Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A terceira idade no campo e na cidade
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comunidades e grupos sociais locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Aparelho multimídia, cartolina, papel sulfite, giz de cera, canetas hidrocor, revistas e jornais para recorte (será interessante que esse material contenha textos e/ou reportagens sobre o tema da aula).
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide da Contextualização: HIS3_ 07UND05 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dHYkUbHThPZDfWsXJfrEgYm66nQHuR8GaPmHS9tKwRTGsQXJQZTEDym92Exn/his3-07und05-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização: HIS3_07UND05 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZyfAfXPz7BGJbyxZzxsKf9V6uCZRxdzzQNnJtW8RuuqywvVjD2zXhf45yCB/his3-07und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza o slide da Sistematização: HIS3_07UND05 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fEVTmYYBMzK4rjZp76nDKfdKSEPSsZBDkbubCGzyptcxBd6m53dj4xdcjWmf/his3-07und05-slide-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a população de idosos no Brasil para você se preparar para a aula:
- Estatuto do Idoso. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.741.htm. Acesso em: 11 de março d 2019.
- Envelhecer no campo é mais saudável. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/envelhecer-no-campo-e-mais-saudavel-byato4wk0pzqltstkh62l6slq/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- País não está pronto para uma sociedade de idosos. Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/08/05/pais-nao-esta-pronto-para-uma-sociedade-de-idosos-diz-especialista-leia-entrevista.ghtml. Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Organize sua turma de forma que os alunos possam fazer a atividade, proposta na Sistematização, em grupo.
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre como eles entendem a vida do idoso dentro da comunidade em que estão inseridos.
Para você saber mais:
- Relações entre as Alterações Históricas na Dinâmica Demográfica Brasileira e os Impactos Decorrentes do Processo de Envelhecimento da População. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98579.pdf. Acesso em: 11 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_ 07UND05 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dHYkUbHThPZDfWsXJfrEgYm66nQHuR8GaPmHS9tKwRTGsQXJQZTEDym92Exn/his3-07und05-slide-da-contextualizacao.pdf
- Fale para os alunos para observarem os gráficos e leia o seguinte texto retirado do site do IBGE para iniciar esta aula :
“Em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Os 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos correspondem a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no Brasil. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo).” (Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017. Acesso em: 11 de março de 2019.)
- Diga que observando estes gráficos é possível verificar que o Brasil têm uma população de idosos considerável e que pelos dados do IBGE esse grupo tende a aumentar muito nas próximas décadas.
- Utilize-se destes questionamentos: Com esta informação devemos pensar em como esta população é vista e tratada.
- O que ela representa para a sociedade?
- Existem políticas que são voltadas para esse grupo de pessoas?
- Como eles reconhecem e convivem com os idosos da família?
- Explore as falas dos alunos com relação ao que eles sabem ou vivenciam no meio onde estão inseridos.
Para você saber mais:
- Sobre o gráfico: “Pirâmides Etárias As pirâmides etárias são gráficos que auxiliam a visualizar a distribuição populacional por sexo (homens à esquerda e mulheres à direita) e faixas etárias – na base temos os mais jovens e no topo os mais velhos. É possível observar aos longos dos anos que, com o envelhecimento populacional e queda da fecundidade, o formato vai deixando de ser piramidal, o que é característico de países desenvolvidos.” (Caminhos para uma melhor idade. Revista Retratos. Fevereiro de 2019 . Páginas 18-25. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/d4581e6bc87ad8768073f974c0a1102b.pdf. Acesso em: 11 de março de 2019.)
- A relação entre a porcentagem de idosos e de jovens é chamada de “índice de envelhecimento”, que deve aumentar de 43,19%, em 2018, para 173,47%, em 2060. Esse processo pode ser observado graficamente pelas mudanças no formato da pirâmide etária ao longo dos anos, que segue a tendência mundial de estreitamento da base (menos crianças e jovens) e alargamento do corpo (adultos) e topo (idosos). (Idosos indicam caminhos para uma melhor idade. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/24036-idosos-indicam-caminhos-para-uma-melhor-idade. Acesso em: 11 de março de 2019.)
- A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE em 2013, mostrou que a cada quatro pessoas com 60 anos ou mais, pelo menos uma relatava participar de atividades sociais organizadas[...] (Caminhos para uma melhor idade. Revista Retratos. Fevereiro de 2019 . Páginas 18-25. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/d4581e6bc87ad8768073f974c0a1102b.pdf. Acesso em: 11 de março de 2019.)
