Plano de aula: Produzindo a maquete do entorno da escola

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: formas de representar um mesmo lugar ou objetos no espaço.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, os alunos devem ser divididos em equipes com até 4 alunos.

Materiais necessários: Tampas de garrafa PET, cartolina, isopor, pedaços de madeira e papelão, papéis diversos, tesoura, cola branca e de madeira, projetor multimídia, computador, imagem aérea da escola impressa ou digital, lápis para quadro, quadro.

Para você saber mais:

A respeito da importância da produção de maquetes para o ensino de Geografia, acessar o artigo “O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciandos em Geografia. Disponível em:

revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/download/edu.2015.192.11/4713 Acesso em 14 de março de 2019.

Para fazer o download do programa Google Earth, utilize o link a seguir: https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html Acesso em 14 de março de 2019.

Contextos prévios: Para a execução desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimentos relacionados à construção de maquetes, assim como noções sobre imagens de satélite e fotografias aéreas, sendo estes conteúdos partes integrantes dos conhecimentos adquiridos no 2º e 3º ano dos Anos Iniciais, conforme a Base Nacional Comum Curricular

Tema da aula

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre as imagens de satélite produzidas pelo programa Google Earth, e farão a criação de uma maquete da área do bairro em que a escola está inserida.

Como adequar à sua realidade: As imagens coletadas do Google Earth irão variar de acordo com o município em que sua cidade estiver localizada. Por essa razão, este plano não disponibilizará os recortes das imagens específicas. O fará apenas para fins de explicação de como a atividade de ser realizada.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA