Plano de aula: Produção de legendas em croquis

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: formas de representar um mesmo lugar ou objetos no espaço.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, organize os alunos em duplas.

Materiais necessários: Folha de papel A4, lápis, lápis de cor, barbante para o varal, tesoura, cola branca.

Como adequar à sua realidade: Caso você já tenha ministrado uma aula semelhante a esta em outra turma, você pode trazer um exemplo de croqui criado por um aluno, de modo que sirva de exemplo para os demais no momento da contextualização.

Para você saber mais: O croqui, como está descrito no slide 3, trata-se de uma representação espacial que não obedece regras e/ou normas estéticas formais. Ele é uma forma de esboço do mapa que não tem compromisso com a definição de escala, medidas ou formas. Nos anos iniciais do ensino fundamental, é importante que o aluno tenha acesso a esse conhecimento como uma das formas de dar seguimento à sua Alfabetização Cartográfica, como aponta Elza Passini ao utilizar este termo que se refere a “uma proposta de transposição didática da Cartografia Básica e da Cartografia Temática para usuários do ensino fundamental, em que se aborde o mapa do ponto de vista metodológico e cognitivo. Ela é uma proposta para que alunos vivenciem as funções do cartógrafo e do geógrafo, transitando do nível elementar para o nível avançado, tornando-se leitores eficientes de mapas. O aluno-mapeador desenvolve habilidades necessárias ao geógrafo investigador: observação, levantamento, tratamento, análise e interpretação de dados. O espaço lido e mapeado é ressignificado (PASSINI, 2007, p. 147).

Referência da citação: PASSINI, E. Y. Alfabetização Cartográfica. In: PASSINI, E. Y; MALYSZ, S. T. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto; 2007. p. 143-55.

Para ver exemplos de croquis, acesse o site do IBGE, na aba Educa IBGE. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/mural.html Acesso em 25 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Este plano foi desenvolvido para alunos que já tenham sido apresentados ao conteúdo de Elementos do Mapa, sendo a legenda um destes.

Tema da aula

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre o significado de um croqui, da importância da legenda para este, e produzirão um croqui com legenda, de acordo com o trajeto que realizam de casa para a escola.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA