Plano de Aula

Plano de aula: Croqui e localização

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: formas de representar um mesmo lugar ou objetos no espaço.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO6) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Divida a turma em dois grupos.

Materiais necessários: Cartolina e lápis de cor.

Para você saber mais:

Mapas da Geografia e Cartografia Temática, Marcello Martinelli, 112 págs., Ed. Contexto.

O Ponto Onde Estamos, Paulo Miceli, 232 págs., Ed. da Unicamp.

Do Desenho ao Mapa, Rosângela Doin de Almeida, 120 pág., Ed. Contexto

Alfabetização cartográfica. https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica acesso: 24/04/2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Para brincar às vezes utilizamos cantigas de rodas. Tem uma muito famosa, chamada “Cadê?”, que é mais ou menos assim: cadê o gato? Foi para o mato, cadê o mato? Pegou fogo, cadê o fogo? A água apagou, cadê a água? o boi bebeu. Se o gato tivesse um croqui será que ele iria para um lugar perigoso? Muitos personagens dos contos se perderam por aí, por que andam por lugares desconhecidos. Vocês já leram essas histórias várias vezes que tal ajudar os personagens?

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA