Plano de Aula

Plano de aula: Representação cartográfica do bairro

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: formas de representar um mesmo lugar ou objetos no espaço.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO6) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Divida a turma em no máximo quatro grupos.

Materiais necessários: Imagens de satélite do bairro da escola e cartolina.

Link dos mapas: Para fazer os recortes e impressões das imagens de satélites, acesse:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

https://www.google.com.br/maps

Para você saber mais:

ALMEIDA, R. D. (org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002.

O Lugar e o Bairro no Ensino de Geografia: refletindo sobre situações de ensino em uma escola da periferia de Uberlândia- MG http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.3/Art%206%20REG%20v2n3%20DUARTE.pdf acesso: 27/04/2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale com alunos: Hoje iremos tratar sobre assuntos do nosso dia a dia e propor mudanças como: melhorar o acesso de pedestres, observar se às calçadas atendem a todos com ou sem deficiência, notar se os semáforos e a velocidade permitida, no entorno da escola, estão sendo respeitados e outras.

Divida a turma em quatro grupos, no máximo.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados