GEO3_07UND01 - Problematização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhando ponto, linha e símbolo na Cartografia
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução à linguagem cartográfica.
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Aula
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano, será proposta a construção de um circuito com obstáculos a ser transposto de acordo com a leitura de símbolos cartográficos.
Será necessário levar o desenho de um circuito a ser seguido pelos alunos, veja modelo disponibilizado nos materiais complementares.
Procure espaços na escola que ajudem no desenvolvimento da prática.
Exemplos: Arraste as cadeiras da sala de aula e deixe o centro livre ; utilize o pátio; a quadra.
Divida a turma em duplas antes de iniciar o plano.
Materiais necessários: Giz para riscar o chão e folha para montar o modelo do circuito.
Material complementar:
Imagens para a problematização:
Trajeto da escola até a casa de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf
Para você saber mais:
Para a construção de mapas futuramente precisamos passar por alguns assuntos, que é o caso desse plano de aula, em que trabalharemos a formação dos conceitos de ponto, linha e símbolo. As linhas são de grande importância para o traçado do mapa e de seus caminhos, o ponto nos ajuda na localização de específicos espaços no mapa e o símbolo dá significado às temáticas trabalhadas no mapa.
Sugestão de leitura: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para os alunos que a aula será diferente e animada, pois iremos construir um circuito para trabalhar os conceitos de ponto, linha e símbolo que são muito importantes na construção dos mapas.
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