Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhando ponto, linha e símbolo na Cartografia

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução à linguagem cartográfica.

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, será proposta a construção de um circuito com obstáculos a ser transposto de acordo com a leitura de símbolos cartográficos.

Será necessário levar o desenho de um circuito a ser seguido pelos alunos, veja modelo disponibilizado nos materiais complementares.

Procure espaços na escola que ajudem no desenvolvimento da prática.

Exemplos: Arraste as cadeiras da sala de aula e deixe o centro livre ; utilize o pátio; a quadra.

Divida a turma em duplas antes de iniciar o plano.

Materiais necessários: Giz para riscar o chão e folha para montar o modelo do circuito.

Material complementar:

Imagens para a problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mcXWK4qAngtRvhNGU6pcmqneF6W8DEQjyaeMmDHt8Futb5YSz5jwkZUNdsd/geo3-07und01-problematizacao-imagens.pdf

Trajeto da escola até a casa de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf

Circuito:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PkHytjbk973dg3ZmGumR5PPZTKh3GRDrByvDTfy96n5zzncSgwuWjwjrq6W/geo3-07und01-acao-propositiva-circuito.pdf

Orientações:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzbgJpg44qfSa3VW3QCXSS7h6TvSpagmwkBueyGa8gMCwxeENmGZEJZdsasE/geo3-07und01-acao-propositiva-orientacoes-para-o-circuito.pdf

Para você saber mais:

Para a construção de mapas futuramente precisamos passar por alguns assuntos, que é o caso desse plano de aula, em que trabalharemos a formação dos conceitos de ponto, linha e símbolo. As linhas são de grande importância para o traçado do mapa e de seus caminhos, o ponto nos ajuda na localização de específicos espaços no mapa e o símbolo dá significado às temáticas trabalhadas no mapa.

Sugestão de leitura: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para os alunos que a aula será diferente e animada, pois iremos construir um circuito para trabalhar os conceitos de ponto, linha e símbolo que são muito importantes na construção dos mapas.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA