aqui.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: formação cultural da população.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
Palavras-Chave: Comunidades; Grupos sociais; Rural; Urbano.