Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A terceira idade no campo e na cidade
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comunidades e grupos sociais locais
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Aparelho multimídia, cartolina, papel sulfite, giz de cera, canetas hidrocor, revistas e jornais para recorte (será interessante que esse material contenha textos e/ou reportagens sobre o tema da aula).
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide da Contextualização: HIS3_ 07UND05 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dHYkUbHThPZDfWsXJfrEgYm66nQHuR8GaPmHS9tKwRTGsQXJQZTEDym92Exn/his3-07und05-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização: HIS3_07UND05 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZyfAfXPz7BGJbyxZzxsKf9V6uCZRxdzzQNnJtW8RuuqywvVjD2zXhf45yCB/his3-07und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza o slide da Sistematização: HIS3_07UND05 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fEVTmYYBMzK4rjZp76nDKfdKSEPSsZBDkbubCGzyptcxBd6m53dj4xdcjWmf/his3-07und05-slide-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a população de idosos no Brasil para você se preparar para a aula:
- Estatuto do Idoso. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.741.htm. Acesso em: 11 de março d 2019.
- Envelhecer no campo é mais saudável. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/envelhecer-no-campo-e-mais-saudavel-byato4wk0pzqltstkh62l6slq/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- País não está pronto para uma sociedade de idosos. Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/08/05/pais-nao-esta-pronto-para-uma-sociedade-de-idosos-diz-especialista-leia-entrevista.ghtml. Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Organize sua turma de forma que os alunos possam fazer a atividade, proposta na Sistematização, em grupo.
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre como eles entendem a vida do idoso dentro da comunidade em que estão inseridos.
Para você saber mais:
- Relações entre as Alterações Históricas na Dinâmica Demográfica Brasileira e os Impactos Decorrentes do Processo de Envelhecimento da População. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98579.pdf. Acesso em: 11 de março de 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA