Plano de Aula
Plano de aula: Croqui e localização
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: formas de representar um mesmo lugar ou objetos no espaço.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO6) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Divida a turma em dois grupos.
Materiais necessários: Cartolina e lápis de cor.
Para você saber mais:
Mapas da Geografia e Cartografia Temática, Marcello Martinelli, 112 págs., Ed. Contexto.
O Ponto Onde Estamos, Paulo Miceli, 232 págs., Ed. da Unicamp.
Do Desenho ao Mapa, Rosângela Doin de Almeida, 120 pág., Ed. Contexto
Alfabetização cartográfica. https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica acesso: 24/04/2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale com os alunos: Para brincar às vezes utilizamos cantigas de rodas. Tem uma muito famosa, chamada “Cadê?”, que é mais ou menos assim: cadê o gato? Foi para o mato, cadê o mato? Pegou fogo, cadê o fogo? A água apagou, cadê a água? o boi bebeu. Se o gato tivesse um croqui será que ele iria para um lugar perigoso? Muitos personagens dos contos se perderam por aí, por que andam por lugares desconhecidos. Vocês já leram essas histórias várias vezes que tal ajudar os personagens?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA