Resumo da aula.
Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.
Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.
Para realização desta proposta, importante o aluno explorar as imagens a fim de descobrir a simetria.
Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma: Vocês já escutaram falar em imagens com simetria?
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula e peça que observem a borboleta e a linha tracejada. Peça que relatem o que estão observando em ambos os lados. Verifique se eles percebem que os lados são iguais.
Propósito: Realizar um levantamento dos conhecimentos adquiridos e que serão abordados durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam em ambos os lados?
Atividade principal - Parte 1
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)
Orientação: Leia o slide para os alunos, se não for possível, coloque as orientações no quadro, em seguida contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize uma folha de sulfite e guache com três cores e pincel para cada dupla.
Explique que eles irão fazer uma dobra marcando o meio da folha. Posteriormente irão, com as três cores do guache, fazer um desenho em um dos lados da folha e dobrar a folha passando a mão por cima, a fim de espalhar o desenho, pois irá formar como um “borrão”. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão fazendo o desenho, se estão respeitando o meio da folha. Após essa etapa eles irão abrir a folha e observar e relatar quais as figuras que ficaram registradas e suas semelhanças.
Propósito: Fazer com que os alunos comecem a perceber os dois lados da figuras são iguais, ou seja, são simétricos.
Discuta com a turma:
- Após ter realizado o desenho, que figura formou?
- Como ficou o desenho de cada lado do papel?
- Você saberia me dizer como será que devo chamar a dobra do papel separando ambos os desenhos? (Nesse momento importante o aluno perceber que a dobra trata-se do eixo de simetria)
- Qual semelhança vocês encontraram?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal - Parte 2
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)
Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize a folha da atividade com as imagens e peça que eles identifiquem as imagens que possuem simetria, ou seja, que ambas as partes coincidir quando colocadas uma sobre a outra.
Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão fazendo para identificar o desenho já que não estão dobrando a folha. Após essa etapa eles irão socializar com a classe as imagens que eles identificaram como simétrica.
Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem as imagens simétricas.
Discuta com a turma:
- Qual dessas imagens você acha que possui simetria? Por que?
- Mostre para a turma onde está a simetria da figura.
Discussão das soluções - Parte 1 e 2
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que após a construção das imagens com o guache e a análise das figuras na folha, que eles consigam identificar a simetria em imagens.
Parte 1: A professora poderá montar um painel com as imagens desenhadas com o guache e pedir que alguns expliquem o que desenharam e mostrar a simetria do desenho. Peça que observem as imagens e verifiquem se em todas as folhas está mostrando que de um lado ficou igual ao outro, ou seja , o desenho ficou simétrico.
Parte 2: Após circularem os desenhos com simetria, escolha duplas que tenham realizado a atividade de maneira diferente e leve para o quadro a discussão, questionando o porquê circularam desenhos diferentes. Realize a comparação, a fim de que eles percebam as semelhanças quando são figuras simétricas.
OBS: Caso ainda assim algum aluno tenha dificuldade em verificar a simetria, o professor poderá disponibilizar um espelho quadrado ( de bolsa) para que eles coloquem exatamente ao centro da imagem e com isso irão ver a imagem simétrica refletida no espelho.
Propósito: Fazer com que os alunos saibam identificar imagens com simetria.
Discuta com a turma:
Parte 1:
- Como ficou o desenho de cada lado do papel?
- Você saberia me dizer como será que devo chamar a dobra do papel separando ambos os desenhos?
- Os dois lados mostrou semelhanças ou diferenças?
Parte 2:
- Quais as imagens que vocês circularam que possuem simetria?
- Por que essas não são simétricas? Como você soube analisar?
- Por que teve dupla que circulou imagens diferentes?
Sistematização dos conceitos.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Este momento deverá ser realizado coletivamente. A professora, juntamente com a colaboração das informações dos alunos, irá apresentar no quadro como sabemos que a imagem é simétrica. Deverá ir conduzindo o registro de forma a mostrar os conceitos e linguagem matemática que eles deverão assimilar, ou seja, que uma imagem possui simetria quando dividida em partes, e que as partes deve coincidir perfeitamente quando uma sobre a outra.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que vem a ser simetria em imagens.
Discuta com os alunos:
- O que vocês aprenderam com relação a simetria de imagens?
- Encontramos figuras simétricas em diferentes ambientes? Cite pelo menos dois ambientes.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o são figuras com simetria.
Propósito: Fazer com que os alunos saibam identificar imagens com simetria e compreendam que elas não se deformam..
Discuta com os alunos:
- O que vocês aprenderam sobre imagens com simetria?
- Acharam fácil identificar uma imagem com simetria?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação para o professor: Contextualize os alunos que anteriormente eles analisaram imagens com simetria em duplas e que agora a atividade será realizada individualmente. Leia o enunciado para os alunos e distribua a folha com as imagens.
Oriente que nesta atividade, eles deverão circular as imagens que possuem simetria. Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo diferenciar as figuras com simetria e sem simetria e como estão realizando essa análise.
Esse momento é importante para o professor perceber se eles compreenderam o conteúdo. Verifique se houve resolução diferente. Caso haja, separe um momento para colocar as imagens no quadro e discutir com a classe as diferentes resoluções.
Propósito: Verificar se os alunos reconhecem e identificam figuras com simetria.
Discuta com os alunos:
- Como vocês separaram as figuras?
- Quais diferenças vocês perceberam entre elas?
- Como vocês identificaram a simetria?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X