- “Não só no Brasil, mas no mundo todo vem se observando essa tendência de envelhecimento da população nos últimos anos. Ela decorre tanto do aumento da expectativa de vida pela melhoria nas condições de saúde quanto pela questão da taxa de fecundidade, pois o número médio de filhos por mulher vem caindo. Esse é um fenômeno mundial, não só no Brasil. Aqui demorou até mais que no resto do mundo para acontecer”, explica a gerente da PNAD Contínua, Maria Lúcia Vieira.(Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017. Acesso em: 11 de março de 2019.)
Fonte da imagem:
- Idosos indicam caminhos para uma melhor idade. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/24036-idosos-indicam-caminhos-para-uma-melhor-idade. Acesso em: 11 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_07UND05 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZyfAfXPz7BGJbyxZzxsKf9V6uCZRxdzzQNnJtW8RuuqywvVjD2zXhf45yCB/his3-07und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Aprecie uma fonte de mídia que retrata uma explicação mais resumida do Estatuto do idoso: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=900018230. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Na mídia é citado um número de telefone para denúncias de maltrato contra pessoas idosas, no Paraná. Verifique o Disque denúncia da sua cidade/estado e informe aos alunos.
- Diga, com base nas leituras indicadas para esta aula, que é considerado idoso a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos; que não há diferença entre o idoso do campo e do urbano, com relação ao cuidado, ao direito a ter uma qualidade de vida, ao direito aos serviços de saúde e proteção contra violência; que muitas pessoas idosas continuam trabalhando ou voltaram ao mercado de trabalho; que muitos idosos buscam voltar aos estudos (formação acadêmica, tecnológica).
O que pode diferenciar estes grupos é a forma como vivem em suas comunidades: atividades físicas e de lazer, alimentação equilibrada e saudável, acompanhamento médico adequado, socialização, ocupações de trabalho, contato com a natureza, dentre outras situações. (Professor, esse parágrafo foi elaborado tendo base a leitura dos textos indicados, mas você poderá elaborar outro texto para dizer aos seus alunos, caso deseje.)
- Busque, por meio de uma conversa, e com base na mídia que acabaram de assistir, identificar:
- A importância do idoso para a sociedade - tão importante que foi criado um Estatuto para garantir os direitos daqueles que fizeram muito pelo país.
- Se a sociedade está pronta para cuidar deste grupo: acessibilidade aos espaços públicos, cumprimento da lei, projetos de saúde, lazer e cultura.
- Como nós podemos garantir os direitos dos idosos.
Para você saber mais:
- Idosos mostram disposição e contribuem com o Censo Agropecuário. disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/19740-idosos-mostram-disposicao-e-contribuem-com-o-censo-agropecuario. Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte da imagem:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_07UND05 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fEVTmYYBMzK4rjZp76nDKfdKSEPSsZBDkbubCGzyptcxBd6m53dj4xdcjWmf/his3-07und05-slide-da-sistematizacao.pdf
- Aprecie uma fonte de mídia que retrata uma propaganda sobre o respeito ao idoso: https://www.youtube.com/watch?v=-iuLC9CaNlI. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Considerando a importância deste grupo na sociedade, que merece respeito e valorização, proponha aos alunos fazer uma campanha para conscientizar a população dos direitos dos idosos.
- Façam cartazes e folders para a divulgação na escola e entre as famílias.
- Distribua para os grupos todo o material necessário para esta atividade: cartolina, papel sulfite, giz de cera, canetas hidrocor, revistas e jornais para recorte (será interessante que esse material contenha textos e/ou reportagens sobre o tema da aula).
Fonte da imagem:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer aspectos da vida dos idosos no campo e na cidade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o slide 3 do plano e peça que analisem a presença da população idosa no Brasil ao longo do tempo.
Peça que os estudantes respondam no caderno as seguintes questões:
- O que os idosos representam para a sociedade?
- Existem políticas que são voltadas para esse grupo de pessoas?
- Como você reconhece e convive com os idosos da família?
Em seguida, solicite que compartilhem as produções no grupo da escola.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Os direitos da pessoa idosa”. Após assistirem-no, explique: o idoso é a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos; não há diferença entre o idoso do campo e o urbano em relação ao cuidado, ao direito a ter qualidade de vida, acesso aos serviços de saúde e proteção contra violência; muitas pessoas idosas continuam trabalhando ou voltaram ao mercado de trabalho; muitos idosos buscam voltar aos estudos (formação acadêmica, tecnológica).
Sistematização
Para esta etapa, os estudantes irão produzir cartazes sobre a conscientização em relação ao cuidado com os idosos. Os estudantes podem produzir cartazes em casa ou de forma eletrônica. Considerando a segunda opção, você pode utilizar o site Canva (veja aqui como usar). Também pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Considere agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma. Dê o feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Direitos dos idosos” e “Conheça o direito dos idosos”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive.
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: formação cultural da população.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
Palavras-Chave: Terceira idade; Meio rural; Meio urbano; Valorização.